http://repositorio.unb.br/handle/10482/45364
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_GuilhermeMayerSantos.pdf | 8,12 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Ouvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra |
Auteur(s): | Santos, Guilherme Mayer |
Orientador(es):: | Lignelli, César |
Assunto:: | Sonoridades Cena Processo composicional Encontro cênico |
Date de publication: | 22-déc-2022 |
Data de defesa:: | 5-aoû-2022 |
Référence bibliographique: | SANTOS, Guilherme Mayer. Ouvindo não-humanos: uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra. 2022. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | O tema da presente dissertação nasce da fascinação por ouvir aqueles que não pertencem à espécie humana em uma determinada cena, dando enfoque a esse modo de operação encontrado nos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra. Objetiva-se, desta feita, analisar o processo composicional da criação de sonoridades da cena e seu desenvolvimento nos espetáculos dirigidos, respectivamente, por César Lignelli e João Fiadeiro. Nesse sentido, a pergunta central desta pesquisa consiste em: Quais são os efeitos do encontro cênico com não-humanos no tocante a composição de sonoridades da cena? Para tal, serão utilizados conceitos desses diretores, acerca de seus processos composicionais, e ainda são considerados os conceitos: cena enquanto encontro, sonoridades, sonoplastia, música de cena, coisas, objetos, negociação, especulação, tempo, aceleração, mediação, inventário, ouvir, escutar, entender e compreender. Durante toda a dissertação, a análise da obra e a apresentação dos conceitos ocorre de forma retroalimentativa. |
Abstract: | The theme of the present dissertation is born from the fascination for listening to those who do not belong to the human species in a certain scene, focusing on this mode of operation found in the shows DeBanda and De Perto Uma Pedra. This time, the objective is to analyze the compositional process of creating the sounds of the scene and its development in the shows directed, respectively, by César Lignelli and João Fiadeiro. In this sense, the central question of this research is: What are the effects of the scenic encounter with non-humans regarding the composition of the scene's sonorities? To this end, concepts of these directors will be used, about their compositional processes, and the concepts are still considered: scene as encounter, sounds, sound design, scene music, things, objects, negotiation, speculation, time, acceleration, mediation, inventory, listen, listen, understand and understand. Throughout the dissertation, the analysis of the work and the presentation of concepts occurs in a retro-feeding way. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Description: | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.