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Título: A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen
Outros títulos: The researcher/reflective teacher’s perspective and the “Baron of Munchhausen” character
La perspectiva del profesor investigador/reflexivo y la figura del Barón de Münchhausen
Autor(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Assunto: Professores - formação
Reflexão
Pesquisa
Trabalho docente
Data de publicação: 5-Fev-2016
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
Referência: SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 21, n. 46, p. 565-583, 2016. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4641. Acesso em: 17 fev. 2022.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa teórica que se orienta na perspectiva do materialismo histórico-dialético ao elencar categorias para análise que estruturam a produção teórica do professor reflexivo/pesquisador, neste caso são elas: relação teoria e prática, autonomia, emancipação, investigação-ação. A partir dessa análise, apresentamos cinco pressupostos que entendemos serem componentes da discussão da pesquisa do professor da educação básica. Finalizamos reafirmando a compreensão da educação como um campo de disputa hegemônica, e, portanto, pensar a pesquisa para a formação e atuação docente pode representar um processo de responsabilização ou de possibilidade emancipatória referendado na condição epistemológica e coletiva do ato de pesquisar.
Abstract: This article presents a literature review guided by historical and dialectical materialism, in which are listed categories for analysis that structure the theoretical production of the reflective/researcher teacher; in this case, the relationship between theory and practice, autonomy, empowerment, and action research. Based on this analysis, we present five assumptions that we believe are components of the discussion about research by basic education teachers. We conclude by reaffirming the understanding of education as a battlefield for hegemony. Therefore, research for teacher education and work may represent a process of accountability or an emancipatory possibility, based on the epistemological and collective condition of the act of researching.
Resumen: Se trata de una investigación teórica orientada por la perspectiva del materialismo histórico y dialéctico presentando una lista de categorías de análisis que estructuran la producción teórica sobre el profesor reflexivo/investigador, que, en este caso, son la relación entre la teoría y la práctica; la autonomía; el empoderamiento y la investigación-acción. A partir de este análisis presentamos cinco supuestos que a nuestro entender son los componentes de la discusión sobre la investigación de los profesores de la educación básica. Se concluye reafirmando la comprensión de la educación como un campo de disputa hegemónico y, por lo tanto, la investigación sobre la formación y la acción de los profesores puede representar un proceso de responsabilidad o la posibilidad emancipadora, bajo la condición epistemológica y colectiva de las acciones investigativas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença: Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4641. Acesso em: 17 fev. 2022.
DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641
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