Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45341
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CarolinaSoaresdeOliveiraBorges.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeves, Regina da Silva Pina-
dc.contributor.authorBorges, Carolina Soares de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-12-20T22:07:09Z-
dc.date.available2022-12-20T22:07:09Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.citationBORGES, Carolina Soares de Oliveira. Lesson study nos anos finais do ensino fundamental: entendimentos a partir do I SILSEM. 2022. 74 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45341-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os resultados de um mapeamento de pesquisas que discorrem sobre Lesson Study (LS) no Ensino Fundamental – Anos Finais divulgados nos Anais do I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (I SILSEM), realizado em maio de 2021. Para isso, buscou-se conhecer os aspectos históricos de seu desenvolvimento no mundo e no Brasil, bem como a natureza dos estudos que têm sido desenvolvidos e seus resultados no que se refere à formação de professores e à aprendizagem dos estudantes. Os textos evidenciaram a ampliação do número de estudos neste nível de escolaridade, ao mesmo tempo em que mostraram a prevalência de estudos em contextos de formação continuada. Além disso, os resultados revelaram aspectos da adaptação realizada em função dos contextos específicos das salas de aula brasileiras. Igualmente, mostraram a importância da resolução de problemas ao longo das etapas de planejamento-execução-reflexão da aula para o desenvolvimento profissional docente e a ampliação das aprendizagens dos estudantes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLesson study nos anos finais do ensino fundamental : entendimentos a partir do I SILSEMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLesson Studypt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.keywordResolução de problemaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation presents the results of a mapping of researches that deal with Lesson Study (LS) in Elementary School - Final Years published in the Annals of the I International Seminar of Lesson Study in Mathematics Teaching (In Portuguese, Anais do I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática – I SILSEM), held in May 2021. For that, we sought to know historical aspects of its development in the world and in Brazil, as well as the nature of the studies that have been developed and their results in terms of teacher training and student learning. The texts evidenced the increase in the number of studies at this level of schooling at the same time that they showed the prevalence of studies in contexts of continuing education. In addition, the results revealed aspects of the adaptation carried out according to the specific contexts of Brazilian classrooms. Likewise, they showed the importance of problem solving throughout the planning-execution-reflection stages of the class for the professional development of teachers and the expansion of student learning.pt_BR
dc.contributor.emailcarolina_sob@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.