Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45416
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_RafaellaCarineMonterei.pdf2,53 MBAdobe PDFView/Open
Title: Perspectivas do uso do aprendizado de máquina em bibliotecas : uma revisão sistemática de literatura
Authors: Monterei, Rafaella Carine
metadata.dc.contributor.email: rafaellamonterei@gmail.com
Orientador(es):: Martins, Dalton Lopes
Assunto:: Aprendizado de máquina
Produtos de informação
Bibliotecas - serviços
Inteligência artificial
Inovação tecnológica
Unidades de informação
Issue Date: 3-Jan-2023
Citation: MONTEREI, Rafaella Carine. Perspectivas do uso do aprendizado de máquina em bibliotecas: uma revisão sistemática de literatura. 2022. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília. 2022.
Abstract: O presente trabalho tem por finalidade apresentar as aplicações da Inteligência Artificial, com ênfase em machine learning, em bibliotecas, cujo objetivo principal é mapear benefícios e impactos que o aprendizado de máquina pode oferecer para o desenvolvimento de produtos e serviços em bibliotecas. A fim de atender este objeto, o estudo se pautará em uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, com a abordagem exploratória, de natureza pura, por meio do uso da pesquisa bibliográfica. E, para realizar tal investigação, recorre-se à revisão sistemática de literatura, por meio da produção de um protocolo de pesquisa, baseado nas diretrizes propostas por Galvão e Ricarte (2020) para o campo da Ciência da Informação, complementados pelos estudos produzidos por Kitchenham (2004) e Felizardo et al (2017) para o campo da Ciência da Computação. Por fim, conclui-se que este estudo proporciona ao pesquisador refletir e identificar novos fenômenos nas relações interdisciplinares entre a Ciência da Informação e a Inteligência Artificial.
Abstract: The present work aims to present the applications of Artificial Intelligence, with emphasis on machine learning, in libraries, whose main objective is to map benefits and impacts that machine learning can offer for the development of products and services in libraries. In order to meet this object, the study will be based on a qualitative and quantitative research, with an exploratory approach, of a pure nature, through the use of bibliographic research. And, to carry out such an investigation, a systematic literature review is used, through the production of a research protocol, based on the guidelines proposed by Galvão and Ricarte (2020) for the field of Information Science, complemented by studies produced by Kitchenham (2004) and Felizardo et al (2017) for the field of Computer Science. Finally, it is concluded that this study allows the researcher to reflect and identify new phenomena in the interdisciplinary relationships between Information Science and Artificial Intelligence.
Resumen: El presente trabajo tiene como objetivo presentar las aplicaciones de la Inteligencia Artificial, con énfasis en el aprendizaje automático, en las bibliotecas, cuyo principal objetivo es mapear los beneficios e impactos que el aprendizaje automático puede ofrecer para el desarrollo de productos y servicios en las bibliotecas. Para cumplir con este objeto, el estudio se basará en una investigación cualitativa y cuantitativa, con un enfoque exploratorio, de carácter puro, mediante el uso de la investigación bibliográfica. Y, para llevar a cabo esta investigación, se utiliza una revisión sistemática de la literatura, a través de la producción de un protocolo de investigación, basado en las directrices propuestas por Galvão y Ricarte (2020) para el campo de las Ciencias de la Información, complementado con estudios producidos por Kitchenham (2004) y Felizardo et al (2017) para el campo de las Ciencias de la Computación. Finalmente, se concluye que este estudio permite al investigador reflexionar e identificar nuevos fenómenos en las relaciones interdisciplinarias entre las Ciencias de la Información y la Inteligencia Artificial.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45416/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.