Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Abádia da | - |
dc.contributor.author | Pacheco, Ricardo Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T21:44:47Z | - |
dc.date.available | 2022-11-03T21:44:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.citation | PACHECO, Ricardo Gonçalves. A coexistência das perspectivas de gestão gerencialista e democrática no contexto do novo ensino médio público do Distrito Federal. 2022. 323 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45097 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa analisa a coexistência de perspectivas de gestão na rede pública de ensino do
Distrito Federal. O questionamento central foi assim delineado: quais as implicações da
coexistência da gestão gerencialista e democrática para a formação da juventude no
contexto do novo ensino médio público no Distrito Federal? Foi investigado, em cinco
escolas, a coexistência das perspectivas de gestão gerencialista e democrática e suas
implicações para a formação da juventude no ensino médio. A produção de dados se deu
por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas com sujeitos que
atuam nas escolas e espaços extraescolares. A implementação da reforma do ensino médio
demonstrou que a gestão democrática institucionalizada não mostrou efetividade como um
instrumento de partilha de poder. Devido à baixa participação e à ausência de cultura
democrática, prevalecem relações autoritárias no SEDF e nas unidades escolares. A
hegemonia gerencial, bem como a precarização das condições de trabalho dos docentes, a
falta de investimentos públicos, a concepção utilitarista de educação inerente ao PRONEM,
a crescente privatização dos serviços educacionais, aponta a formação instrumental da
juventude. Nesses termos, a tese foi assim enunciada: no Estado integral, as classes
fundamentais disputam a direção política da sociedade; as políticas públicas são elaboradas
na sociedade política, mas a partir de demandas e correlação de forças instituídas na
sociedade civil; a permeabilidade do Estado atrai representantes das classes subalternas
para atuarem nesse espaço hegemonizado pelas classes dirigentes; a história tem
demonstrado que a imersão na sociedade política tem fortalecido concepções
colaboracionistas de classe para uma perspectiva de adaptação à sociabilidade burguesa; no
contexto de crise sistêmica do capital, a burguesia avança em ambientes estatais de disputas
de direito e ampliação da cidadania. Esse fenômeno tem ocorrido na educação pública do
Distrito Federal em que a lei de gestão democrática institucionalizada não coincide com a
concretude das relações sociais verificadas nas escolas e no SEDF. Dessa forma, a despeito
de alguns avanços da lei em vigor, a ausência de uma cultura democrática oblitera a práxis
social. Esse processo tem facilitado a continuidade da hegemonia política da burguesia e a
subalternização das classes trabalhadoras materializada em dois aspectos: a oferta de uma
educação fragmentada e uma prática de gestão que impede a partilha de poder e a
apropriação da escola pela sociedade civil, cristalizando relações assimétricas entre
dirigentes e dirigidos num movimento de permanência das relações sociais existentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A coexistência das perspectivas de gestão gerencialista e democrática no contexto do novo ensino médio público do Distrito Federal | pt_BR |
dc.title.alternative | The coexistence of managerial and democratic management perspectives in the context of the new public high school in the Federal District | pt_BR |
dc.title.alternative | La coexistence des perspectives managériale et de gestion démocratique dans le contexte du nouveau lycée public du District fédéral | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica - gestão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juventude - aspectos sociais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research analyzes the coexistence of management perspectives in the public education
network of the DF. The central question was outlined as follows: what are the implications of
the coexistence of managerial and democratic management for the formation of youth in the
context of the new public high school in the Federal District? The coexistence of managerial
and democratic management perspectives and their implications for the formation of youth in
high school was investigated in five schools. Data production took place through
bibliographic research, document analysis and interviews with subjects who work in schools
and extracurricular spaces. The implementation of the secondary education reform
demonstrated that institutionalized democratic management was not effective as an instrument
of power sharing. Due to the low participation and the absence of a democratic culture,
authoritarian relationships prevail in the SEDF and in the school units. The managerial
hegemony allied to the precariousness of the teachers' working conditions, the lack of public
investments, the utilitarian conception of education inherent to PRONEM, the increasing
privatization of educational services points to the instrumental formation of youth. In these
terms, the thesis was stated as follows: in the integral State, the fundamental classes dispute
the political direction of society. Public policies are elaborated in political society, but based
on demands and correlation of forces instituted in civil society. The permeability of the State
attracts representatives of the subaltern classes to act in this space hegemonized by the ruling
classes. History has shown that immersion in political society has strengthened
collaborationist conceptions of class for a perspective of adaptation to bourgeois sociability.
