Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho Junior, Francisco Antonio | - |
dc.contributor.author | Silva, Alexandre Lessa Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T18:45:25Z | - |
dc.date.available | 2023-01-19T18:45:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alexandre Lessa Pereira da. Estilos de liderança, clima organizacional e desempenho de equipes da Polícia Rodoviária Federal. 2022. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45528 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura sobre gestão estratégica de pessoas tem ressaltado a necessidade de investigação
de variáveis antecedentes ao desempenho de equipes. Muito se tem discutido sobre a
influência da liderança e do clima organizacional no contexto das organizações, sugerindo-se
a realização de pesquisas empíricas que contribuam significativamente para o direcionamento
estratégico da gestão de pessoas. Este trabalho tem por objetivo testar relações empíricas entre
estilos de liderança, clima organizacional e desempenho de equipes na Polícia Rodoviária
Federal. Quanto ao método, foi utilizada metodologia mista, com uma etapa qualitativa na
qual foram identificados os principais indicadores relevantes para a mensuração da expressão
da variável desempenho em equipes na PRF como produto da atuação da liderança, sendo que
os dados coletados nas 11 entrevistas com gestores operacionais também auxiliaram na
identificação de possíveis escalas para medição da expressão das variáveis de interesse que
fossem adequadas ao contexto organizacional da PRF. Já na etapa quantitativa, os
instrumentos de pesquisa utilizados foram uma autoavaliação pelos gestores sobre percepção
de clima organizacional e estilos de liderança e uma heteroavaliação sobre o desempenho da
equipe que está sob a sua gestão. Quanto aos integrantes das equipes, os questionários
permitiram uma autoavaliação sobre percepção de clima organizacional e desempenho da
equipe da qual fazem parte, bem como uma heteroavaliação sobre estilos de liderança dos
gestores, tendo sido utilizadas três medidas: Heteroavaliação de Estilos de Liderança, Clima
Organizacional e Desempenho de Equipes. As três escalas foram elaboradas no Brasil e já
validadas em estudos anteriores. A amostra compreende 461 policiais rodoviários federais
lotados em 150 delegacias da Instituição. Como resultado, o estudo possibilitou: identificação
dos estilos de liderança predominantes entre os gestores das Unidades da PRF objetos de
estudo (segundo a percepção dos liderados); avaliação do clima organizacional percebido
pelos policiais rodoviários federais; investigação dos indicadores associados ao desempenho
de equipes na PRF; e verificação se o estilo de liderança e o clima organizacional percebido
impactam na explicação do desempenho de equipes em unidades da PRF. As análises de
regressão apontaram que os estilos de liderança voltados para as pessoas e para as tarefas
apresentaram relações significativas com o desempenho de equipes, bem como o clima
organizacional, notadamente, na dimensão estratégias e planos, influencia o desempenho de
equipes na PRF. Como limitação, destaca-se o fato de a aplicação da pesquisa ter ocorrido
durante a pandemia da COVID-19, que impactou a rotina operacional da Instituição e
dificultou a coleta de dados. O estudo empírico segmentado por Unidades, considerando que cada uma delas tem seu modus operandi decorrente de sua estrutura e subculturas, apresentase como sugestão para estudos futuros. Sugere-se também a incorporação e a testagem de
outras variáveis no modelo preditivo, tais como motivação para o trabalho, cidadania
organizacional e satisfação no trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estilos de liderança, clima organizacional e desempenho de equipes da Polícia Rodoviária Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estilos de liderança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clima organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho de equipes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração pública | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The literature on strategic people management has highlighted the need to investigate
variables antecedent to team performance. Much has been discussed about the influence of
leadership and organizational climate in this context, creating a scenario that suggests the
realization of empirical research that significantly contributes to the strategic direction of
people management in these organizations. The present work aims to test empirical
relationships between leadership styles, organizational climate and team performance in the
Federal Highway Police. As for the method, a mixed methodology was used, with a
qualitative step in which the main indicators relevant to the measurement of the expression of
the variable performance in teams in the PRF as a product of leadership performance were
identified, and the data collected in the 11 interviews with managers operational measures
also helped to identify possible scales to measure the expression of variables of interest that
were appropriate to the organizational context of the PRF. In the quantitative stage, the
research instruments used were a self-assessment by managers on the perception of
organizational climate and leadership styles and a hetero-assessment of the performance of
the team under their management. As for the team members, the questionnaires allowed a
self-assessment on the perception of organizational climate and performance of the team of
which they are part, and a heteroassessment of their managers' leadership styles. Three
measures were used: Heteroassessment of Leadership Styles, Organizational Climate and
Team Performance. The three scales were developed in Brazil and have already been
validated in previous studies. The sample consisted of 461 responding federal highway police
officers, stationed in 150 police stations of the Institution. As a result, the study made it
possible to identify the predominant leadership styles among the managers of the PRF Units
that were the object of study (according to the perception of the subordinates); the assessment
of the organizational climate perceived by the federal highway police; the investigation of
indicators associated with the performance of teams in the PRF; and verification if the | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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