Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Teles, Lúcio França | - |
dc.contributor.author | Silva, Ângela Noleto da | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T18:04:52Z | - |
dc.date.available | 2023-04-27T18:04:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ângela Noleto da. Narrativas digitais como ambientes de colaboração: um estudo netnográfico à luz da Ecologia dos Meios. 2022. 164 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45822 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo investigar quais elementos multirreferenciais compõem as
narrativas ficcionais elaboradas pelos jovens em uma plataforma de escrita e leitura on-line e
de que maneira é possível evidenciar que espaços comunicacionais digitais como este, têm se
tornado ambientes de colaboração no campo da cibercultura. Pela ótica da Pesquisa Qualitativa,
da Netnografia enquanto abordagem para a imersão ao campo empírico e da corrente
epistemológica da Ecologia dos Meios, foram adotadas as seguintes etapas como percurso
metodológico e análise dos dados: a seleção de narrativas ficcionais on-line nos gêneros fanfics
(subgênero adaptação de séries) e ficção adolescente (romance); o tratamento dos dados pelo
uso das técnicas interpretativas de Análise Temática e Análise de Imagens Paradas sintetizadas
em forma de quadros descritivos analíticos, contendo títulos das obras, métricas de
engajamento, ilustração das capas (fanarts) e mapas temáticos elaborados com o auxílio de
software de análise Iramuteq e de plataforma eletrônica Mindmeister. O estudo corroborou para
defender a tese de que os jovens no ambiente digital estão inaugurando um novo modo de
produção textual e consumo de histórias ficcionais, em que experiências de escrita e leitura online são compostas por elementos multirreferenciais de conectivismo, ações de
intertextualidade transmídia (intermidialidade) associadas ao exercício de letramentos digitais
com caráter remix sintetizadas como práticas intermodais. Estas, por sua vez, desencadeiam um
ambiente de colaboração, produção de sentidos (visuais, sonoros, textuais) e de discussão de
temáticas que abordam os marcadores sociais da diferença (classe, gênero, orientação sexual)
de forma envolvente, participativa e criativa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Narrativas digitais como ambientes de colaboração : um estudo netnográfico à luz da Ecologia dos Meios | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Wattpad | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conectivismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intertextualidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Versuti, Andrea Cristina | - |
dc.description.abstract1 | This thesis aimed to investigate which multi-referential elements make up the fictional
narratives created by young people on an online writing and reading platform and how it is
possible to show that digital communication spaces like this one have become collaborative
environments in the field of cyberculture. From the perspective of Qualitative Research,
Netnography as an approach to immersion in the empirical field and the epistemological current
of Ecology of Media, the following steps were adopted as a methodological route and data
analysis: the selection of fictional narratives online in the fanfic genres (series adaptation
subgenre) and teen fiction (romance); the treatment of data through the use of interpretative
techniques of Thematic Analysis and Analysis of Still Images synthesized in the form of
descriptive analytical tables, containing works titles, engagement metrics, cover illustrations
(fanarts) and thematic maps elaborated with the help of software of Iramuteq analysis and
Mindmeister electronic platform. The study corroborated to defense of the thesis that young
people in the digital environment are inaugurating a new mode of textual production and
consumption of fictional stories, in which online writing and reading experiences are composed
of multi-referential elements of connectivism, transmedia intertextuality actions
(intermediality) associated with the exercise of digital literacies with a remix character
synthesized as intermodal practices. These, in turn, trigger an environment of collaboration,
production of meanings (visual, sound, textual) and discussion of themes that address the social
markers of difference (class, gender, sexual orientation) in an engaging, participatory and
creative way. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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