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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/45529
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Titre: Re-conhecimento da realidade na prática psicanalítica
Auteur(s): Versiani, Estela Ribeiro
metadata.dc.contributor.email: estela.versiani@gmail.com
Orientador(es):: Celes, Luiz Augusto Monnerat
Assunto:: Psicanálise
Análise
Freud, Sigmund, 1856-1939
Aristóteles
Référence bibliographique: VERSIANI, Estela Ribeiro. Re-conhecimento da realidade na prática psicanalítica. 1999. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
Résumé: O presente trabalho parte da hipótese de que a análise possibilita modificações na realidade do analisando e tem como objetivo discutir tanto a realidade sobre a qual essas modificações incidem como o processo pelo qual mudanças são provocadas por meio da análise e em análise. A argumentação é desenvolvida com base na análise de textos tomados como referência. A partir da discussão das noções de realidade material e realidade psíquica em Freud, chega-se a uma delimitação da realidade "ao analisando, que passa a ser concebida como uma realidade do tipo “ora realidade psíquica-ora realidade material”. O processo pelo qual uma análise possibilita mudanças é abordado tanto por meio da noção freudiana de pós-educação (Nacherziehung) como pela idéia de re-conhecimento, que é introduzida e desenvolvida neste trabalho. O re-conhecimento diz respeito a um processo que se dá em análise - e que produz determinados efeitos no trabalho associativo - e é desenvolvido a partir da noção de reconhecimento trágico (anagnorisis), tal qual esta é apresentada por Aristóteles na Poética. Três tipos de re-conhecimento são apresentados e caracterizados: re-conhecimento da realidade psíquica, re-conhecimento do infantil e re-conhecer-se em sua realidade. Os três são concebidos como aspectos de um re-conhecimento mais geral, o re-conhecimento de uma realidade própria a cada analisando. Como efeito do trabalho associativo provocado pelo re-conhecimento de determinados aspectos de sua realidade, poderá ocorrer uma mudança pós-educativa na maneira de o analisando perceber essa realidade. E é na articulação desses dois processos (re-conhecimento e pós-educação) que uma mudança na realidade do analisando se torna possível a partir da análise, deixando ver aspectos dessa realidade antes ocultos ou desconhecidos. A conclusão sugere que tal mudança pode ter um efeito terapêutico.
Abstract: This dissertation starts out from the hypothesis that analysis makes possible modifícations in the patient's reality and has the aim of discussing both the reality upon which such modifícations fali and the process by which changes are provoked by analysis and in analysis. Argumentation is developed based on the analysis of texts taken as reference. By means of a discussion regarding Freud’s use of the terms material reality and psychical reality, it arrives at a delimitation of the patient 's reality, which is conceived of as a kind of reality “now psychical reality-now material reality”. The process by which an analysis makes modifícations possible is approached both by means of the Freudian notion o f after-education (Nacherziehung) and by the idea of recognition, which is introduced and developed in this dissertation. Re-cognition is a process which takes place in analysis - and produces certain effects on the associative flow - and its development is based on the concept of tragic recognition (anagnorisis), as presented in Aristotle's Poetics. Three kinds of re-cognition are presented and characterized: re-cognition of psychical reality, re-cognition of the infantile and re-cognizing oneself in one 's own reality. Those three kinds are conceived of as aspects of a more general re-cognition, a re-cognition of a reality proper to each patient. As an effect of the associations in analysis provoked by the re-cognition of certain aspects of his/her reality, an after-educative change in the way the patient perceives this reality might take place. And, from the articulation between the two processes (re-cognition and after-education), a modification in the patient's reality is made possible in analysis, disclosing aspects of this reality until then unknown or concealed. The conclusion suggests that such a modification might have a therapeutic effect
Description: Dissertação — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia,1999.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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