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ARTIGO_BancoMundialFormacao.pdf194,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorMoraes, Raquel de Almeida-
dc.date.accessioned2022-10-26T14:45:17Z-
dc.date.available2022-10-26T14:45:17Z-
dc.date.issued2002-10-02-
dc.identifier.citationMORAES, Raquel de Almeida. Banco Mundial, formação de professores e informática na educação. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 7, n. 12, p. 99-112, 2001. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889. Acesso em: 17 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45068-
dc.description.abstractO artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBanco Mundial, formação de professores e informática na educaçãopt_BR
dc.title.alternativeWorld Bank, teachers' formation formation and computer in the educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordInformática na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação - financiamentopt_BR
dc.subject.keywordBanco Mundialpt_BR
dc.rights.licenseCopyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
dc.description.unidadeDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)-
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