http://repositorio.unb.br/handle/10482/45815
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2022_LeandraAparecidaLeal.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Efeitos da frequência de sessões da equoterapia no equilíbrio, na marcha e no desempenho funcional em crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral |
Authors: | Leal, Leandra Aparecida |
metadata.dc.contributor.email: | leandraapleal17@gmail.com |
Orientador(es):: | David, Ana Cristina de |
Coorientador(es):: | Moraes, Andrea Gomes |
Assunto:: | Equilíbrio postural Marcha humana Desempenho físico funcional Caminhada - velocidade Terapia assistida por animais |
Issue Date: | 24-Apr-2023 |
Data de defesa:: | 15-Sep-2022 |
Citation: | LEAL, Leandra Aparecida. Efeitos da frequência de sessões da equoterapia no equilíbrio, na marcha e no desempenho funcional em crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral. 2022. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Abstract: | Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) causa desordem no controle postural, na marcha e no desempenho funcional, e para a reabilitação desses aspectos clínicos apresentados, é utilizado a equoterapia. O movimento ao passo do cavalo resulta em movimentos da pelve e do tronco semelhantes à marcha humana, o que pode ajudar a integrar os sistemas sensoriais e motores. A equoterapia tem se mostrado benéfica para o desenvolvimento do controle postural, da marcha e do desempenho funcional, mas não existe um consenso comparando possíveis diferenças entre realizar a equoterapia uma ou duas vezes por semana. Objetivo: Verificar os efeitos da equoterapia, comparando a frequência de uma e duas vezes por semana, em relação ao equilíbrio postural sentado, aos parâmetros espaço-temporais da marcha na velocidade autosselecionada e rápida e no desempenho funcional em crianças e adolescentes com PC. Métodos: Os participantes do estudo foram alocados em grupos de uma sessão por semana (G1, n= 20) e duas sessões por semana (G2, n= 21). Todos participaram de 24 sessões de 30 minutos de equoterapia e foram avaliados na linha de base, com 12 semanas e após 24 semanas, utilizando uma plataforma de força, sistema GAITRite e o Pediatric Disability Assessment Inventory - Computerized Adaptive Test (PEDI-CAT). Resultados: Vinte e quatro sessões de equoterapia reduziram significativamente as variáveis do centro de pressão (CoP), houve efeito de tempo significativo, mas não de grupo, para a maioria das variáveis do equilíbrio postural (todos p < 0,001) e efeito de interação x grupo com diminuição da variável velocidade do CoP (p = 0,006; tamanho do efeito 0,24) na superfície estável com olhos fechados e diminuição da a amplitude anteroposterior do CoP (p = 0,003; tamanho do efeito 0,45) na superfície instável com olhos fechados para o G2 e não para o G1. Quanto à marcha, houve aumento de tempo significativo na velocidade e comprimento do passo na velocidade rápida também no G2 (p = 0,019; tamanho do efeito 0,64 e p = 0,036; tamanho do efeito 0,25, respectivamente), bem como redução significativa no tempo de suporte duplo na velocidade autosselecionada do G1 (p = 0,033; tamanho do efeito 0,42). Houve aumento em todos os domínios do PEDI-CAT (p ≤ 0,001) para ambos os grupos. Conclusões: Vinte e quatro sessões de equoterapia melhoraram o equilíbrio postural sentado, os parâmetros espaço-temporais da marcha e o desempenho funcional em crianças e adolescentes com PC, e uma maior frequência de sessões proporcionou mais benefícios no equilíbrio postural. |
Abstract: | Introduction: Cerebral Palsy (CP) causes disorders in postural control, gait and functional performance, and for the rehabilitation of these clinical aspects presented, hippotherapy is used. The horse's gait movement results in movements of the pelvis and trunk similar to human gait, which can help to integrate the sensory and motor systems. Hippotherapy has been shown to be beneficial for the development of postural control, gait and functional performance, but there is no consensus comparing possible differences between performing hippotherapy once or twice per week. Objective: To verify the effects of hippotherapy,comparing the frequency of once and twice per week, in relation to sitting postural control, spatio-temporal parameters in the self-selected and fast speed and gait and functional performance in children and adolescents with CP. Methods: Study participants were allocated into groups of one session per week (G1, n= 20) and two sessions per week (G2, n= 21). Groups attended 24 30-minute hippotherapy sessions and were evaluated at baseline, at 12 weeks and after 24 weeks, using a force platform, GAITRite system and the Pediatric Disability Assessment Inventory - Computerized Adaptive Test (PEDI-CAT). Results: Twenty-four hippotherapy sessions significantly reduced the center of pressure (CoP) variables, there was a significant time effect, but not a group effect, for most postural balance variables (all p < 0.001) and interaction effect x group with decrease in the CoP velocity variable (p = 0.006; effect size 0.24) on the stable surface with eyes closed and decrease in the anteroposterior amplitude of the CoP (p = 0.003; effect size 0.45) on the unstable surface with eyes closed for G2 and not for G1. As for gait, there was a significant increase in time in speed and step length at fast speed also in G2 (p = 0.019; effect size 0.64 and p = 0.036; effect size 0.25, respectively), as well as a significant reduction in the time of double support in the self-selected velocity of G1 (p = 0.033; effect size 0.42). There was an increase in all PEDI-CAT domains (p ≤ 0.001) for both groups. Conclusions: Twenty-four sessions of hippotherapy improve sitting postural control, spatiotemporal gait parameters and functional performance in children and adolescents with CP, and a higher frequency of sessions provides a greater effect on postural control. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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