Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Torre Aranda, Maria del Carmen de la | - |
dc.contributor.author | Roure, Raquel Sá de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T21:31:48Z | - |
dc.date.available | 2023-01-17T21:31:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-22 | - |
dc.identifier.citation | ROURE, Raquel Sá de. Narrativas multimodais na aprendizagem de línguas adicionais na infância. 2022. 218 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45506 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetiva discutir e refletir sobre a educação linguística na infância mediada
por tecnologias digitais no contexto da educação básica, a partir da experiência vivenciada por
dezesseis crianças-aprendizes de língua inglesa no Projeto Messages on Pixels, desenvolvido com
ênfase na produção de materiais de ensino de línguas e de tarefas (LEFFA, 2008, 2017) e
fundamentado por concepções de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem na infância segundo
as perspectivas de teóricos da pedagogia, tais como Vygotsky, Maria Montessori e Loris
Malaguzzi. Partimos do entendimento que, na contemporaneidade, o uso de tecnologias digitais
na educação linguística com crianças é um fenômeno em expansão, e que a produção textual de
narrativas multimodais e a documentação pedagógica (FORMAN; FYFE, 2016; TOQUETÃO,
2020) das trajetórias de aprendizagem com a colaboração das crianças ofertam possibilidades para
uma educação linguística na infância inclusiva dos elementos digitais. Nesta perspectiva,
acreditamos que o ensino de línguas estrangeiras/adicionais para/com crianças (LUZ, 2003;
MARTINS MAGIOLO; TONELLI, 2020; ROCHA, 2007, 2010, 2012; SANTOS; TONELLI,
2021) mediado por tecnologias deve focalizar em tarefas que promovam os multiletramentos
(CAZDEN et al, 2021; ROJO, 2012, 2013; ROJO; MOURA, 2019) e a participação ativa das
crianças na construção de seus percursos de aprendizagem, respeitando suas características nas
diferentes fases do seu desenvolvimento. Assim, desenvolvemos um estudo de caso etnográfico
em uma escola privada do DF, onde a produção de narrativas multimodais pelas crianças foi
inserida como uma série de práticas de multiletramentos envolvendo o uso de recursos físicos e
digitais, registros, documentação pedagógica, depoimentos dos estudantes e observação
participante da professora-pesquisadora. As descobertas ao longo do estudo sugerem que o
desenvolvimento de percursos personalizados de aprendizagem, a participação ativa, as interações
sociais e a colaboração entre estudantes e professora na construção de tarefas têm potencial para
promover a agência, o protagonismo e a autoria nas aulas de línguas com crianças desde os anos
iniciais de escolarização. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Narrativas multimodais na aprendizagem de línguas adicionais na infância | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Línguas adicionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas multimodais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The goal of this research is to discuss and ponder on childhood language education mediated
by digital technologies in the context of basic education based on the experience lived by
sixteen children learning English as part of the Messages on Pixels Project, developed with an
emphasis on production of materials for teaching additional languages and tasks (LEFFA, 2008,
2017), and based on conceptions of cognitive development and childhood learning according
to the perspectives of pedagogy theorists such as Vygotsky, Maria Montessori, and Loris
Malaguzzi. We understand that, in the contemporary age, the use of digital technologies in
linguistic education with children is an expanding phenomenon, and that the textual production
of multimodal narratives and pedagogical documentation (FORMAN; FYFE, 2016;
TOQUETÃO, 2020) of learning trajectories including children collaboration provide
opportunities for a linguistic education in childhood inclusive of digital elements. In this
perspective, we believe that teaching foreign/additional languages to/with children (LUZ, 2003;
MARTINS MAGIOLO; TONELLI, 2020; ROCHA, 2007, 2010, 2012; SANTOS; TONELLI,
2021) mediated by technologies should focus on tasks that promote multiliteracies (CAZDEN
et al, 2021; ROJO, 2012, 2013; ROJO; MOURA, 2019) and the active participation of children
in the development of their learning paths, respecting their characteristics in the different stages
of their development. Thus, we created an ethnographic case study in a private school in the
Federal District, Brazil (Distrito Federal, Brasil), where the children’s production of
multimodal narratives was inserted as a series of multiliteracies practices involving the use of
physical and digital resources, data records, pedagogical documentation, student testimonials,
and the teacher-researcher participative observation. The findings throughout the study suggest
that the development of personalized learning paths, active participation, social interactions,
and collaboration between students and teacher in the development of tasks have the potential
to promote agency, protagonism, and authorship in language classes with children since early
childhood education. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La presente investigación tiene como objetivo discutir y reflexionar sobre la educación
lingüística en la infancia mediada por tecnologías digitales en el contexto de la educación
básica, a partir de la experiencia vivenciada por dieciséis niños-aprendices de lengua inglesa en
el Proyecto Messages on Píxeles, realizado con énfasis en la producción de materiales de
enseñanza de lenguas y de tareas (LEFFA, 2008, 2017) y basado por concepciones de desarrollo
cognitivo y aprendizaje en la infancia según las perspectivas de teóricos de la pedagogía, tales
como Vygotsky, Maria Montessori y Loris Malaguzzi. Partimos de la comprensión que, en la
contemporaneidad, el uso de tecnologías digitales en la educación lingüística con niños es un
fenómeno en expansión, y que la producción textual de narrativas multimodales y la
documentación pedagógica (FORMAN; FYFE, 2016; TOQUETÃO, 2020) de las trayectorias
de aprendizaje con la colaboración de los niños ofrecen posibilidades para una educación
lingüística en la infancia inclusiva de los elementos digitales. En esta perspectiva, creemos que
la enseñanza de lenguas extranjeras/adicionales para/con niños (LUZ, 2003; MARTINS
MAGIOLO; TONELLI, 2020; ROCA, 2007, 2010, 2012; SANTOS; TONELLI, 2021)
mediado por tecnologías debe focalizar en tareas que promuevan la multialfabetización
(CAZDEN et al, 2021; ROJO, 2012, 2013; ROJO; MORA, 2019) y la participación activa de
los niños en la construcción de sus recorridos de aprendizaje, respetando sus características en
las diferentes fases de su desarrollo. Así, hemos desarrollado un estudio de caso etnográfico en
una escuela privada del DF, donde la producción de narrativas multimodales por los niños fue
introducida como una serie de prácticas de multialfabetización incluyendo el uso de recursos
físicos y digitales, registros, documentación pedagógica, relatos de los estudiantes y
observación participante de la profesora-investigadora. Los descubrimientos a lo largo del
estudio sugieren que el desarrollo de recorridos personalizados de aprendizaje, la participación
activa, las interacciones sociales y la colaboración entre estudiantes y profesora en la
construcción de tareas tienen potencial para promocionar la agencia, el protagonismo y la
autoría en las aulas de lenguas con niños desde los años iniciales de escolarización. | pt_BR |
dc.contributor.email | raquelderoure@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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