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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45122
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Title: Pessoas em situação de rua : resistência e invenção do cotidiano no contexto do Distrito Federal
Authors: Mello, Leonardo Cavalcante de Araújo
metadata.dc.contributor.email: leonardomello.psi@gmail.com
Orientador(es):: Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Assunto:: Pessoas em situação de rua
Cartografia
Cotidiano
Socioanálise
Issue Date: 4-Nov-2022
Citation: MELLO, Leonardo Cavalcante de Araújo. Pessoas em situação de rua: resistência e invenção do cotidiano no contexto do Distrito Federal. 2022. 181 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: A presente pesquisa tem como foco os processos de resistência e invenção do cotidiano, produzidos por pessoas em situação de rua, tendo como manancial de informações as narrativas construídas a partir das vivências e experiências de vida de um homem, ex-morador de rua, que ainda tem neste espaço palco para suas ações cotidianas de enfrentamento às desigualdades e a luta pela garantia de direitos de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. A tese tem por objetivo geral compreender processos de resistência e invenção do cotidiano de pessoas em situação de rua, e objetivos específicos (a) investigar estratégias político afetivas utilizadas por pessoas em situação de rua para enfrentamento de problemas cotidianos; (b) investigar os modos de apropriação da cidade por pessoas em situação de rua; (c) compreender os significados de estar na rua para pessoas em situação de rua. A tese defendida é de que a vida na rua pode ser uma vida criativa, potente e legítima. O aporte teórico apresenta uma caracterização macro e micropolítica sobre as pessoas em situação de rua no contexto brasileiro, reflexões sobre modos de subjetivação e a cidade como território existencial, além de dialogar com conceitos ferramentas do campo institucionalista francês. Metodologicamente, foi realizado um estudo de caso, em que, por meio da Cartografia (Deleuze & Guattari, 1995) foram construídas narrativas sobre alguns momentos e eventos importantes da vida de nosso sujeito de pesquisa, registrados em diário de campo. O corpus de pesquisa foi constituído a partir de duas seções, que dialogam entre si: “Cartografia – notas dos percursos/caminhos”, que narra passagens, cenários e vivências junto ao sujeito de pesquisa; e “Narrativas de resistência e invenção”, seção construída para analisar, a partir da noção de analisadores, da socioanálise francesa, três eixos de análise que permitiram a enunciação da tese central defendida. Os analisadores/eixos de análise são: “Amizades e cotidiano”, que evidencia a amizade como instituição central nos processos de resistência e invenção do cotidiano nos percursos da pesquisa; “O caminhar como prática de resistência”, que discute, a partir dos percursos cartográficos, como o caminhar é um dispositivo político construtor de resistência; e “As instituições e os processos de construção de si”, analisador que permitiu compreender os processos de transformação e construção de autonomia na vivência do sujeito de pesquisa. A pesquisa conclui que os dispositivos da amizade, o caminhar pela cidade e instituições que ela dispõe são pontos centrais para a construção de modos de vida mais autônomos para aqueles que têm as ruas como contexto central de suas vidas, num sentido de construir, cotidianamente, formas de resistir e inventar uma vida cheia de vida.
Abstract: This research focused on the processes of resistance and invention of everyday life, produced by people on the street. As source of information it was used narratives built from the life experiences of a man, a former homeless man, who still acts on this context in order to face daily inequalities and the struggle to guarantee the rights of people in situations of extreme social vulnerability. The general objective of this thesis is to comprehend the processes of resistance and the everyday invention of homeless people, and the specific objectives a) explore the political strategies used by homeless people to face everyday problems; (b) investigate the ways of appropriation of the city by homeless people; (c) understand the meanings of being on the street for homeless people. This thesis defends that life on the street can be a creative, powerful and efective life. The theoretical contribution presents a macro and micro-political analysis of homeless people in the brazilian context, characterizing the modes of subjectivation and the city as an existential territory, dialoguing with tools from the french institutionalist field. Methodologically it was used a case study, in which, through Cartography (Deleuze & Guattari, 1995) narratives were constructed about some important moments and events in the life of our research subject. This narratives were recorded in a diary field. The research corpus itself was constituted from two sections, which dialogue between the notes: “Cartography of the routes/paths”, which narrates passages, scenarios and experiences of the research subject; and “Narratives of resistance and invention”, a section based on the notion of analyzers of french socioanalysis, to investigate three lines of analysis. The analyzers/lines of analysis are: “Friendships and everyday life”, which highlights friendship as a central institution in the processes of resistance and invention of everyday life; “Walking as a practice of resistance”, which based on cartographic paths, details how walking is a political device that builds resistance; and “The institutions and the self building processes”, an analyzer wich allowed to comprehend the transformation and autonomy in the streets by the life experience of the research subject. The research concludes that the devices of friendship, walking through the city and institutions available on the streets are central points for the construction of more autonomous ways of life for those who have the streets as the central context of their lives, by building daily ways to resist and invent a life full of life.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
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