Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Almeida, Sheyla Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T22:16:04Z | - |
dc.date.available | 2022-12-21T22:16:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-12 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Sheyla Gomes de. Escolas transformadoras: vivências educativas à luz da teoria histórico-cultural. 2022. 301 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45354 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho de pesquisa foi realizado no bojo do Programa de Pós-graduação
em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UNB) na linha de pesquisa
Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação (EAPS).
Teve como objetivo investigar escolas, aqui denominadas ‘transformadoras’, que
têm se proposto a realizar seus processos e relações educativas sob paradigmas
diferentes dos estabelecidos pela educação institucionalizada/bancária e como
tem influenciado no desenvolvimento das pessoas educadas por elas. Inicia-se
com uma crítica à educação bancária alienante, sob o prisma das sucessivas
crises que enfrentamos na atualidade, seguida da pesquisa que trata das
mudanças paradigmáticas realizadas pelas escolas transformadoras. A busca
de dados e resultados foi realizada em vídeos de séries documentais e
institucionais referentes a esse tipo de escola. Para tanto, foram definidos
critérios para seleção dos vídeos, que foram vistos, transcritos, selecionadas as
falas em função da tese e estas foram organizadas em planilhas de acordo com
os temas identificados em comum e realizadas as análises. Ainda, foi feita uma
revisão de literatura, com buscas em plataformas oficiais de trabalhos científicos
que abordam pesquisas inerentes à essas escolas. A pesquisa e análises se
apoiaram principalmente na perspectiva histórico-cultural de Lev Semionovitch
Vigotski e na filosofia pedagógica humanizadora de Paulo Freire, entre outros/as
autores/as, que respaldam de forma contundente as relações e processos
educativos desenvolvidos por essas escolas. Para tanto, os objetos de análise
foram a “palavra”, as “vivências” e o “meio”, por intermédio das falas de pessoas
que vivenciam e vivenciaram essas escolas, que demonstram o meio educativo
intencionalmente organizado para oportunizar vivências permeadas de ações,
relações, princípios, valores, conhecimentos e concepções, como: liberdade,
responsabilidade, respeito, autonomia, cooperação, diálogo, reflexão crítica,
gestão participativa, entre outros, que oportunizam e geram compreensões e
aprendizados que influem diretamente no desenvolvimento humano em sua
integralidade, por se tratar de elementos ontológicos do humano, dialeticamente
confluentes entre as dimensões, biológica, cognitiva, emocional, cultural, entre
outras. Constituindo-se em elementos mobilizadores de novos sentidos para
relações educativas e consequentemente sociais, configurando-se numa
educação social, por meio de dispositivos individuais e coletivos indutores de
autonomias nos campos da ação, pensamento e emoções. Desta forma, essa
pesquisa demonstrou a tese que “as escolas transformadoras, mediante seus
processos, relações e meios educativos, oportunizam vivências que engendram
nas pessoas por elas educadas, sentidos e atitudes que podem colaborar com o
desenvolvimento de relações sociais e culturais mais humanizadas”. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Escolas transformadoras : vivências educativas à luz da teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação transformadora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processos educativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Humanização | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research work was carried out within the framework of the Graduate
Program in Education (PPGE) at the University of Brasília (UNB) in the School,
Learning, Pedagogical Action and Subjectivity in Education (EAPS) research line.
It aimed to investigate schools, here called 'transformers', which have proposed
to carry out their educational processes and relationships under paradigms
different from those established by institutionalized/banking education and how it
has influenced the development of people educated by them. It begins with a
critique of alienating banking education, through the prism of the successive
crises we face today, followed by a research that deals with the paradigmatic
changes carried out by transforming schools. The search for data and results was
carried out in videos of documentary and institutional series referring to this type
of school. To this end, criteria were defined for the selection of videos, which were
seen, transcribed, the speeches selected according to the thesis and these were
organized in spreadsheets according to the themes identified in common and the
analyzes carried out. Also, a literature review was carried out, with searches on
official platforms of scientific works that address research inherent to these
schools. The research and analysis were mainly based on the historical-cultural
perspective of Lev Semionovitch Vigotski and on the humanizing pedagogical
philosophy of Paulo Freire, among other authors, who strongly support the
relationships and educational processes developed by these schools. Therefore,
the objects of analysis were the "word", the "experiences" and the "environment",
through the speeches of people who experience and have lived these schools,
which demonstrate the educational environment intentionally organized to
provide opportunities for experiences permeated by actions, relationships,
principles, values, knowledge and concepts, such as: freedom, responsibility,
respect, autonomy, cooperation, dialogue, critical reflection, participatory
management, among others, which provide opportunities and generate
understandings and learning that directly influence human development in its
entirety, because they are ontological elements of the human, dialectically
confluent between the biological, cognitive, emotional, cultural dimensions,
among others. Constituting elements that mobilize new meanings for educational
and consequently social relationships, configuring itself in a social education,
through individual and collective devices that induce autonomy in the fields of
action, thought and emotions. Thus, this research demonstrated the thesis that
"the transforming schools, through their processes, relationships and educational
means, provide opportunities for experiences that engender in the people
educated by them, meanings and attitudes that can collaborate with the
development of more humanized social and cultural relationships”. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo de investigación fue realizado en el marco del Programa de
Posgrado en Educación (PPGE) de la Universidad de Brasilia (UNB) en la línea
de investigación Escuela, Aprendizaje, Acción Pedagógica y Subjetividad en
Educación (EAPS). Tuvo como objetivo investigar las escuelas, aquí
denominadas 'transformadoras', que se han propuesto realizar sus procesos y
relaciones educativas bajo paradigmas diferentes a los establecidos por la
educación institucionalizada/bancaria y cómo ésta ha influido en el desarrollo de
las personas educadas por ellas. Comienza con una crítica a la educación
bancaria alienante, a través del prisma de las sucesivas crisis a las que nos
enfrentamos en la actualidad, seguida de una investigación que aborda los
cambios paradigmáticos llevados a cabo por las escuelas transformadoras. La
búsqueda de datos y resultados se realizó en videos de series documentales e
institucionales referentes a este tipo de escuela. Para ello, se definieron criterios
para la selección de videos, los cuales fueron vistos, transcriptos, los discursos
seleccionados de acuerdo a la tesis y estos fueron organizados en hojas de
cálculo de acuerdo a los temas identificados en común y los análisis realizados.
