Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bonat, Debora | - |
dc.contributor.author | Medeiros, André Luiz Lacerda | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T22:24:21Z | - |
dc.date.available | 2023-01-20T22:24:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-31 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, André Luiz Lacerda. Alternativas à judicialização: ouvidorias públicas na autocomposição de conflitos que envolvam a administração pública. 2022. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45578 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho dedicou-se ao estudo de práticas consensuais
desenvolvidas extrajudicialmente no âmbito da administração pública e à análise dos
possíveis impactos dessa abordagem do conflito como forma de inibir a judicialização.
Partindo da compreensão de que a judicialização é um fenômeno vivenciado no
Estado brasileiro em razão da incompleta redemocratização vivenciada após 1988,
constatou-se que a atuação do Judiciário, incisivamente dedicada à tutela de direitos
constitucionalmente garantidos, representa um obstáculo para a implementação de
um modelo de democracia participativa pois a partir da cultura da sentença, juízes e
tribunais desestimulam a participação popular e controle social da administração
pública. Movimentos sociais e estatais recentes tem dedicado esforços em promover
a reaproximação entre a população e o Estado, garantindo que sejam levadas ao
judiciário apenas demandas em que a tutela dos tribunais seja essencial. Partindo da
compreensão de que as Ouvidorias Públicas possuem competência legal para a
promoção institucional do consenso, buscou-se compreender como é formada a
autocomposição de conflitos que envolvem a administração, as técnicas adotadas
pelo Ouvidor e aferir o alcance do consenso como forma de inibir a judicialização de
políticas do Estado. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Alternativas à judicialização : ouvidorias públicas na autocomposição de conflitos que envolvam a administração pública | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Judicialização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Democracia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ouvidorias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Democracia participativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Controle social | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work was dedicated to the study of consensual practices developed
extrajudicially in the government and to the analysis of the possible impacts of this
metod for inhibit the judicialization. Starting from the understanding that judicialization
is a phenomenon that has occurred in Brazil due to the incomplete redemocratization
experienced after 1988, it was observed that the actions of the Judiciary, dedicated
incisively to the protection of constitutionally guaranteed rights, represent an obstacle
to the implementation of a model of participative democracy, since, based on the
culture of the sentence, judges and courts discourage popular participation and social
control of public administration. Recent social and state movements have dedicated
efforts to promote a rapprochement between the population and the state, ensuring
that only those demands where the protection of the courts is essential are taken to
the judiciary. Starting from the premise that Public Ombudsmen have legal
competence to promote consensus, have tried to understand how the autocomposition
of conflicts involving the administration is formed, the techniques adopted by the
Ombudsman and to verify the reach of consensus as a way to inhibit the judicialization
of public policies. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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