http://repositorio.unb.br/handle/10482/45739
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_HareliFernandaGarciaCecchin.pdf | 8,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Asas para a Adultez : construindo um programa de prevenção do suicídio para estudantes universitários |
Authors: | Cecchin, Hareli Fernanda Garcia |
metadata.dc.contributor.email: | harelifernanda@gmail.com |
Orientador(es):: | Murta, Sheila Giardini |
Assunto:: | Suicídio - prevenção Estudantes universitários Intervenção |
Issue Date: | 28-Mar-2023 |
Data de defesa:: | 20-Oct-2022 |
Citation: | CECCHIN, Hareli Fernanda Garcia. Asas para a Adultez: construindo um programa de prevenção do suicídio para estudantes universitários. 2022. 346 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Abstract: | O suicídio é um grave problema de saúde pública, sendo a quarta causa de mortalidade entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. No entanto, a pesquisa nesse campo ainda é incipiente no Brasil, o que indica a necessidade de desenvolvimento de programas de prevenção cientificamente embasados no âmbito do contexto nacional. O objetivo dessa tese foi desenvolver os componentes centrais de uma intervenção para a prevenção do suicídio de estudantes universitários a partir de uma avaliação de necessidades focada em evidências da literatura e do contexto local. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo fundamentado na abordagem do Mapeamento de Intervenção. As principais questões que orientaram a pesquisa foram: o que relatam as revisões sistemáticas de literatura sobre preditores de eficácia, efetividade e custo-efetividade dos programas para a prevenção do suicídio de estudantes universitários? Quais são os fatores de risco e de proteção do suicídio de estudantes universitários? Quais são as barreiras, facilitadores e atores sociais envolvidos no comportamento de busca de ajuda do estudante universitário? Quais elementos podem apoiar a implementação exitosa de uma intervenção para a prevenção do suicídio de estudantes universitários? Quais devem ser os objetivos, resultados esperados e componentes centrais de uma intervenção para prevenção de suicídio baseada em evidências empíricas? A pesquisa foi desenvolvida por meio de seis estudos realizados em uma universidade da região Norte do Brasil. No capítulo 1 é apresentada uma revisão de escopo sobre os achados de revisões sistemáticas e metanálises no que se refere a eficácia, efetividade e custo-efetividade de programas de prevenção do suicídio para estudantes universitários. Os resultados mostram que os programas são desenvolvidos há 30 anos no mundo. Eles são viáveis e potentes para aumentar o conhecimento sobre suicídio e sua prevenção, a autoeficácia e atitudes de curto prazo em relação ao suicídio, bem como o comportamento de busca de ajuda e vinculação ao tratamento. Essas intervenções também se mostram eficazes para diminuir a ideação suicida e o suicídio consumado. Nos capítulos 2, 3, 4 e 5 foram examinadas evidências do contexto local por meio de entrevistas com múltiplos atores (estudantes, coordenadores de curso, técnico-administrativos e profissionais de saúde), cujos resultados foram analisados via Análise de Conteúdo e estatística descritiva simples. O capítulo 2 investigou os fatores de risco do suicídio de estudantes universitários. As categorias mais frequentes do ponto de vista dos jovens foram: transtornos mentais na juventude; desigualdade de renda e sofrimento mental; transtornos mentais na infância ou adolescência e dificuldade de realizar tarefas desenvolvimentais do jovem adulto. O capítulo 3 investigou os fatores de proteção do suicídio de estudantes universitários. As categorias mais frequentes do ponto de vista dos jovens foram: suporte social; tratamento psicológico; atividades de lazer e engajamento religioso. O capítulo 4 analisou as barreiras, facilitadores e atores sociais envolvidos no comportamento de busca de ajuda profissional dos estudantes universitários. Os achados sugeriram que a baixa necessidade percebida é a principal barreira e a literacia em saúde mental o principal facilitador do comportamento de busca de ajuda. Os atores sociais mais envolvidos no comportamento de busca de ajuda são: amigo/colega de sala, parceiro íntimo e professor. O capítulo 5 investigou quais elementos podem apoiar a implementação exitosa de uma intervenção para a prevenção do suicídio de estudantes universitários a partir do modelo Context and Implementation of Complex Interventions (CICI). Os achados indicaram cuidados durante várias fases do processo de implementação e atenção à segurança do local de atendimento. As sugestões de intervenção com maior percentual de respostas foram: melhorar a relação professor-aluno; oferecer grupos temáticos e rodas de conversa e realizar campanhas de saúde mental. O capítulo 6 descreveu o desenvolvimento do núcleo central de uma intervenção para prevenção do suicídio. A partir da composição de um grupo de trabalho, analisou-se os resultados da avaliação de necessidades e desenvolveu-se os componentes centrais de uma intervenção para estudantes universitários, capaz de favorecer a Autonomia, Suporte social, (busca de) Ajuda profissional e Pertencimento, e foi denominada Asas para a Adultez (ASAP). A intervenção foi baseada na educação de pares e mentoria, combinando os quatro papéis de mentor: apoio psicológico, apoio para escolha de uma carreira, apoio acadêmico e oferta de um modelo a ser seguido. Os seis estudos apoiam o argumento principal da tese, o que demonstra que o suicídio pode ser prevenido no ambiente escolar por meio de iniciativas de educação em saúde. Além disso, os estudos demonstraram que os amigos, fonte preferencial de ajuda, são também agentes de prevenção capazes de mobilizar tanto o comportamento de busca de ajuda profissional como o desenvolvimento da autonomia e do pertencimento nos pares. Estudos futuros devem implementar e testar a eficácia desta intervenção. Espera-se que esta tese encoraje o desenvolvimento de novos programas de prevenção do suicídio, tanto para estudantes universitários como para os jovens de maneira geral. |
