Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Maria Fernanda Nince | - |
dc.contributor.author | Pessoa, Neide Cândida de Oliveira Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T22:11:07Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T22:11:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-03 | - |
dc.identifier.citation | PESSOA, Neide Cândida de Oliveira Santos. A construção de metodologia investigativa para auxiliar os professores do Ensino Médio sobre o tema preservação e conservação de nascentes e matas ciliares. 2022. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45514 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto teve por objetivo elaborar uma Sequência Didática Investigativa - SDI,
contextualizada, para atender professores e estudantes do ensino médio na disciplina
de biologia, para incentivar, o ensino investigativo neste componente curricular com a
utilização deste produto. O estudo foi desenvolvido no Colégio Estadual Getúlio
Vargas, na cidade de Jaupaci no estado de Goiás. Assim, a partir da vivência na
escola de professores e estudantes e da contextualização do tema meio ambiente,
propomos e construímos uma SDI com o tema; “A construção de metodologia
investigativa para auxiliar os professores do ensino médio sobre o tema preservação
e conservação do meio ambiente”, planejadas com a sequência de seis aulas que
auxiliará no processo de ensino e aprendizado de biologia no ensino médio. A
sequência criada possui como conteúdo programático o Ciclo da Água, Interações
Ecológicas Dinâmicas das Comunidades, Ciclos Biogeoquímicos, Recursos Hídricos.
O projeto vem ao encontro ao anseio dos professores em criar estratégias de ensino
que tornem a aprendizagem de biologia mais significativa para o aluno, trabalhando
questões problematizadoras reais para o estudante. Tal estratégia visa promover a
investigação, coleta e tabulação de dados, discussões, formulação de ações, o
protagonismo estudantil, o conhecimento científico, a autonomia a tomada de
decisões para o seu bem-estar e do meio em que vive, sendo um agente de
transformações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A construção de metodologia investigativa para auxiliar os professores do Ensino Médio sobre o tema preservação e conservação de nascentes e matas ciliares | pt_BR |
dc.title.alternative | The construction of investigative methodology to help High School teachers on the theme of preservation and conservation of springs and ripair forests | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - métodos de ensino | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This project aimed to develop an Investigative Didactic Sequence - SDI,
contextualized, to serve teachers and high school students in the discipline of biology,
to encourage investigative teaching in this curricular component with the use of this
product. The study was developed at Colégio Estadual Getúlio Vargas, in the city of
Jaupaci in the state of Goiás. Thus, based on the experience at school of teachers and
students and the contextualization of the environment theme, we propose and build an
SDI with the theme; “The construction of an investigative methodology to help high
school teachers on the subject of preservation and conservation of the environment”,
planned with a sequence of six classes that will help in the process of teaching and
learning biology in high school. The sequence created has as programmatic content
the Water Cycle, Dynamic Ecological Interactions of Communities, Biogeochemical
Cycles, Water Resources. The project meets the teachers' desire to create teaching
strategies that make the learning of biology more meaningful for the student, working
on real problem-solving issues for the student to promote investigation, data collection
and tabulation, discussions, formulation of actions, student protagonism, scientific
knowledge, autonomy and decision-making for their well-being and the environment in
which they live, being an agent of transformation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|