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dc.contributor.advisorGastal, Maria Luiza de Araújo-
dc.contributor.authorPena, Andreia Lelis-
dc.date.accessioned2022-11-11T21:39:52Z-
dc.date.available2022-11-11T21:39:52Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.date.submitted2022-07-22-
dc.identifier.citationPENA, Andreia Lelis. Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza: um passo nessa história. 2022. 160 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45175-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNo momento presente, discutir sexualidade em sala de aula tem sido assimilado como uma atribuição dos professores de Ciências da Natureza e, em tempos de escola inclusiva, essa responsabilidade ganhou novos contornos e até mesmo os temas biológico-higienistas assumiram outras dimensões, como nos revela a revisão da literatura. A formação inicial desses professores parece ter passado por mudanças significativas tanto no que se refere à inclusão quanto à Educação em Sexualidade. Essas transformações parecem caminhar lentamente no sentido de facilitar a atividade pedagógica, como descrito por estudos nessas áreas do conhecimento. O presente trabalho tem por objetivo identificar como os professores de Ciências da Natureza elaboram seu entendimento a respeito da Educação Inclusiva e da Educação em Sexualidade durante a licenciatura, bem como a percepção da importância dessa formação para que haja condições de promover a articulação entre os temas em sua prática pedagógica na perspectiva de propor uma Educação Inclusiva em Sexualidade. Os elementos utilizados na pesquisa foram construídos por meio de entrevistas narrativas com professores licenciados para trabalhar com Ciências da Natureza, que tivessem experiência em turmas da Educação Básica e foram analisados empregando a Análise Textual Discursiva. Os professores entrevistados apontam problemas na formação inicial de diferentes naturezas e nas duas áreas, a saber, inclusão e sexualidade, bem como na articulação entre elas. A legislação tornou os estudos sobre inclusão obrigatória, todavia, no que tange à Educação em Sexualidade, não há obrigatoriedade legal, consequentemente acabam não acontecendo de maneira sistematizada. Propomos a denominação Educação Inclusiva em Sexualidade na perspectiva de ampliar os conceitos de sexualidade e Educação em Sexualidade com vistas a associá-los à inclusão, entendendo a inclusão como uma forma de envolver toda diversidade que se manifesta em um corpo biológico. A falta de formação inicial dos professores de Ciências da Natureza em Educação Inclusiva em Sexualidade resulta em dificuldades no momento de desenvolver projetos que envolvam as duas áreas na Educação Básica. Restam muitas indagações sobre a Educação Inclusiva em Sexualidade, que deve ser entendida como um campo em constante desenvolvimento.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza : um passo nessa históriapt_BR
dc.title.alternativeInclusive education in sexuality and initial training of Natural Science teachers : a step in this historypt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação em sexualidadept_BR
dc.subject.keywordCiências da naturezapt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordLicenciaturapt_BR
dc.description.abstract1At the present time, discussing sexuality in the classroom is assimilated as an assignment of NC teachers, in times of inclusive school this responsibility has gained new contours and even biological-hygienist themes have taken on other dimensions, as the literature review reveals. The initial training of these teachers seems to have undergone significant changes in terms of inclusion; as for Sexuality Education, transformations seem to move slowly towards facilitating pedagogical activity, as described by studies in these areas of knowledge. The present work aims to identify how Natural Sciences (NC) teachers develop their understanding of Inclusive Education and Sexuality Education during the degree and the perception of the importance of this training so that there are conditions to promote the articulation between the themes in its pedagogical practice, in the perspective of proposing an Inclusive Education in Sexuality. The elements used in the research were constructed through narrative interviews with teachers licensed to work with NC who had experience in Basic Education (EB) classes and were analyzed using discursive textual analysis. The teachers interviewed point out problems in the initial training of different natures and in both areas, namely, inclusion and sexuality, as well as in the articulation between them. The legislation made studies on inclusion mandatory, however, with regard to Education in Sexuality, there is no legal obligation, consequently they end up not happening in a systematic way. We propose the denomination Inclusive Education in Sexuality (EIS) in the perspective of expanding the concepts of sexuality and Education in Sexuality with a view to associating them with inclusion, understanding inclusion as a way of involving all the diversity that is manifested in a biological body. The lack of initial training of NC teachers in Inclusive Education in Sexuality results in difficulties when developing projects that involve both areas in EB. Many questions remain about EIS, which must be understood as a field in constant development.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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