Abstract: | Suicide is a serious public health problem, being the fourth leading cause of mortality among young people aged 15 to 29 years in the world. However, research in this field is still incipient in Brazil, which indicates the need to develop prevention programs scientifically based on the national context. The objective of this thesis was to develop the core components of intervention for the preventing suicide among university students from a needs assessment based on evidence from the literature and the local context. This thesis is a quantitative-qualitative study based on the Intervention Mapping approach. The main questions that guided the research were: what do the systematic literature reviews report on predictors of efficacy, effectiveness, and cost-effectiveness of programs for suicide prevention of university students? What are the risk and protective factors for the suicide of university students? What are the barriers, facilitators, and social actors involved in the help-seeking behavior of university students? What elements can support the successful implementation of an intervention for the suicide prevention of university students? What should be the goals, expected outcomes, and core components of an empirical evidence-based suicide prevention intervention? The research was developed through six studies carried out at a university in the North region of Brazil. Chapter 1 presents a scoping review of the findings of systematic reviews and meta-analyses regarding the efficacy, effectiveness, and cost-effectiveness of suicide prevention programs for university students. The results show that the programs have been developed for 30 years worldwide. They are viable and potent for increasing knowledge about suicide and its prevention, self-efficacy, short-term attitudes toward suicide, and the behavior of seeking help and binding to treatment. These interventions are also effective in reducing suicidal ideation and consummate suicide. In chapters 2, 3, 4, and 5, evidence from the local context was examined through interviews with multiple actors (students, course coordinators, administrative technicians, and health professionals), whose results were analyzed via Content Analysis and simple descriptive statistics. Chapter 2 investigated the risk factors for the suicide of university students. The most frequent categories from the point of view of young people were mental disorders in youth, income inequality and mental suffering, mental disorders in childhood or adolescence, and difficulty in performing developmental tasks of the young adult. Chapter 3 investigated the factors that protect university students from suicide. The most frequent categories from the point of view of young people were social support, psychological treatment, physical, artistic, and leisure activities and social engagement. Chapter 4 analyzed the barriers, facilitators, and social actors involved in the professional help-seeking behavior of university students. The findings suggested that the low perceived need is the main barrier and mental health literacy is the main facilitator of the behavior of seeking help. The social actors most involved in the help-seeking behavior are friend/classmate, intimate partner, and teacher. Chapter 5 investigated which elements can support the successful implementation of an intervention for the suicide prevention of university students from the Context and Implementation of Complex Interventions (CICI) model. The findings indicated care during various stages of the process and attention to the safety of the place of care. The intervention suggestions with the highest response percentage were improving the teacher-student relationship, offering thematic groups and conversation groups, and conducting mental health campaigns. Chapter 6 described the development of the core components of a suicide prevention intervention. Based on the composition of a working group, the results of the needs assessment were analyzed, and the central components of intervention for university students were developed, capable of favoring Autonomy, Social support, (search for) professional help and Belonging, and was named Wings for Adulthood (ASAP). The intervention was based on peer education and mentoring, combining the four mentoring roles: psychological support, support for career choice, academic support, and the provision of a model to be followed. The six studies support the thesis's main argument, which demonstrates that suicide can be prevented in the school environment through health education initiatives. In addition, studies showed that friends, the preferred source of help, are also prevention agents capable of mobilizing both the behavior of seeking professional help and the development of autonomy and belonging in peers. Future studies should implement and test the effectiveness of this intervention. This thesis is expected to encourage the development of new suicide prevention programs for university students and young people. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) |
Description: | Tese (doutorado ) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.