Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lignelli, César | - |
dc.contributor.author | Santos, Guilherme Mayer | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T22:02:11Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22T22:02:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Guilherme Mayer. Ouvindo não-humanos: uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra. 2022. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45364 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema da presente dissertação nasce da fascinação por ouvir aqueles que não pertencem à
espécie humana em uma determinada cena, dando enfoque a esse modo de operação
encontrado nos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra. Objetiva-se, desta feita,
analisar o processo composicional da criação de sonoridades da cena e seu desenvolvimento
nos espetáculos dirigidos, respectivamente, por César Lignelli e João Fiadeiro. Nesse sentido,
a pergunta central desta pesquisa consiste em: Quais são os efeitos do encontro cênico com
não-humanos no tocante a composição de sonoridades da cena? Para tal, serão utilizados
conceitos desses diretores, acerca de seus processos composicionais, e ainda são considerados
os conceitos: cena enquanto encontro, sonoridades, sonoplastia, música de cena, coisas,
objetos, negociação, especulação, tempo, aceleração, mediação, inventário, ouvir, escutar,
entender e compreender. Durante toda a dissertação, a análise da obra e a apresentação dos
conceitos ocorre de forma retroalimentativa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ouvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sonoridades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo composicional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Encontro cênico | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The theme of the present dissertation is born from the fascination for listening to those who
do not belong to the human species in a certain scene, focusing on this mode of operation
found in the shows DeBanda and De Perto Uma Pedra. This time, the objective is to analyze
the compositional process of creating the sounds of the scene and its development in the
shows directed, respectively, by César Lignelli and João Fiadeiro. In this sense, the central
question of this research is: What are the effects of the scenic encounter with non-humans
regarding the composition of the scene's sonorities? To this end, concepts of these directors
will be used, about their compositional processes, and the concepts are still considered: scene
as encounter, sounds, sound design, scene music, things, objects, negotiation, speculation,
time, acceleration, mediation, inventory, listen, listen, understand and understand.
Throughout the dissertation, the analysis of the work and the presentation of concepts occurs
in a retro-feeding way. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|