In the context of the systemic crisis of capital, the bourgeoisie advances in state environments
of disputes over rights and expansion of citizenship. This phenomenon has occurred in public
education in the Federal District, where the law of institutionalized democratic management
does not coincide with the concreteness of social reactions verified in schools and SEDF.
Thus, despite some advances in the law in force, the absence of a democratic culture
obliterates social praxis. This process has facilitated the continuity of the political hegemony
of the bourgeoisie and the subordination of the working classes materialized in two aspects:
the offer of a fragmented education and a management practice that prevents the sharing of
power and the appropriation of the school by civil society, crystallizing asymmetrical
relationships. between leaders and directed (GRAMSCI, 1999) in a movement of permanence
of existing social relations. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | La recherche analyse la coexistence des perspectives de gestion dans le réseau d'éducation
publique du DF. La question centrale a été esquissée comme suit: quelles sont les implications
de la coexistence du management managérial et démocratique pour la formation des jeunes
dans le contexte du nouveau lycée public du District Fédéral? La coexistence des perspectives
de gestion managériale et démocratique et leurs implications pour la formation des jeunes au
lycée ont été étudiées dans cinq écoles. La mise en œuvre de la réforme de l'enseignement
secondaire a démontré que la gestion démocratique institutionnalisée n'était pas efficace
comme instrument de partage du pouvoir. En raison de la faible participation et de l'absence
de culture démocratique, les rapports autoritaires prévalent au SEDF et dans les unités
scolaires. L'hégémonie managériale alliée à la précarité des conditions de travail des
enseignants, le manque d'investissements publics, la conception utilitariste de l'éducation
inhérente au PRONEM, la privatisation croissante des services éducatifs pointent vers la
formation instrumentale de la jeunesse. En ces termes, la thèse était formulée ainsi : dans
l'État intégral, les classes fondamentales se disputent la direction politique de la société. Les
politiques publiques sont élaborées dans la société politique, mais à partir d'exigences et de
rapports de force institués dans la société civile. La perméabilité de l'État attire les
représentants des classes subalternes pour agir dans cet espace hégémonisé par les classes
dominantes. L'histoire a montré que l'immersion dans la société politique a renforcé les
conceptions collaborationnistes de classe dans une perspective d'adaptation à la sociabilité
bourgeoise. Dans le contexte de la crise systémique du capital, la bourgeoisie avance dans des
environnements étatiques de disputes sur les droits et l'élargissement de la citoyenneté. Ce
phénomène s'est produit dans l'enseignement public du District fédéral, où la loi de gestion
démocratique institutionnalisée ne coïncide pas avec le caractère concret des réactions
sociales vérifiées dans les écoles et le SEDF. Ainsi, malgré quelques avancées du droit en
vigueur, l'absence de culture démocratique oblitère la praxis sociale. Ce processus a facilité la
continuité de l'hégémonie politique de la bourgeoisie et la subordination des classes
laborieuses matérialisées sous deux aspects : l'offre d'un enseignement fragmenté et une
pratique de gestion qui empêche le partage du pouvoir et l'appropriation de l'école par la
société civile , cristallisant des relations asymétriques entre dirigeants et dirigés (GRAMSCI,
1999) dans un mouvement de permanence des relations sociales existantes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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