Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Strieder, Roseline Beatriz | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Zaira Zangrando | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T21:41:59Z | - |
dc.date.available | 2022-11-03T21:41:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-12 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Zaira Zangrando. Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS. 2022. 215 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45095 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | No campo das práticas educativas fundamentadas pela educação CTS, a
questão do engajamento dos alunos é amplamente verbalizada, no entanto, há
poucos aprofundamentos teóricos sobre o tema. Diante disso, esta tese tem
como objetivo elucidar o que caracteriza o engajamento dos estudantes em
práticas educativas CTS. Para tanto, a presente investigação tomou como
referência os propósitos da educação CTS e de estudos do campo da educação
científica, em especial, os pressupostos do educador Paulo Freire, além de uma
ampla revisão dos trabalhos da área de ensino de Ciências por meio da Análise
Textual Discursiva. À vista disso, no primeiro momento, fez-se necessário
compreender e identificar os diferentes aspectos relacionados ao objeto de
estudo e caracterizar as inter-relações com os pressupostos freireanos. Essa
etapa possibilitou identificar aspectos influenciadores do engajamento dos
estudantes, entre eles: aspectos contextuais; curriculares e didático
metodológicos, relacionais e afetivos. Concomitantemente, foi realizada uma
imersão investigativa nas práticas de sala de aula, especificamente, nas teses
brasileiras, nos artigos publicados nas revistas da área e nos trabalhos
apresentados no ENPEC. Esse processo investigativo evidenciou que o
engajamento dos estudantes em práticas educativas CTS é caracterizado por
três dimensões possíveis, tais quais: “exercício de voz”, “mobilização e
apropriação do conhecimento” e “ações sociopolíticas”, em diferentes níveis de
criticidade. Adicionalmente, para complementar as compreensões emergidas
deste estudo, foi delimitada uma nova amostra de trabalhos, em particular, as
dissertações profissionais com foco em práticas educativas CTS, com vistas a
identificar e consolidar as dimensões e os níveis de engajamento possíveis
evidenciados durante o exercício teórico-prático. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS | pt_BR |
dc.title.alternative | Student engagement in educational practices based on STS education | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engajamento estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas educativas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the area of STS based education, the matter of student engagement is
constantly discussed, but there are, actually, few theoretical studies about the
theme. Considering such fact, this thesis aims at clarifying what characterizes
student engagement in STS educational practices. For such, this research uses,
as references, the goals of STS education, as well as field studies on scientific
education, specially those based on the teachings of Paulo Freire. It also
performed a wide review of studies on Science education via Textual Speech
Analysis. Having these goals in sight, initially, it is necessary to understand and
characterize the different aspects related to the topic and identify the
interrelations of those with Freire’s considerations. This stage of analysis made it
possible to identify influencing aspects in student engagement, among others:
contextual, curricular, didactic and methodological aspects, relational aspects, as
well as elements related to affection and empathy. Simultaneously, it performed
an investigative immersion in classroom practices by means of studying Brazilian
thesis, articles in specialized magazines and works presented on ENPEC. This
investigative process made clear that student engagement in STS education is
characterized by 3 possible dimensions: “speech exercise”, “mobilization and
appropriation of knowledge” and “sociopolitical actions”, with different levels of
criticism. Moreover, to complement the understanding that arose from this study,
a new sample of works, specially dissertations focused on STS educational
practices was set with the goal of further identify and consolidate the dimensions
and the possible levels of engagement shown during the theoretical-practice
exercises. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | - |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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