Asimismo, se realizó una revisión bibliográfica, con búsquedas en plataformas
oficiales de trabajos científicos que aborden investigaciones propias de estas
escuelas. La investigación y el análisis se basaron principalmente en la
perspectiva histórico-cultural de Lev Semionovitch Vygotsky y en la filosofía
pedagógica humanizadora de Paulo Freire, entre otros autores, que sustentan
fuertemente las relaciones y procesos educativos desarrollados por estas
escuelas. Por lo tanto, los objetos de análisis fueron la "palabra", las
"experiencias" y el "ambiente", a través de los discursos de las personas que
experimentan y han vivido estas escuelas, que evidencian el ambiente educativo
intencionalmente organizado para brindar oportunidades de experiencias
permeadas por acciones. , relaciones, principios, valores, conocimientos y
conceptos, tales como: libertad, responsabilidad, respeto, autonomía,
cooperación, diálogo, reflexión crítica, gestión participativa, entre otros, que
brindan oportunidades y generan entendimientos y aprendizajes que inciden
directamente en el desarrollo humano en su totalidad, porque son elementos
ontológicos de lo humano, dialécticamente confluentes entre las dimensiones
biológica, cognitiva, afectiva, cultural, entre otras. Constituyendo elementos que
movilizan nuevos significados para las relaciones educativas y
consecuentemente sociales, configurándose en una educación social, a través
de dispositivos individuales y colectivos que inducen la autonomía en los campos
de acción, pensamiento y emociones. De esta manera, esta investigación
demostró la tesis de que “las escuelas transformadoras, a través de sus
procesos, relaciones y medios educativos, brindan oportunidades de
experiencias que engendran en las personas por ellas educadas, significados y
actitudes que pueden colaborar con el desarrollo de relaciones sociales y
culturales más humanizadas”. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Ce travail de recherche a été réalisé dans le cadre du Programme d'études
supérieures en éducation (PPGE) de l'Université de Brasilia (UNB) dans la ligne
de recherche École, apprentissage, action pédagogique et subjectivité en
éducation (EAPS). Il visait à enquêter sur les écoles, appelées ici
«transformatrices», qui ont proposé de mener leurs processus et relations
éducatifs sous des paradigmes différents de ceux établis par l'éducation
institutionnalisée/bancaire et comment cela a influencé le développement des
personnes éduquées par elles. Elle débute par une critique de l'éducation
bancaire aliénante, au prisme des crises successives auxquelles nous sommes
confrontés aujourd'hui, suivie d'une recherche portant sur les changements
paradigmatiques opérés par la transformation des écoles. La recherche de
données et de résultats a été effectuée dans des vidéos de séries documentaires
et institutionnelles faisant référence à ce type d'école. A cet effet, des critères ont
été définis pour la sélection des vidéos, qui ont été vues, retranscrites, les
discours sélectionnés selon la thèse et ceux-ci ont été organisés dans des
tableurs selon les thèmes communs identifiés et les analyses effectuées. Aussi,
une revue de la littérature a été réalisée, avec des recherches sur les plateformes
officielles d'ouvrages scientifiques qui abordent les recherches inhérentes à ces
écoles. La recherche et l'analyse se sont basées principalement sur la
perspective historico-culturelle de Lev Semionovitch Vygotsky et sur la
philosophie pédagogique humanisante de Paulo Freire, entre autres auteurs, qui
soutiennent fortement les relations et les processus éducatifs développés par ces
écoles. Par conséquent, les objets d'analyse étaient la "parole", les "expériences"
et "l'environnement", à travers les discours de personnes qui ont vécu et vécu
ces écoles, qui démontrent l'environnement éducatif intentionnellement organisé
pour offrir des opportunités d'expériences imprégnées d'actions. , relations,
principes, valeurs, connaissances et concepts, tels que : liberté, responsabilité,
respect, autonomie, coopération, dialogue, réflexion critique, gestion
participative, entre autres, qui offrent des opportunités et génèrent des
compréhensions et des apprentissages qui influencent directement le
développement humain dans son dans son intégralité, car ce sont des éléments
ontologiques de l'humain, dialectiquement confluents entre les dimensions
biologiques, cognitives, émotionnelles, culturelles, entre autres. Constituant des
éléments qui mobilisent de nouvelles significations pour les relations éducatives
et par conséquent sociales, se configurant dans une éducation sociale, à travers
des dispositifs individuels et collectifs qui induisent une autonomie dans les
domaines de l'action, de la pensée et des émotions. De cette façon, cette
recherche a démontré la thèse selon laquelle « la transformation des écoles, à
travers leurs processus, leurs relations et leurs moyens éducatifs, offre des
opportunités d'expériences qui engendrent chez les personnes éduquées par
elles, des sens et des attitudes qui peuvent collaborer avec le développement
d'une vie relations sociale et culturelles plus humanisée ». | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|