Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45095
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ZairaZangrandoCardoso.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS
Outros títulos: Student engagement in educational practices based on STS education
Autor(es): Cardoso, Zaira Zangrando
Orientador(es): Strieder, Roseline Beatriz
Assunto: Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Engajamento estudantil
Práticas educativas
Data de publicação: 3-Nov-2022
Referência: CARDOSO, Zaira Zangrando. Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS. 2022. 215 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: No campo das práticas educativas fundamentadas pela educação CTS, a questão do engajamento dos alunos é amplamente verbalizada, no entanto, há poucos aprofundamentos teóricos sobre o tema. Diante disso, esta tese tem como objetivo elucidar o que caracteriza o engajamento dos estudantes em práticas educativas CTS. Para tanto, a presente investigação tomou como referência os propósitos da educação CTS e de estudos do campo da educação científica, em especial, os pressupostos do educador Paulo Freire, além de uma ampla revisão dos trabalhos da área de ensino de Ciências por meio da Análise Textual Discursiva. À vista disso, no primeiro momento, fez-se necessário compreender e identificar os diferentes aspectos relacionados ao objeto de estudo e caracterizar as inter-relações com os pressupostos freireanos. Essa etapa possibilitou identificar aspectos influenciadores do engajamento dos estudantes, entre eles: aspectos contextuais; curriculares e didático metodológicos, relacionais e afetivos. Concomitantemente, foi realizada uma imersão investigativa nas práticas de sala de aula, especificamente, nas teses brasileiras, nos artigos publicados nas revistas da área e nos trabalhos apresentados no ENPEC. Esse processo investigativo evidenciou que o engajamento dos estudantes em práticas educativas CTS é caracterizado por três dimensões possíveis, tais quais: “exercício de voz”, “mobilização e apropriação do conhecimento” e “ações sociopolíticas”, em diferentes níveis de criticidade. Adicionalmente, para complementar as compreensões emergidas deste estudo, foi delimitada uma nova amostra de trabalhos, em particular, as dissertações profissionais com foco em práticas educativas CTS, com vistas a identificar e consolidar as dimensões e os níveis de engajamento possíveis evidenciados durante o exercício teórico-prático.
Abstract: In the area of STS based education, the matter of student engagement is constantly discussed, but there are, actually, few theoretical studies about the theme. Considering such fact, this thesis aims at clarifying what characterizes student engagement in STS educational practices. For such, this research uses, as references, the goals of STS education, as well as field studies on scientific education, specially those based on the teachings of Paulo Freire. It also performed a wide review of studies on Science education via Textual Speech Analysis. Having these goals in sight, initially, it is necessary to understand and characterize the different aspects related to the topic and identify the interrelations of those with Freire’s considerations. This stage of analysis made it possible to identify influencing aspects in student engagement, among others: contextual, curricular, didactic and methodological aspects, relational aspects, as well as elements related to affection and empathy. Simultaneously, it performed an investigative immersion in classroom practices by means of studying Brazilian thesis, articles in specialized magazines and works presented on ENPEC. This investigative process made clear that student engagement in STS education is characterized by 3 possible dimensions: “speech exercise”, “mobilization and appropriation of knowledge” and “sociopolitical actions”, with different levels of criticism. Moreover, to complement the understanding that arose from this study, a new sample of works, specially dissertations focused on STS educational practices was set with the goal of further identify and consolidate the dimensions and the possible levels of engagement shown during the theoretical-practice exercises.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Física (IF)
Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.