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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45734
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Title: Necessidade de um novo paradigma na formação do diretor da escola
Authors: Lopes, Maria Ângela Soares
metadata.dc.contributor.email: mariaangelas@gmail.com
Orientador(es):: Sá, Laís Maria Borges de Mourão
Issue Date: 24-Mar-2023
Citation: LOPES, Maria Ângela Soares. Necessidade de um novo paradigma na formação do diretor da escola. 1995. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 1995.
Abstract: O presente estudo, de cunho predominantemente qualitativo, busca analisar a formação do Diretor de Escola, utilizando como referência a Teoria da Cibernética Social que contribui para a construção do paradigma emergente. Num primeiro momento, a pesquisa teve por objetivo analisar, a partir da contextualização histórica da Administração e da Administração Escolar, os aspectos filosóficos e metodológicos da formação do Diretor de Escola, bem como, verificar os objetivos desses cursos e a coerência com os objetivos do Diretor de Escola. A partir dai, analisamos como são abordadas as questões relativas ao autoconhecimento. Instrumento que a Teoria da Cibernética Social propõe para superar a fragmentação presente no paradigma cartesiano; identificamos as dimensões noológicas presentes na formação e discutimos questões relacionadas ao poder. A coleta de dados foi feita em duas Instituições de Ensino Superior: Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e Universidade de Brasília. Professores, alunos e ex-alunos compõem as categorias de pessoas investigadas neste estudo, no qual foram uti1izados os seguintes instrumentos: análise documental, três questionários, observação participante e entrevistas. Para a análise, consideramos a construção de idéias das pessoas investigadas. identificando assim suas estruturas de significação. A interpretação dos resultados aponta para as seguintes conclusões: Para formar Diretores de Escola comprometidos em romper com as limitações impostas pelo paradigma cartesiano, é emergencial a necessidade de se estabelecer objetivos para a formação de Diretores de Escola. Os objetivos do Diretor de Escola não contemplam as dimensões individual, grupai e social que compõem o processo de desenvolvimento humano, segundo a Teoria da Cibernética Social. Propomos objetivos que contemplem os aspectos da natureza humana considerados na Teoria da Cibernética Social. 0 autoconhecimento, apesar de ser um tema presente nos cursos de formação do Diretor de Escola, não contribui significativamente para a integração das funções noológicas do futuro profissional, do que decorre um profissional com visão fragmentada dos processos administrativos/pedagógicos, e dos objetivos educacionais. A prática pedagógica democrática não se consolidou ainda nos cursos de formação de Diretor de Escola, apesar disso estar constantemente presente nos discursos dos professores. Há descompasso entre os conceitos desenvolvidos pelos professores em sala de aula e os apreendidos pelos alunos; percebe-se também incoerência entre aquilo que se aponta nos discursos com os conceitos desenvolvidos no curso de formação e a e a prática pedagógica realmente desenvolvida observada durante a pesquisa.
Abstract: The study in question, with a predominantlv qualitative character, tries to analyse the school principal graduation, bv utilising as reference, the Social Cybernetic Theory wich contributes to the emergent paradigm construe'/tion. At a first moment, the research pretended to analyse, from the historical context of the Administration and School Administration, the school principal philosophical and methodological aspects, to verify these studies objectives and the coherence with the school principal objectives. From this part, we analized the questions approaches concerning to theself-knowledge, the tool which the Social Cybernetic Theory proposes to overcome the fragmentation presented in the cartesian paradigm, and it was identified the noologic dimensions presented in the studies and it was discussed questions related to the autority. The data collection was made in two Higher Education Institutions : Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e Universidade de Brasilia. Teachers, students and ex-students consist the categories of persons which where investigated in this study, in which were utilized the folowing tools: Documental Analysis, three questionnarires, participant observation and interviews. It was considerate to the analysis. the construction of concepts of the investigated persons, when we identified their significations structures. The results interpretations indicates the following conclusions; To graduate engaged school principals in breaking the cartesian paradigm limitations. it is necessary to establish objectives to the school principal graduation. - The school principal objectives don't contemplate the individual, groupal and social dimensions that constitute the human development process according to the Social Cybernetic Theory. We recommend objectives which contemplate the human natureaspects considered in the SCT. The self-knowledge, in spite of being a present theme in the school principal graduation, doesn't, contribute significantly, to the noological functions integration of the intended professional, so we have a professional with a fragmented vision of the administrative/pedagogic processes and educational goals. The democratic pedagogic practice was not consolidated it self yet, in the studies of school principal graduation, although it is constantly presented in the teacher's discourses. - There is confusion between the concepts developed by teachers in classrooms and those apprehended by the students; also it is noted, incoherence between subjects that which is presented in the discourses with the concepts developed in the graduations study and the really pedagogic practice developed, observed during the research.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 1995.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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