http://repositorio.unb.br/handle/10482/45068
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_BancoMundialFormacao.pdf | 194,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Banco Mundial, formação de professores e informática na educação |
Outros títulos: | World Bank, teachers' formation formation and computer in the education |
Autor(es): | Moraes, Raquel de Almeida |
Assunto: | Tecnologia educacional Professores - formação Informática na educação Educação - financiamento Banco Mundial |
Data de publicação: | 2-Out-2002 |
Editora: | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) |
Referência: | MORAES, Raquel de Almeida. Banco Mundial, formação de professores e informática na educação. Linhas Críticas, Brasília, v. 7, n. 12, p. 99-112, 2001. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889. Acesso em: 17 fev. 2022. |
Resumo: | O artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC) |
Licença: | Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. |
DOI: | https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.