Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Pereira, Fernanda Caroline de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T19:27:36Z | - |
dc.date.available | 2023-01-13T19:27:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-13 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-28 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Fernanda Caroline de Melo. Militarização da educação em Goiás: a escola pública como espaço de disputas. 2020. 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45492 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo analisar aspectos da conversão do Colégio Estadual
Dr. Negreiros, de Nerópolis-GO, em CEPMG - Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Dr.
Negreiros. O processo de alteração das características da escola ocorreu a partir de um pedido
da comunidade local. O objetivo geral do trabalho é investigar aspectos afetados pela
conversão do colégio em CEPMG, ao longo do ano de 2018. Para tanto, a pesquisa foi
baseada na preocupação em levantar quais argumentos levaram à militarização do colégio,
bem como em averiguar se há correção entre aspectos pedagógicos e de cidadania e o novo
modelo de gestão. A partir de uma análise documental que privilegiou a história do conceito no
País, buscou-se entender também se plena consciência por parte dos habitantes da cidade
sobre em que consiste o militarismo, e as possíveis consequências para os cidadãos, em
âmbito coletivo e particular, e para o País. Além de novas questões que surgiram no decorrer
da verificação. A metodologia escolhida foi a do “estudo de caso”, com locus no CEPMG Dr.
Negreiros, situado na cidade de Nerópolis-GO. Assim, foi procedida coleta de dados por meio
de análise documental tendo como principal referência o Projeto Político Pedagógico - PPP da
escola, bem como o projeto de lei de criação do CEPMG, além do regimento escolar interno
comum a todos os CEPMG's. A metodologia também contemplou a realização de entrevistas
semiestruturadas, com o diretor da unidade escolar e com a coordenadora pedagógica do turno
matutino, com foco no Ensino Médio. Também houve enquete por compais e estudantes, por
meio de questionário, utilizando a ferramenta google forms. A questão que permeou a pesquisa
foi: Qual a influência da formação militarizada, baseada no controle e disciplina, para a
educação pública em Goiás? Com ela, foi possível problematizar, por meio da análise dos
dados, o avanço do pensamento conservador dentro da unidade escolar. Pensamento que se
legitima e é paulatinamente naturalizado por meio das ações controladoras interpretadas como
“disciplinares”, e de comportamentos específicos exigidos tanto dos funcionários quanto dos
alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Militarização da educação em Goiás : a escola pública como espaço de disputas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Militarização do ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento conservador | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidadania | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to analyze aspects of the conversion of State School Dr. Negreiros, in
Nerópolis-GO, into CEPMG - State Military School of the Police Dr. Negreiros. The process of
changing the characteristics of the school took place at the request of thelocal community. The
general objective of the work is to investigate aspects affected by the conversion of the school
into CEPMG, throughout 2018. For this purpose, the research was based on the concern in
raising which arguments led to the militarization of the school, as well as in verifying if there is a
correction between pedagogical and citizenship aspects and the new management model.
Based on a documentary analysis that privileged the history of the concept in the country, it was
also sought to understand whether the city's inhabitants are fully aware of what militarism
consists of, and the possible consequences for citizens, both collectively and privately, and for
the country. In addition to new issues that arose during the verification. The chosen
methodology was the “case study”, with locus at CEPMG Dr. Negreiros, located in the city of
Nerópolis-GO. Thus, data collection was carried out through documentary analysis having as
main reference the Political Pedagogical Project - PPP of the school, as well as the law for the
creation of CEPMG, in addition to the internal school rules common to all CEPMG's. The
methodology also included the realization of semi-structured interviews, with the principal of the
school unit and with the pedagogical coordinator of the morning shift, focusing on high school.
There was also a survey with parents and students, through a questionnaire, using the google
forms tool. The question that permeated the research was: What is the influence of militarized
training, based on control and discipline, for public education in Goiás? With it, it was possible
to problematize, through data analysis, the advancement of conservative thinking within the
school unit. Thought that is legitimized and is gradually naturalized through controlling actions
interpreted as “disciplinary”, and specific behaviors required by both employees and students. | pt_BR |
dc.contributor.email | fernanda.mpereira@seduc.go.gov.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|