Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45104
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ArdenteMagicoPopular.pdf6,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial
Autor(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3705-1667
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Assunto: Curadoria - artes
Exposições de arte
Barroco
Arte popular
Data de publicação: 12-Set-2022
Editora: Programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ)
Referência: OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. O ardente, mágico e popular barroco brasileiro: curadoria e arte colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 6, n. 3, p. 151–185, 2022. DOI 10.20396/modos.v6i3.8670987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670987. Acesso em: 04 nov. 2022.
Resumo: O presente artigo investiga a intepretação proposta por Emanoel Araújo para o fenômeno cultural do barroco na curadoria da exposição Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro, no Museu Afro Brasil, entre agosto de 2017 e março do ano seguinte. Busca-se compreender como a exposição apresenta o barroco e se relaciona com os temas da arte e da cultura popular. Para tanto, procuramos apresentar as premissas básicas de constituição da mostra, os atravessamentos expológicos e a dinâmica temporal que ela buscou apresentar. Nessa direção, avaliaremos sua relação com outras mostras curadas por Araújo e que antecederam algumas das escolhas operadas para a interpretação da arte colonial brasileira.
Abstract: This paper investigates an interpretation, proposed by Emanoel Araújo, for the cultural phenomenon of Baroque in curating the exhibition Barroco Ardente e Sincrético – LusoAfro-Brasileiro at the Afro Brasil Museum, between August 2017 and March of the following year. Our aim is to understand how the exhibition presents Baroque andrelates to the themes of art and popular culture. To do so, we present the basic premises in constituting the exhibition, its intersections and temporal dynamics. We evaluate its relationship to other exhibitions curated by Araújo, which preceded some of the choices made for the interpretation of Brazilian colonial art.
Licença: MODOS revista de história da arte - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Atribuição — Você deve dar o crédito adequado,fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciador endossa você ou seu uso. Não Derivados — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você não poderá distribuir o material modificado. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita. Fonte: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/about. Acesso em: 04 nov. 2022.
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670987
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.