Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | David, Ana Cristina de | - |
dc.contributor.author | Leal, Leandra Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T22:11:42Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24T22:11:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-15 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, Leandra Aparecida. Efeitos da frequência de sessões da equoterapia no equilíbrio, na marcha e no desempenho funcional em crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral. 2022. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45815 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) causa desordem no controle postural, na marcha
e no desempenho funcional, e para a reabilitação desses aspectos clínicos apresentados, é
utilizado a equoterapia. O movimento ao passo do cavalo resulta em movimentos da pelve e do
tronco semelhantes à marcha humana, o que pode ajudar a integrar os sistemas sensoriais e
motores. A equoterapia tem se mostrado benéfica para o desenvolvimento do controle postural,
da marcha e do desempenho funcional, mas não existe um consenso comparando possíveis
diferenças entre realizar a equoterapia uma ou duas vezes por semana. Objetivo: Verificar os
efeitos da equoterapia, comparando a frequência de uma e duas vezes por semana, em relação
ao equilíbrio postural sentado, aos parâmetros espaço-temporais da marcha na velocidade
autosselecionada e rápida e no desempenho funcional em crianças e adolescentes com PC.
Métodos: Os participantes do estudo foram alocados em grupos de uma sessão por semana (G1,
n= 20) e duas sessões por semana (G2, n= 21). Todos participaram de 24 sessões de 30 minutos
de equoterapia e foram avaliados na linha de base, com 12 semanas e após 24 semanas,
utilizando uma plataforma de força, sistema GAITRite e o Pediatric Disability Assessment
Inventory - Computerized Adaptive Test (PEDI-CAT). Resultados: Vinte e quatro sessões de
equoterapia reduziram significativamente as variáveis do centro de pressão (CoP), houve efeito
de tempo significativo, mas não de grupo, para a maioria das variáveis do equilíbrio postural
(todos p < 0,001) e efeito de interação x grupo com diminuição da variável velocidade do CoP
(p = 0,006; tamanho do efeito 0,24) na superfície estável com olhos fechados e diminuição da
a amplitude anteroposterior do CoP (p = 0,003; tamanho do efeito 0,45) na superfície instável
com olhos fechados para o G2 e não para o G1. Quanto à marcha, houve aumento de tempo
significativo na velocidade e comprimento do passo na velocidade rápida também no G2 (p =
0,019; tamanho do efeito 0,64 e p = 0,036; tamanho do efeito 0,25, respectivamente), bem como
redução significativa no tempo de suporte duplo na velocidade autosselecionada do G1 (p =
0,033; tamanho do efeito 0,42). Houve aumento em todos os domínios do PEDI-CAT (p ≤
0,001) para ambos os grupos. Conclusões: Vinte e quatro sessões de equoterapia melhoraram
o equilíbrio postural sentado, os parâmetros espaço-temporais da marcha e o desempenho
funcional em crianças e adolescentes com PC, e uma maior frequência de sessões proporcionou
mais benefícios no equilíbrio postural. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Efeitos da frequência de sessões da equoterapia no equilíbrio, na marcha e no desempenho funcional em crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equilíbrio postural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marcha humana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho físico funcional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Caminhada - velocidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terapia assistida por animais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Moraes, Andrea Gomes | - |
dc.description.abstract1 | Introduction: Cerebral Palsy (CP) causes disorders in postural control, gait and
functional performance, and for the rehabilitation of these clinical aspects presented,
hippotherapy is used. The horse's gait movement results in movements of the pelvis and trunk
similar to human gait, which can help to integrate the sensory and motor systems. Hippotherapy
has been shown to be beneficial for the development of postural control, gait and functional
performance, but there is no consensus comparing possible differences between performing
hippotherapy once or twice per week. Objective: To verify the effects of
hippotherapy,comparing the frequency of once and twice per week, in relation to sitting postural
control, spatio-temporal parameters in the self-selected and fast speed and gait and functional
performance in children and adolescents with CP. Methods: Study participants were allocated
into groups of one session per week (G1, n= 20) and two sessions per week (G2, n= 21). Groups
attended 24 30-minute hippotherapy sessions and were evaluated at baseline, at 12 weeks and
after 24 weeks, using a force platform, GAITRite system and the Pediatric Disability
Assessment Inventory - Computerized Adaptive Test (PEDI-CAT). Results: Twenty-four
hippotherapy sessions significantly reduced the center of pressure (CoP) variables, there was a
significant time effect, but not a group effect, for most postural balance variables (all p < 0.001)
and interaction effect x group with decrease in the CoP velocity variable (p = 0.006; effect size
0.24) on the stable surface with eyes closed and decrease in the anteroposterior amplitude of
the CoP (p = 0.003; effect size 0.45) on the unstable surface with eyes closed for G2 and not
for G1. As for gait, there was a significant increase in time in speed and step length at fast speed
also in G2 (p = 0.019; effect size 0.64 and p = 0.036; effect size 0.25, respectively), as well as
a significant reduction in the time of double support in the self-selected velocity of G1 (p =
0.033; effect size 0.42). There was an increase in all PEDI-CAT domains (p ≤ 0.001) for both
groups. Conclusions: Twenty-four sessions of hippotherapy improve sitting postural control,
spatiotemporal gait parameters and functional performance in children and adolescents with
CP, and a higher frequency of sessions provides a greater effect on postural control. | pt_BR |
dc.contributor.email | leandraapleal17@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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