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Título: A coexistência das perspectivas de gestão gerencialista e democrática no contexto do novo ensino médio público do Distrito Federal
Outros títulos: The coexistence of managerial and democratic management perspectives in the context of the new public high school in the Federal District
La coexistence des perspectives managériale et de gestion démocratique dans le contexte du nouveau lycée public du District fédéral
Autor(es): Pacheco, Ricardo Gonçalves
Orientador(es): Silva, Maria Abádia da
Assunto: Educação básica - gestão
Gestão democrática
Ensino médio
Juventude - aspectos sociais
Data de publicação: 3-Nov-2022
Referência: PACHECO, Ricardo Gonçalves. A coexistência das perspectivas de gestão gerencialista e democrática no contexto do novo ensino médio público do Distrito Federal. 2022. 323 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pesquisa analisa a coexistência de perspectivas de gestão na rede pública de ensino do Distrito Federal. O questionamento central foi assim delineado: quais as implicações da coexistência da gestão gerencialista e democrática para a formação da juventude no contexto do novo ensino médio público no Distrito Federal? Foi investigado, em cinco escolas, a coexistência das perspectivas de gestão gerencialista e democrática e suas implicações para a formação da juventude no ensino médio. A produção de dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas com sujeitos que atuam nas escolas e espaços extraescolares. A implementação da reforma do ensino médio demonstrou que a gestão democrática institucionalizada não mostrou efetividade como um instrumento de partilha de poder. Devido à baixa participação e à ausência de cultura democrática, prevalecem relações autoritárias no SEDF e nas unidades escolares. A hegemonia gerencial, bem como a precarização das condições de trabalho dos docentes, a falta de investimentos públicos, a concepção utilitarista de educação inerente ao PRONEM, a crescente privatização dos serviços educacionais, aponta a formação instrumental da juventude. Nesses termos, a tese foi assim enunciada: no Estado integral, as classes fundamentais disputam a direção política da sociedade; as políticas públicas são elaboradas na sociedade política, mas a partir de demandas e correlação de forças instituídas na sociedade civil; a permeabilidade do Estado atrai representantes das classes subalternas para atuarem nesse espaço hegemonizado pelas classes dirigentes; a história tem demonstrado que a imersão na sociedade política tem fortalecido concepções colaboracionistas de classe para uma perspectiva de adaptação à sociabilidade burguesa; no contexto de crise sistêmica do capital, a burguesia avança em ambientes estatais de disputas de direito e ampliação da cidadania. Esse fenômeno tem ocorrido na educação pública do Distrito Federal em que a lei de gestão democrática institucionalizada não coincide com a concretude das relações sociais verificadas nas escolas e no SEDF. Dessa forma, a despeito de alguns avanços da lei em vigor, a ausência de uma cultura democrática oblitera a práxis social. Esse processo tem facilitado a continuidade da hegemonia política da burguesia e a subalternização das classes trabalhadoras materializada em dois aspectos: a oferta de uma educação fragmentada e uma prática de gestão que impede a partilha de poder e a apropriação da escola pela sociedade civil, cristalizando relações assimétricas entre dirigentes e dirigidos num movimento de permanência das relações sociais existentes.
Abstract: The research analyzes the coexistence of management perspectives in the public education network of the DF. The central question was outlined as follows: what are the implications of the coexistence of managerial and democratic management for the formation of youth in the context of the new public high school in the Federal District? The coexistence of managerial and democratic management perspectives and their implications for the formation of youth in high school was investigated in five schools. Data production took place through bibliographic research, document analysis and interviews with subjects who work in schools and extracurricular spaces. The implementation of the secondary education reform demonstrated that institutionalized democratic management was not effective as an instrument of power sharing. Due to the low participation and the absence of a democratic culture, authoritarian relationships prevail in the SEDF and in the school units. The managerial hegemony allied to the precariousness of the teachers' working conditions, the lack of public investments, the utilitarian conception of education inherent to PRONEM, the increasing privatization of educational services points to the instrumental formation of youth. In these terms, the thesis was stated as follows: in the integral State, the fundamental classes dispute the political direction of society. Public policies are elaborated in political society, but based on demands and correlation of forces instituted in civil society. The permeability of the State attracts representatives of the subaltern classes to act in this space hegemonized by the ruling classes. History has shown that immersion in political society has strengthened collaborationist conceptions of class for a perspective of adaptation to bourgeois sociability. In the context of the systemic crisis of capital, the bourgeoisie advances in state environments of disputes over rights and expansion of citizenship. This phenomenon has occurred in public education in the Federal District, where the law of institutionalized democratic management does not coincide with the concreteness of social reactions verified in schools and SEDF. Thus, despite some advances in the law in force, the absence of a democratic culture obliterates social praxis. This process has facilitated the continuity of the political hegemony of the bourgeoisie and the subordination of the working classes materialized in two aspects: the offer of a fragmented education and a management practice that prevents the sharing of power and the appropriation of the school by civil society, crystallizing asymmetrical relationships. between leaders and directed (GRAMSCI, 1999) in a movement of permanence of existing social relations.
Résumé: La recherche analyse la coexistence des perspectives de gestion dans le réseau d'éducation publique du DF. La question centrale a été esquissée comme suit: quelles sont les implications de la coexistence du management managérial et démocratique pour la formation des jeunes dans le contexte du nouveau lycée public du District Fédéral? La coexistence des perspectives de gestion managériale et démocratique et leurs implications pour la formation des jeunes au lycée ont été étudiées dans cinq écoles. La mise en œuvre de la réforme de l'enseignement secondaire a démontré que la gestion démocratique institutionnalisée n'était pas efficace comme instrument de partage du pouvoir. En raison de la faible participation et de l'absence de culture démocratique, les rapports autoritaires prévalent au SEDF et dans les unités scolaires. L'hégémonie managériale alliée à la précarité des conditions de travail des enseignants, le manque d'investissements publics, la conception utilitariste de l'éducation inhérente au PRONEM, la privatisation croissante des services éducatifs pointent vers la formation instrumentale de la jeunesse. En ces termes, la thèse était formulée ainsi : dans l'État intégral, les classes fondamentales se disputent la direction politique de la société. Les politiques publiques sont élaborées dans la société politique, mais à partir d'exigences et de rapports de force institués dans la société civile. La perméabilité de l'État attire les représentants des classes subalternes pour agir dans cet espace hégémonisé par les classes dominantes. L'histoire a montré que l'immersion dans la société politique a renforcé les conceptions collaborationnistes de classe dans une perspective d'adaptation à la sociabilité bourgeoise. Dans le contexte de la crise systémique du capital, la bourgeoisie avance dans des environnements étatiques de disputes sur les droits et l'élargissement de la citoyenneté. Ce phénomène s'est produit dans l'enseignement public du District fédéral, où la loi de gestion démocratique institutionnalisée ne coïncide pas avec le caractère concret des réactions sociales vérifiées dans les écoles et le SEDF. Ainsi, malgré quelques avancées du droit en vigueur, l'absence de culture démocratique oblitère la praxis sociale. Ce processus a facilité la continuité de l'hégémonie politique de la bourgeoisie et la subordination des classes laborieuses matérialisées sous deux aspects : l'offre d'un enseignement fragmenté et une pratique de gestion qui empêche le partage du pouvoir et l'appropriation de l'école par la société civile , cristallisant des relations asymétriques entre dirigeants et dirigés (GRAMSCI, 1999) dans un mouvement de permanence des relations sociales existantes.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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