Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Griboski, Claudia Maffini | - |
dc.contributor.author | Antonietto, Laís Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-09T21:58:27Z | - |
dc.date.available | 2023-01-09T21:58:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-22 | - |
dc.identifier.citation | ANTONIETTO, Laís Silveira. O erro como ferramenta para compreender o desempenho de estudantes em avaliações em larga escala. 2022. xii, 104 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45461 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo analisar os erros cometidos por estudantes em um teste cognitivo
de avaliação em larga escala e, a partir dessa análise, gerar evidências pedagógicas para
compreender o desempenho deles nessas avaliações. Neste trabalho, parte-se do pressuposto de
que o desenvolvimento de uma habilidade é um processo contínuo, cujos estágios são evidenciados
pelos erros que os estudantes cometem. Aplicando esse conceito ao universo das avaliações em
larga escala e considerando que as opções erradas de um item refletem esses estágios, entende-se
que estudantes em estágios diferentes de desenvolvimento de uma habilidade cometem erros
também diferentes. Sendo assim, este estudo utilizou uma metodologia de análise estatística para
analisar as probabilidades de marcação das opções erradas e associá-las ao nível de proficiência
desses estudantes, criando uma escala interpretada que leva em consideração os erros dos
estudantes ao invés dos acertos. A questão central que norteou essa investigação foi: é possível
utilizar as marcações dos estudantes nas opções erradas para gerar evidências sobre o seu
desempenho em avaliações em larga escala? Para responder a esse questionamento, a presente
dissertação justifica o estudo com base em uma abordagem quali-quantitativa, sendo organizada
na forma de artigo, com introdução, dois estudos analíticos, um produto técnico, que traz uma
escala interpretada com o objetivo de oferecer à comunidade escolar e à sociedade uma devolutiva
a respeito do desempenho dos estudantes em avaliações em larga escala e as considerações finais.
Os resultados permitem propor a referida escala, delimitando para cada um dos grupos de
estudantes estabelecidos um perfil dos erros geralmente cometidos. Cabe destacar que essa
pesquisa tem caráter exploratório, tendo em vista seu ineditismo no cenário das análises que se
fazem dos dados extraídos em avaliações em larga escala. Admite-se, portanto, suas limitações no
que se refere aos modelos estatísticos empregados, cabendo análises mais robustas para consolidar
os procedimentos adotados. Por outro lado, destaca-se como grande contribuição deste trabalho
uma análise que complementa as escalas de proficiência tradicionais e se soma aos resultados das
avaliações em larga escala, oferecendo uma nova perspectiva sobre o desempenho dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O erro como ferramenta para compreender o desempenho de estudantes em avaliações em larga escala | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Testes cognitivos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação em larga escala (SAEB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise do erro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Erros na aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to analyze the errors made by students in a large-scale cognitive assessment
test and, from this analysis, generate pedagogical evidence to understand their performance in
these assessments. In this work, it is assumed that the development of a skill is a continuous
process, which stages are evidenced by the mistakes students make. Applying this concept to the
universe of large-scale assessments and considering that the wrong choices of an item reflect these
stages, it is understood that students at different stages of development of a skill also make different
mistakes. Therefore, this study used a statistical analysis methodology to analyze the probabilities
of marking the wrong options and associate them with the proficiency level of these students,
creating an interpreted scale that considers the students' mistakes instead of correct markings. The
central question that guided this investigation was: is it possible to use students' marks in the wrong
options to generate evidence about their performance in large-scale assessments? To answer this
question, the present dissertation justifies the study based on a quali-quantitative approach, being
organized in the form of an article, with an introduction, two analytical studies, a technical product,
which brings an interpreted scale with the objective of offering the school community and society
feedback on student performance in large-scale assessments and final considerations. The results
allow us to propose this scale, delimiting for each of the groups of students a profile of the errors
generally made. It is worth noting that this research has an exploratory character, given its novelty
in the scenario of analyzes performed on data extracted in large-scale evaluations. Therefore, its
limitations regarding the statistical models used are admitted, requiring more robust analyzes to
consolidate the adopted procedures. On the other hand, an analysis that complements traditional
proficiency scales and adds to the results of large-scale assessments stands out as a major
contribution of this work, offering a new perspective on student performance. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:lantonietto@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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