http://repositorio.unb.br/handle/10482/45360
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_LucianaSouzaVieiradeMenezes.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Alfabetização financeira para o Ensino Médio : uma proposta de itinerário formativo |
Authors: | Menezes, Luciana Souza Vieira de |
metadata.dc.contributor.email: | prof.luciana.menezes@gmail.com |
Orientador(es):: | Silva, Simone Vasconcelos da |
Assunto:: | Alfabetização financeira Educação financeira Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Disciplinas eletivas |
Issue Date: | 22-Dec-2022 |
Data de defesa:: | 30-Aug-2022 |
Citation: | MENEZES, Luciana Souza Vieira de. Alfabetização financeira para o Ensino Médio: uma proposta de itinerário formativo. 2022. 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho apresenta uma proposta de itinerário formativo para o Ensino Médio, do tipo eletiva, abordando o tema Alfabetização Financeira, estruturado segundo três referências principais: Quadro de Competências Essenciais em Alfabetização Financeira para Jovens, as avaliações de Letramento Financeiro do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, ambos elaborados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico/ Rede Internacional de Educação Financeira, e o documento Recomendações e Orientações para Elaboração e Arquitetura Curricular dos Itinerários Formativos, elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação. Como objetivos, a dissertação visa auxiliar professores e instituições na implementação do Novo Ensino Médio, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular e permitir que os estudantes entre 15 e 18 anos alcancem o nível básico de conhecimento em finanças adequados à realidade da faixa etária, segundo parâmetros internacionais de avaliação. |
Abstract: | The present work presents a proposal of a formative itinerary for High School, of the elective type, approaching the theme Financial Literacy, structured according to three main references: Framework of Essential Competencies in Financial Literacy for Young People, the Financial Literacy assessments of the International Assessment Program of Students, both prepared by the Organization for Economic Cooperation and Development/International Financial Education Network, and the document Recommendations and Guidelines for the Development and Curriculum Architecture of Training Itineraries, prepared by the National Council of Secretaries of Education. As objectives, the dissertation aims to help teachers and institutions in the implementation of the New High School, as recommended by the National Common Curricular Base and to allow students between 15 and 18 years old to reach the basic level of knowledge in finance appropriate to the reality of the age group, according to international evaluation parameters. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.