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Título : A prática pedagógica enquanto mediação entre a etnomatemática e a educação ambiental
Autor : Possas, Ana Raquel Oliveira da Costa
Orientador(es):: Reigota, Marcos
Assunto:: Etnomatemática
Educação Ambiental
Pedagogia Freireana
Fecha de publicación : 22-ene-2023
Citación : POSSAS, Ana Raquel Oliveira da Costa. A prática pedagógica enquanto mediação entre a etnomatemática e a educação ambiental. 2003. 150 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumen : Neste trabalho desenvolvemos uma proposta pedagógica que associa o ensino da matemática às situações do cotidiano e às questões ambientais. Com o suporte na pedagogia freireana propiciamos aos licenciandos do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal do Amapá — UNIFAP, a realização de atividades contextualizando a Educação Matemática, especificamente a Etnomatemática, com a Educação Ambiental. Através destas atividades acreditamos contribuir para a formação de uma consciência crítica frente aos problemas ambientais e sociais da sociedade, pois a integração de conteúdos matemáticos a situações do meio ambiente sensibiliza para o respeito à natureza e a para a preservação ambiental. Incluímos problemas matemáticos pautados na problemática ambiental da Amazônia, especificamente do Amapá, e várias propostas de materiais concretos produzidos para o ensino de conteúdos matemáticos articulando a Etnomatemática com a Educação Ambiental. Nossa caminhada permitiu aos Ecenciandos entenderem que se faz necessário relacionar a matemática que ensinamos com a vida cotidiana. Mostramos que a utilização dessa proposta possibilita educadores matemáticos desafiarem seus alunos para enfrentar novas situações, oferecendo caminhos para a formação de cidadãos críticos e atuantes na comunidade em que vivem, sendo questionadores dos problemas ambientais e sociais que os afetam
Abstract: A pedagogical proposal, which connects the teaching of mathematics to everyday situations as well as to environmental issues, is shown in this work. Based on the foundation of Freire’s pedagogy, the students of the Mathematics Course at the Federal University of Amapá - UNIFAP, are provided with the chance to carry out activities, which involve both, Math Education, Ethnomathematics specifically, and Environmental Education. Through these previously mentioned activities, there is a significant contribution as to the formation of criticai capacity concerning the social and environmental problems of our society, for the integration of mathematical contents with environmental situations lead to the respect towards nature and environmental preservation. Mathematical questions related to the environmental problems of the Amazon, specifically in the State of Amapá, as well as several proposals concerning materiais produced for the teaching of mathematical contents articulating Ethnomathematics and Environmental Education, have been included in this work. This initiative made it possible for the students of the Mathematics Course to understand that it is a must to make a relation between what is taught and our everyday lives. The utilization of such proposal enables mathematics educators to challenge their students to cope with new situations, providing them with conditions to become criticai and active citizens in their own communities being questioners of the environmental and social problems they are faced with.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, 2003.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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