Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Menezes, João Paulo Cunha de | - |
dc.contributor.author | Silva, Regina Braga | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T22:10:36Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T22:10:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Regina Braga. Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018: o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquáticos. 2022. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45512 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Biologia apresenta desafios em relação à abordagem dos conteúdos para
que esses não se tornem apenas memorizados e repetidos. Dessa forma, o uso de atividades
investigativas pode possibilitar aos estudantes a percepção dos conteúdos de forma
contextualizada e integrada ao seu dia a dia, podendo assim agir de forma crítica. Dentro desse
contexto, o objetivo principal desta pesquisa foi verificar se os livros didáticos de Biologia do
PNLD 2018 utilizaram a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, em especial a
Inteligência Naturalista, para diversificar a abordagem das atividades e conteúdo sobre
ecossistemas aquáticos; sendo a inteligência verbal/linguística predominante entre as atividades
analisadas. Foi produzido – após a análise dos livros didáticos – um guia pedagógico com
sugestões de atividades investigativas com a utilização da Teoria das Inteligências Múltiplas
como subsídio pedagógico. Com a implementação do Novo Ensino Médio em 2022, o guia
pedagógico é sugestão para uma Eletiva Orientada, de acordo com o Currículo em Movimento
do Novo Ensino Médio. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018 : o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquático | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino investigativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The teaching of Biology presents challenges in relation to the approach of contents so
that they do not just become memorized and repeated. In this way, the use of investigative
activities can enable students to perceive the contents in a contextualized and integrated way
into their daily lives, thus being able to act in a critical way. Within this context, the main
objective of this research was to verify whether the Biology textbooks of the PNLD 2018 used
Howard Gardner's Theory of Multiple Intelligences, especially Naturalist Intelligence, to
diversify the approach to activities and content on aquatic ecosystems; being the
verbal/linguistic intelligence predominant among the analyzed activities. After analyzing the
textbooks, a pedagogical guide was produced with suggestions for investigative activities using
the Theory of Multiple Intelligences as a pedagogical subsidy. With the implementation of the
New High School in 2022, the pedagogical guide is a suggestion for a Guided Elective,
according to the Curriculum in Motion of the New High School. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|