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2022_GabrielaLúciodeSousa.pdf9,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorLopes, Maria Margaret-
dc.contributor.authorSousa, Gabriela Lúcio de-
dc.date.accessioned2022-12-05T22:05:49Z-
dc.date.available2022-12-05T22:05:49Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.date.submitted2022-09-01-
dc.identifier.citationSOUSA, Gabriela Lúcio de. Delineando trajetórias através da roupa: Maria Augusta Rui Barbosa. 2022. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45263-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação estuda os objetos do acervo do Museu Casa de Rui Barbosa (MCRB) que pertenceram a Maria Augusta Viana Bandeira (1855 – 1948), conhecida por seu nome após o casamento com Rui Barbosa (1849 – 1923): Maria Augusta Rui Barbosa. Em especial, centramos a atenção na proposta de uma primeira identificação do que seria a “Coleção Maria Augusta Rui Barbosa” e particularmente em um vestido em cetim de seda preta com estampa branca. Para tanto, mostrou-se necessário caracterizar os objetos relacionados a Maria Augusta – aqui tratados como uma coleção, mas não entendidos pelo MCRB dessa forma –, bem como compreender a própria Maria Augusta Rui Barbosa, considerando que os objetos pertenciam a ela. Além do acervo do MCRB, foram analisados também registros fotográficos da iconografia da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Por meio do vestido, e de estudos correlatos em biografias de Rui Barbosa, arquivos e outras fontes informacionais primarias e secundárias, foi composta a persona e a trajetória de Maria Augusta. A materialidade do vestido, seu método de produção e correlação com a moda da época foram igualmente abordadas, tratando tais aspectos como fundamentos informacionais. Finalmente, foi realizada uma proposta preliminar da Coleção Maria Augusta Rui Barbosa, que organizou os itens que provavelmente pertenceram a ela. Objetiva-se então trazer cada vez mais à tona a trajetória dessa mulher, que foi peça-chave para a construção de uma das instituições mais importantes nos campos de pesquisa e museus do Brasil.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDelineando trajetórias através da roupa : Maria Augusta Rui Barbosapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRui Barbosa, Maria Augusta, 1855-1948 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordCultura materialpt_BR
dc.subject.keywordMuseus - formação de acervospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation studies the objects of the Rui Barbosa Historic House Museum (MCRB) collection that belonged to Maria Augusta Viana Bandeira (1855 – 1948), known by her name after her marriage to Rui Barbosa (1849 – 1923): Maria Augusta Rui Barbosa. We focused our attention on the proposal of a first identification of what would be the “Maria Augusta Rui Barbosa Collection” and particularly on a black silk satin dress with a white print. Therefore, it was necessary to characterize the objects related to Maria Augusta – here treated as a collection, but not understood by the MCRB in this way –, as well as to understand Maria Augusta Rui Barbosa herself, considering that the objects belonged to her. In addition to the MCRB collection, photographic records of the iconography of the Casa de Rui Barbosa Foundation (FCRB) were also analyzed. Through the dress, and related studies in Rui Barbosa’s biographies, archives, and other primary and secondary information sources, the persona and trajectory of Maria Augusta was composed. The materiality of the dress, its production method and correlation with the fashion of the time were also addressed, treating such aspects as informational foundations. Finally, a preliminary proposal was made by the Maria Augusta Rui Barbosa Collection, which organized the items that probably belonged to her. The objective is to increasingly bring to light the trajectory of this woman, who was a key piece for the construction of one of the most important institutions in the fields of research and museums in Brazil.pt_BR
dc.contributor.emailgabriela.luciio@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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