http://repositorio.unb.br/handle/10482/45594
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Título : | Distrito Federal : o mamulengo que mora nas cidades 1990 a 2001 |
Autor : | Brochado, Izabela Costa |
Orientador(es):: | Costa, Cléria Botelho da |
Assunto:: | Teatro de bonecos - Mamulengo Distrito Federal |
Fecha de publicación : | 22-ene-2023 |
Data de defesa:: | 2001 |
Citación : | BROCHADO, Izabela Costa. Distrito Federal: o mamulengo que mora nas cidades 1990 a 2001. 2001. 114 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2001. |
Resumen : | Mamulengo é um teatro de bonecos popular do Nordeste brasileiro que tem sobrevivido por mais de dois séculos, sobretudo, por meio da cultura oral. Nesta dissertação tentarei mostrar como essa tradição teatral chegou no Distrito Federal e como ela tem sido ressignifícada pelos mamulengueiros residentes na cidade. Com base na análise dos elementos que configuram o Mamulengo, enquanto arte, buscarei indicar os sentidos e os valores que expressam atualmente. Para compreender como a tradição do mamulengo vem sendo transmitida por meio da cultura oral, no Distrito Federal nos anos 90 a 2001, trabalhei com a História Oral. Dessa forma, foram realizadas 04 entrevistas de história de vida trabalhando-se com entrevistas semi-estruturadas. Foram entrevistados quatro mamulengueiros residentes no Distrito Federal: Chico Simões, Mestre Zezito, Carlos Machado e Valter Cedro. Além dos quatro mamulengueiros pesquisados, ampliei a amostra da pesquisa a mais 04 artistas: Neide de Nazaré dos Santos, Moisés Beto de Souza, Agnaldo Algodão e Ricardo Gutti, trabalhando-se com estrevistas semi-estruturadas. O critério utilizado para a escolha desses informantes foi ser aprendiz da arte do Mamulengo ou ainda ser integrante de grupo que trabalha com o Mamulengo, sem no entanto, ter o Mamulengo como ocupação básica, assegurando desse modo a representatividade da amostra. Ao percorrer os caminhos apontados por este trabalho, levei em consideração não apenas os pensamentos, mas também sentimentos e emoções suscitados por ele. Ao realizar as entrevistas, pude perceber que à medida que o entrevistado rememora, que se vê diante de um outro recontando a sua história, ele se percebe como sujeito que transforma o mundo. Neste sentido, de objeto de estudo ele passa a sujeito da sua história. |
Abstract: | Mamulengo is a puppet theatre popular in the Northeast of Brazil, which has been kept alive, for more than two centuries, mostly through oral culture. In this study I will try to demonstrate how this theatrical tradition arrived in the Federal District and how it has being ‘ reconfigurated ’ by the artists who work with Mamulengo in the city. By the analysis of the elements that structure the Mamulengo as art, I will tray to indicate the meanings and values that it expresses nowadays. Based on the analysis of the elements which constitute the Mamulengo as an art form, I try to point out the messages and values that they express nowadays. In order to understand how the tradition of Mamulengo has been orally transmitted in the Federal District, from 1990 until 2001,1 have worked by means of an ‘oral history’. In like manner, 4 interviews of ‘life’s histories’ were undertaken, working through semistructured interviews. The subjects of these interviews were the ‘mamulengueiros’ such Chico Simões, Mestre Zezito, Carlos Machado and such Valter Cedro. Besides the above-mentioned artists, I have broaden the scope of the research with 4 more artists, working again through semi-structured interviews: Neide de Nazaré dos Santos, Moisés Beto de Souza, Agnaldo Algodão e Ricardo Gutti. The criteria used for choosing these latter artists were being either an apprentice of this art form, or an active (amateur) participant of a group, (although not a professional one). In this way a wide scope of the sample was assured. When undertaking the path proposed by this study I have taken into consideration not only a rational approach, but also the emotions and feelings elicited by the study. During the interviews, I could perceive that, as long as the interviewed recollects facts, and is confronted by an interlocutor, then he sees himself as a subject who changes the world. In this sense, from a passive case-study he becomes an active subject of his history. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2001. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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