Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Neves, Regina da Silva Pina | - |
dc.contributor.author | Borges, Carolina Soares de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T22:07:09Z | - |
dc.date.available | 2022-12-20T22:07:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-25 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Carolina Soares de Oliveira. Lesson study nos anos finais do ensino fundamental: entendimentos a partir do I SILSEM. 2022. 74 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45341 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta os resultados de um mapeamento de pesquisas que discorrem sobre
Lesson Study (LS) no Ensino Fundamental – Anos Finais divulgados nos Anais do I Seminário
Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (I SILSEM), realizado em maio de
2021. Para isso, buscou-se conhecer os aspectos históricos de seu desenvolvimento no mundo
e no Brasil, bem como a natureza dos estudos que têm sido desenvolvidos e seus resultados no
que se refere à formação de professores e à aprendizagem dos estudantes. Os textos
evidenciaram a ampliação do número de estudos neste nível de escolaridade, ao mesmo tempo
em que mostraram a prevalência de estudos em contextos de formação continuada. Além disso,
os resultados revelaram aspectos da adaptação realizada em função dos contextos específicos
das salas de aula brasileiras. Igualmente, mostraram a importância da resolução de problemas
ao longo das etapas de planejamento-execução-reflexão da aula para o desenvolvimento
profissional docente e a ampliação das aprendizagens dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Lesson study nos anos finais do ensino fundamental : entendimentos a partir do I SILSEM | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lesson Study | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation presents the results of a mapping of researches that deal with Lesson Study
(LS) in Elementary School - Final Years published in the Annals of the I International Seminar
of Lesson Study in Mathematics Teaching (In Portuguese, Anais do I Seminário Internacional
de Lesson Study no Ensino de Matemática – I SILSEM), held in May 2021. For that, we sought
to know historical aspects of its development in the world and in Brazil, as well as the nature
of the studies that have been developed and their results in terms of teacher training and student
learning. The texts evidenced the increase in the number of studies at this level of schooling at
the same time that they showed the prevalence of studies in contexts of continuing education.
In addition, the results revealed aspects of the adaptation carried out according to the specific
contexts of Brazilian classrooms. Likewise, they showed the importance of problem solving
throughout the planning-execution-reflection stages of the class for the professional
development of teachers and the expansion of student learning. | pt_BR |
dc.contributor.email | carolina_sob@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|