Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45308
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_KatiaCristinadaSilvaVaz.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Trajetórias ocupacionais dos egressos do Ensino Superior
Autor(es): Vaz, Katia Cristina da Silva
E-mail do autor: kaa_economia@yahoo.com.br
Orientador(es): Klein, Stefan Fornos
Assunto: Educação superior
Estratificação horizontal
Trajetórias ocupacionais
Data de publicação: 15-Dez-2022
Referência: VAZ, Katia Cristina da Silva. Trajetórias ocupacionais dos egressos do Ensino Superior. 2022. 213 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo desta tese é avaliar como as trajetórias ocupacionais dos egressos da educação superior são afetadas por suas características pessoais, pela origem social e por fatores relacionados às características do curso de graduação e da instituição de educação superior (IES). Estudos indicam que a educação é o fator isolado que mais explica as oportunidades no mercado de trabalho, mas não é o único fator. Portanto, a hipótese avaliada na tese é a de que o efeito da conclusão da educação superior não é igual para todos, pois as possibilidades de trajetória ocupacional e os retornos auferidos no mercado de trabalho são afetados por marcadores sociais do egresso (sexo, cor ou raça, origem social) e por diferenças no curso de graduação e na IES frequentada. Em termos metodológicos, a abordagem empregada é quantitativa e, por meio das bases de dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Censo da Educação Superior (Censup) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), estima-se o efeito que as características pessoais, a origem social e as características institucionais das IES e dos cursos exercem sobre as trajetórias ocupacionais dos egressos no Brasil. Avaliamos as trajetórias ocupacionais dos egressos durante os cinco primeiros anos após a conclusão da educação superior. Ao longo desse período, observamos que os egressos da educação superior seguem trajetórias ocupacionais distintas. Muitas vezes, são trajetórias não associadas à sua área de formação ou trajetórias em ocupações que não exigem formação de nível superior - e, também, obtêm retornos monetários diferentes. Portanto, a tese mostra que as características pessoais, a origem social e as características do curso de graduação e da IES estão associadas à estruturação dos resultados desiguais auferidos no mercado de trabalho, no que diz respeito às trajetórias ocupacionais e aos rendimentos auferidos pelos egressos da Educação Superior.
Abstract: The aim of this dissertation is to evaluate how the occupational trajectories of higher education graduates are a ected by their personal traits, social origin, and factors related to the characteristics of the undergraduate course and related to the characteristics of the higher education institution (HEI). Therefore, the hypothesis evaluated is that the e ect of the conclusion of higher education is not the same for everyone, since the possibilities of occupational trajectory and the returns earned in the labor market are a ected by social markers of alumni (gender, color or race, social origin) and by di erences in the undergraduate course and the HEI attended. In methodological terms, the approach employed is quantitative: using the databases of the National Student Performance Exam (Enade), the Higher Education Census (Censup) and the Annual Social Information Report (Rais), we estimate the e ect that personal traits, social origin and institutional characteristics of the HEIs and courses have on the occupational trajectories of graduates in Brazil. We assessed the occupational trajectories of graduates during the rst ve years after completing higher education. Throughout this period, we observe that higher education graduates follow distinct occupational paths. Often they are paths not associated with their area of training or are trajectories in occupations that do not require higher education and also obtain di erent monetary returns. Therefore, the dissertation shows that personal traits, social origin, and characteristics of the undergraduate course and HEI are associated with the structuring of unequal results obtained in the labor market, with regard to occupational trajectories and income earned by HE graduates.
Résumé: L’objectif de cette thèse est d’évaluer comment les trajectoires professionnelles des diplômés de l’enseignement supérieur sont a ectées par leurs caractéristiques personnelles, leur origine sociale et les facteurs liés aux caractéristiques du cursus et de l’établissement d’enseignement supérieur (EES). Les études indiquent que l’éducation est le facteur qui explique le plus les opportunités sur le marché du travail, mais ce n’est pas le seul. Ainsi, l’hypothèse évaluée dans la thèse est que l’e et de l’achèvement de l’enseignement supérieur n’est pas le même pour tous, puisque les possibilités de trajectoires professionnelles et les rendements obtenus sur le marché du travail sont a ectés par les marqueurs sociaux des diplômés (sexe, couleur ou race, origine sociale) et par les di érences dans le cursus de premier cycle et dans l’EES fréquenté. D’un point de vue méthodologique, l’approche employée est quantitative et, en utilisant les bases de données de l’examen national de performance des étudiants (Enade), du recensement de l’enseignement supérieur (Censup) et du rapport annuel d’information sociale (Rais), nous estimons l’e et que les caractéristiques personnelles, l’origine sociale et les caractéristiques institutionnelles des EES et des cours ont sur les trajectoires professionnelles des diplômés au Brésil. Nous avons évalué les trajectoires professionnelles des diplômés au cours des cinq premières années suivant la n de l’enseignement supérieur. Au cours de cette période, nous observons que les diplômés de l’enseignement supérieur suivent des parcours professionnels distincts. Il s’agit souvent de trajectoires qui ne sont pas associées à leur domaine de formation, ou de trajectoires dans des professions qui ne nécessitent pas d’études supérieures - et elles obtiennent également des rendements monétaires di érents. Par conséquent, la thèse montre que les caractéristiques personnelles, l’origine sociale et les caractéristiques du cours de premier cycle et de la EES sont associées à la structuration des résultats inégaux obtenus sur le marché du travail, en ce qui concerne les trajectoires professionnelles et les revenus obtenus par les diplômés de l’enseignement supérieur.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.