Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Wiggers, Ingrid Dittrich | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Rafaella Lira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T20:14:00Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13T20:14:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-22 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Rafaella Lira de. Arte-educação e experiências artísticas nas Escolas-Parque de Brasília: concepções e transformações no tempo. 2022. 333 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45287 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pensar acerca das escolas-parque de Brasília é remontar um pouco da história da Capital
brasileira e também rememorar um anseio que ainda não pôde ser desenvolvido em sua plenitude.
Contudo, o projeto dessas escolas representa um ideal ambicioso quanto às transformações
educacionais e sociais, dotado de pressupostos filosóficos e de uma intencionalidade expressa nos
detalhes do espaço, da arquitetura, da relação com a comunidade e a cidade e no entrosamento das
crianças com a arte, o lazer e com os seus próprios corpos. Dessa maneira, curiosas por conhecer
como essa inventividade caminha em seus diferentes tempos, almejamos analisar, em uma
perspectiva comparada, as ideias originárias para as escolas-parque acerca das experiências artísticas
e suas transformações na contemporaneidade. Referenciadas no filósofo pragmatista norte-americano
John Dewey (1936, 1946, 1980, 1998, 2002, 2005, 2007, 2010, 2011, 2012, 2015) e no educador
brasileiro Anísio Teixeira (1925, 1959, 1961, 1967, 1996, 1999, 2000, 2007, 2011), partimos da
seguinte problemática: como os ideários pioneiros das escolas-parque de Brasília dialogam com as
percepções dos arte-educadores acerca das experiências artísticas na contemporaneidade dessas
instituições? Para tal, realizamos uma revisão sistemática da literatura e análises documentais, bem
como empreendemos entrevistas semiestruturadas com nove arte-educadores da Escola Parque da
313/314 Sul. O estudo tem natureza qualitativa e aporta-se na abordagem dos estudos comparados
em educação entre os tempos. Para a significação interpretativa das entrevistas, estabelecemos ainda
uma interface com a análise pragmática da conversação. Os resultados de nosso estudo indicam que
as concepções originárias das escolas-parque para a arte-educação e para as experiências artísticas
almejavam contribuir para a formação ampla dos estudantes, de maneira a torná-los aptos às
transformações da vida e ao exercício democrático. Esse arranjo constituía um lócus de poiesis
educativa e se poria como uma referência para a educação nacional. Diante da diversidade cultural
que se estabeleceu em Brasília, as escolas-parque, via arte-educação, se forjaram como um espaço
para o entrelaço de culturas e construtor de uma identidade para a cidade de Brasília, além de mediar
a autoexpressão, a liberdade, a resistência e a emancipação. Com as mudanças das perspectivas
políticas e educacionais no país, que decorrem também de uma agenda mundial neoliberal, o período
contemporâneo é marcado pelas mudanças no formato de atendimento das escolas-parque e pela
inserção dessas instituições em planos e metas nacionais. Com a (re)implementação da educação em
tempo integral, desafios e atravessamentos se puseram à arte-educação e às experiências artísticas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Arte-educação e experiências artísticas nas Escolas-Parque de Brasília : concepções e transformações no tempo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas Parque - Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiências artísticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação comparada | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | To think about the park schools (escolas-parque) in Brasília is to retrace small portions of
the history of the Capital of Brazil and also to recall a yearning for something which could not yet
be developed to its fullest potential. However, the project of these schools represents an ambitious
ideal regarding educational and social transformations, characterized by philosophical assumptions
and an intentionality expressed in the details of the space, the architecture, the relationship with the
community and the city, and the interaction of children with art, leisure, and their own bodies. Thus,
aroused by a curiosity to know how this inventiveness has progressed in its different times, we aim
to analyze, in a comparative perspective, the original ideas for park schools regarding the artistic
experiences and their transformations in contemporary times. Grounded in the work of the North
American pragmatist philosopher John Dewey (1936, 1946, 1980, 1998, 2002, 2005, 2007, 2010,
2011, 2012, 2015) and the Brazilian educator Anísio Teixeira (1925, 1959, 1961, 1967, 1996, 1996,
2000, 2007, 2011), we proposed the following research question: how do the pioneering ideals of
park schools in Brasília dialogue with the perceptions of art educators regarding the contemporary
artistic experiences of these institutions? To this end, we carried out a systematic review of the
literature and document analysis, as well as semi-structured interviews with nine art educators from
the Escola Parque da 313/314 Sul. The study has a qualitative nature and is based on a comparative
studies in education approach between times. To interpret the meaning of the interviews, we also
used the pragmatic analysis of conversation. The results of our study indicate that the original
conceptions of park schools for art education and artistic experiences aimed to contribute to the
broad development of students, so that they were ready for life transformations and the democratic
exercise. This arrangement constituted a locus of educational poiesis and would serve as a reference
for national education. In face of the cultural diversity stablished in Brasília, the park schools,
through art education, were forged as a space for the intertwining of cultures and for building an
identity for the city of Brasília, in addition to mediating self-expression, freedom, resistance and
emancipation. With the changes in the political and educational perspectives in the country, which
also stem from a neoliberal global agenda, the contemporary period is marked by changes in the
service provided by park schools and by the insertion of these institutions in national plans and
goals. With the (re)implementation of full-time education programs, challenges and obstacles were
posed to art education and artistic experiences. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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