http://repositorio.unb.br/handle/10482/45341
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_CarolinaSoaresdeOliveiraBorges.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Lesson study nos anos finais do ensino fundamental : entendimentos a partir do I SILSEM |
Auteur(s): | Borges, Carolina Soares de Oliveira |
metadata.dc.contributor.email: | carolina_sob@hotmail.com |
Orientador(es):: | Neves, Regina da Silva Pina |
Assunto:: | Lesson Study Matemática - estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Resolução de problemas |
Date de publication: | 20-déc-2022 |
Data de defesa:: | 25-aoû-2022 |
Référence bibliographique: | BORGES, Carolina Soares de Oliveira. Lesson study nos anos finais do ensino fundamental: entendimentos a partir do I SILSEM. 2022. 74 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | Esta dissertação apresenta os resultados de um mapeamento de pesquisas que discorrem sobre Lesson Study (LS) no Ensino Fundamental – Anos Finais divulgados nos Anais do I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (I SILSEM), realizado em maio de 2021. Para isso, buscou-se conhecer os aspectos históricos de seu desenvolvimento no mundo e no Brasil, bem como a natureza dos estudos que têm sido desenvolvidos e seus resultados no que se refere à formação de professores e à aprendizagem dos estudantes. Os textos evidenciaram a ampliação do número de estudos neste nível de escolaridade, ao mesmo tempo em que mostraram a prevalência de estudos em contextos de formação continuada. Além disso, os resultados revelaram aspectos da adaptação realizada em função dos contextos específicos das salas de aula brasileiras. Igualmente, mostraram a importância da resolução de problemas ao longo das etapas de planejamento-execução-reflexão da aula para o desenvolvimento profissional docente e a ampliação das aprendizagens dos estudantes. |
Abstract: | This dissertation presents the results of a mapping of researches that deal with Lesson Study (LS) in Elementary School - Final Years published in the Annals of the I International Seminar of Lesson Study in Mathematics Teaching (In Portuguese, Anais do I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática – I SILSEM), held in May 2021. For that, we sought to know historical aspects of its development in the world and in Brazil, as well as the nature of the studies that have been developed and their results in terms of teacher training and student learning. The texts evidenced the increase in the number of studies at this level of schooling at the same time that they showed the prevalence of studies in contexts of continuing education. In addition, the results revealed aspects of the adaptation carried out according to the specific contexts of Brazilian classrooms. Likewise, they showed the importance of problem solving throughout the planning-execution-reflection stages of the class for the professional development of teachers and the expansion of student learning. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.