Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Simone Vasconcelos da | - |
dc.contributor.author | Menezes, Luciana Souza Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T22:00:49Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22T22:00:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-30 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Luciana Souza Vieira de. Alfabetização financeira para o Ensino Médio: uma proposta de itinerário formativo. 2022. 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45360 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma proposta de itinerário formativo para o Ensino
Médio, do tipo eletiva, abordando o tema Alfabetização Financeira, estruturado
segundo três referências principais: Quadro de Competências Essenciais em
Alfabetização Financeira para Jovens, as avaliações de Letramento Financeiro do
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, ambos elaborados pela
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico/ Rede Internacional
de Educação Financeira, e o documento Recomendações e Orientações para
Elaboração e Arquitetura Curricular dos Itinerários Formativos, elaborado pelo
Conselho Nacional de Secretários de Educação. Como objetivos, a dissertação visa
auxiliar professores e instituições na implementação do Novo Ensino Médio, conforme
preconiza a Base Nacional Comum Curricular e permitir que os estudantes entre 15 e
18 anos alcancem o nível básico de conhecimento em finanças adequados à realidade
da faixa etária, segundo parâmetros internacionais de avaliação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Alfabetização financeira para o Ensino Médio : uma proposta de itinerário formativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização financeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Disciplinas eletivas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work presents a proposal of a formative itinerary for High School, of the
elective type, approaching the theme Financial Literacy, structured according to three
main references: Framework of Essential Competencies in Financial Literacy for
Young People, the Financial Literacy assessments of the International Assessment
Program of Students, both prepared by the Organization for Economic Cooperation
and Development/International Financial Education Network, and the document
Recommendations and Guidelines for the Development and Curriculum Architecture
of Training Itineraries, prepared by the National Council of Secretaries of Education.
As objectives, the dissertation aims to help teachers and institutions in the
implementation of the New High School, as recommended by the National Common
Curricular Base and to allow students between 15 and 18 years old to reach the basic
level of knowledge in finance appropriate to the reality of the age group, according to
international evaluation parameters. | pt_BR |
dc.contributor.email | prof.luciana.menezes@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|