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Título: Da utopia à realidade : um estudo comparativo da pedagogia Waldorf frente os desafios de uma educação para O Bem Viver
Autor(es): Rodrigues, Brunna Guimarães
Orientador(es): Bisol, Benedetta
Assunto: Steiner, Rudolf, 1861-1925 - crítica e interpretação
Utopia
Conhecimento ecológico
Pedagogia
Questão social
Data de publicação: 3-Nov-2022
Referência: RODRIGUES, Brunna Guimarães. Da utopia à realidade: um estudo comparativo da pedagogia Waldorf frente os desafios de uma educação para O Bem Viver. 2021. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O estudo buscou averiguar se a proposta filosófico-pedagógica de Rudolf Steiner apresenta pontos de convergências com a filosofia prática do Bem Viver e suas implicações para a educação. O Bem Viver é um movimento social que emerge dos ensinamentos dos povos originários ameríndios e articula-se, hoje, em uma ampla malha de atores em busca de caminhos para a construção de projetos sociais sustentáveis. Consideramos que a educação atual apresenta sintomas próprios que muito colaboram para o desamparo da modernidade — isto é a concepção conteudista e bancária do ensino; o excesso de atributos e experiências tecnológicas em detrimento do cultivo das relações entre discentes, docentes e com a natureza. Tais sintomas foram amplificados, desde março de 2019, pelos efeitos da pandemia de COVID-19. Nesse intuito, articulamos os pressupostos filosóficopedagógicos para uma concepção sistémica e holística da educação, considerando o vínculo entre ser humano e natureza, a noção de alteridade como fundamento epistemológico da educação; o nexo vital entre teoria e prática; o significado da educação em vista da transformação social; o papel da utopia como ideal formativo, no sentido individual e coletivo.
Abstract: The study aimed to investigate whether the philosophical-pedagogical proposal of Rudolf Steiner shares points of convergence with the practical philosophy of Bem Vivir and its educational implications. Bem Vivir is a social movement that emerges from the teachings of native Amerindian peoples and is articulated today in a broad network of actors in search of ways to build sustainable social projects. We believe that current education presents peculiar characteristics that largely contribute to the helplessness of modernity - that is, the content-based conception of teaching; the excess of technological attributes and experiences in detriment to the cultivation of relationships between students and teachers, and with nature. Such symptoms have been amplified, since March 2019, by the effects of the COVID-19 pandemic. To this end, we articulate the philosophicalpedagogical assumptions for a systemic and holistic conception of education, considering the link between human beings and nature, the notion of otherness as the epistemological foundation of education; the vital nexus between theory and practice; the significance of education in view of social transformation; the role of utopia as a formative ideal, in the individual and collective sense.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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