http://repositorio.unb.br/handle/10482/45344
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_IgorPassosPires.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Estratégias pedagógico-performativas para o ensino de Teatro : um estudo com seis professores/ as no Distrito Federal, Brasil |
Autor(es): | Pires, Igor Passos |
Orientador(es): | Icle, Gilberto |
Assunto: | Estratégias pedagógicas Pedagogia do teatro Performance (Arte) Artes cênicas |
Data de publicação: | 20-Dez-2022 |
Data de defesa: | 28-Ago-2022 |
Referência: | PIRES, Igor Passos. Estratégias pedagógico-performativas para o ensino de Teatro: um estudo com seis professores/ as no Distrito Federal, Brasil. 2022. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa se insere no campo da Performance e Educação, estuda a prática docente em Teatro e foca o olhar sobre as estratégias pedagógico-performativas usadas pelos/as docentes para minimizar as dificuldades do cotidiano da escola. O objetivo da pesquisa foi compreender como professores/as de Arte, da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, licenciados/as em Artes Cênicas, performam as dificuldades da sala de aula em soluções cotidianas. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis professores/as de três Regiões Administrativas do Distrito Federal – a saber: Samambaia, Ceilândia e Brazlândia. Além das entrevistas foram utilizados, ainda, dados advindos das aulas ministradas pelo próprio pesquisador durante os anos de 2020 e 2021, também na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Os dados foram analisados a partir dos campos Performance e Educação (PAZ, 2020; PAZ; ICLE, 2020; ICLE; BONATTO, 2017; PINEAU, 2013) e Estudos da Performance (TAYLOR, 2013; SCHECHNER, 2006). Infere-se que, frente às dificuldades cotidianas encontradas na escola, os/as professores/as criam estratégias pedagógico-performativas para desenvolverem o ensino de Teatro. Identificam-se três estratégias que serão desenvolvidas ao longo da dissertação, sendo elas: a) Performance docente como ação de deformar; b) Atenção performativa e c) Bricolagem performativa. Conclui-se, ademais, que tais estratégias são concebidas ao longo de seus trajetos como docentes, sendo, então, modos de experimentação da prática e de aposta em um saber do corpo e que abre espaços propícios ao trabalho com a linguagem teatral. |
Abstract: | This research is part of the field of Performance and Education, studies the teaching practice in Theater and focuses on the pedagogical-performative strategies used by teachers to minimize the difficulties of everyday school life. The objective of the research was to understand how Art teachers, from the Public Education Network of the Federal District, graduated in Performing Arts, perform the difficulties of the classroom in everyday solutions. To this end, semi-structured interviews were carried out with six teachers from three Administrative Regions of the Federal District – namely: Samambaia, Ceilândia and Brazlândia. In addition to the interviews, data from the classes given by the researcher during the years 2020 and 2021, also in the Public Education Network of the Federal District, were used. Data were analyzed from the fields of Performance and Education (PAZ, 2020; PAZ; ICLE, 2020; ICLE; BONATTO, 2017; PINEAU, 2013) and Performance Studies (TAYLOR, 2013; SCHECHNER, 2006). It is inferred that, faced with the daily difficulties encountered at school, the teachers create pedagogical-performative strategies to develop the teaching of Theater. Three strategies are identified that will be developed throughout the dissertation, namely: a) Teacher performance as an action to deform; b) Performative attention and c) Performative bricolage. It is concluded, moreover, that such strategies are conceived along their paths as teachers, being, therefore, ways of experimenting with the practice and betting on a knowledge of the body that opens spaces conducive to working with theatrical language. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.