http://repositorio.unb.br/handle/10482/45890
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_KleverCorrenteSilva.pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Projeto de vida e Ensino Médio : uma análise da prescrição curricular brasileira das redes de ensino dos estados e do Distrito Federal (2017-2022) |
Outros títulos: | Life project and high school education : an analysis of the Brazilian curriculum prescription of the education networks of the states and the Federal District (2017-2022) Proyecto de vida y educación secundaria : un análisis de la prescripción curricular brasileña de las redes de educación de los estados y del distrito federal (2017-2022) |
Autor(es): | Silva, Klever Corrente |
Orientador(es): | Machado, Liliane Campos |
Assunto: | Projeto de vida Currículo educacional Ensino médio Teoria curricular crítica |
Data de publicação: | 18-Mai-2023 |
Data de defesa: | 28-Abr-2022 |
Referência: | SILVA, Klever Corrente. Projeto de vida e Ensino Médio: uma análise da prescrição curricular brasileira das redes de ensino dos estados e do Distrito Federal (2017-2022). 2023. 194 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O objeto de estudo desta tese é a inclusão curricular da estratégia pedagógica Projeto de Vida na Educação Básica, tendo como foco a etapa do Ensino Médio. Esta investigação valoriza o campo pedagógico e curricular como território adequado para orientar, dar autonomia e propiciar formação humana integral aos estudantes, suscitando-lhes discussões sobre projetos de vida. Com a promulgação da Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, os currículos de Ensino Médio passaram a ter que considerar a formação integral dos estudantes, introduzindo um trabalho voltado para a construção do projeto de vida destes. Além disso, com a instituição da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, uma das competências gerais a serem desenvolvidas pelos estudantes na Educação Básica relaciona-se diretamente com o Projeto de Vida. À luz da abordagem crítico-dialética e da teoria curricular crítica, este estudo é norteado pela questão-problema: quais os formatos têm sido utilizados para a inserção curricular do Projeto de Vida no Ensino Médio das Secretarias de Educação do país, em especial a do Distrito Federal - DF? Na busca dessa resposta, o objetivo geral desta investigação é analisar o formato em que a estratégia pedagógica “Projeto de Vida” tem sido inserida nos currículos de Ensino Médio das Secretarias de Educação do país, em especial no DF. A metodologia empregada para atingir o objetivo proposto conjuga a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, em normativos, documentos pedagógicos e currículos, a partir dos quais foi possível mapear a produção acadêmica e científica brasileira sobre Projeto de Vida na Educação, enquanto estratégia pedagógica; inter-relacionar os conceitos de Currículo e Projeto de Vida, bem como os seus fundamentos para o desenvolvimento do enfoque pedagógico da temática; inventariar a organização da estratégia pedagógica Projeto de Vida nos currículos prescritos para o Ensino Médio de cada Unidade da Federação do Brasil, considerando a reforma do Ensino Médio e a instituição da BNCC; e, apresentar o movimento histórico das orientações curriculares acerca do Projeto de Vida e as suas implicações, no contexto da SEEDF, analisando-se o currículo prescrito para o Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do DF. Esta tese indica que, ainda que a precípua opção dos Estados e do Distrito Federal tenha sido a inserção do Projeto de Vida no formato de unidade/componente curricular, configurá-lo como eixo estruturante integrador é a opção curricular mais adequada à perspectiva curricular crítica, por possibilitar que todos os componentes curriculares, temas transversais e demais dispositivos curriculares gravitem em torno desse elemento. Indica-se também que, a despeito da proposta de inclusão curricular do Projeto de Vida, emerja de uma percepção consensual da vida como algo a ser gerido pelos meios empresariais; há a possibilidade de serem desenvolvidas abordagens progressistas e libertadoras, na perspectiva da emancipação, da cidadania, do coletivismo, da solidariedade, da socialização e da integração desse processo à aquisição de conhecimentos. |
Abstract: | he object of study of this thesis is the curricular inclusion of the pedagogical strategy "Life Project" in Basic Education, with a focus on the High School level. This research values the pedagogical and curricular field as an adequate territory to guide, give autonomy, and provide integral human formation to the students, arousing discussions about life projects. With the promulgation of Law No. 13,415/2017, which amended the Guidelines and Bases of Education Law, High School curricula had to consider the integral formation of students, introducing work focused on building their life project. In addition, with the institution of the National Common Curricular Base - BNCC, one of the general competencies to be developed by students in Basic Education is directly related to the Life Project. Guided by the critical-dialectical approach and the critical curriculum theory, this study is guided by the problem-question: what formats have been used for the curricular insertion of the Life Project in High School by the Education Secretariats of the country, especially in the Federal District - DF? In the search for this answer, the general objective of this investigation is to analyze the format in which the pedagogical strategy "Life Project" has been inserted into the High School curricula of the Education Secretariats of the country, especially in the DF. The methodology used to achieve the proposed objective combines bibliographic research and documentary research, in normative documents, pedagogical documents, and curricula, from which it was possible to map Brazilian academic and scientific production on the Life Project in Education, as a pedagogical strategy; to interrelate the concepts of Curriculum and Life Project, as well as their foundations for the development of the pedagogical approach to the theme; to inventory the organization of the pedagogical strategy Life Project in the prescribed curricula for High School in each Federative Unit of Brazil, considering the reform of High School and the institution of the BNCC; and to present the historical movement of curricular orientations regarding the Life Project and its implications in the context of the SEEDF, analyzing the prescribed curriculum for High School in the Public Education Network of the DF. This thesis indicates that, although the primary option of the States and the Federal District has been the insertion of the Life Project in the format of curricular unit/component, configuring it as an integrating structuring axis is the most suitable curricular option for the critical curriculum perspective, as it allows all curricular components, transversal themes, and other curricular devices to revolve around this element. It is also indicated that, despite the proposal for curricular inclusion of the Life Project, it emerges from a consensual perception of life as something to be managed by business means; there is the possibility of developing progressive and liberating approaches, from the perspective of emancipation, citizenship, collectivism, solidarity, socialization, and integration of this process with the acquisition of knowledge. |
Resumen: | El objeto de estudio de esta tesis es la inclusión curricular de la estrategia pedagógica Proyecto de Vida en la Educación Básica, centrándose en la etapa de la Educación Secundaria. Esta investigación valora el campo pedagógico y curricular como territorio adecuado para orientar, dar autonomía y propiciar formación humana integral a los estudiantes, suscitando discusiones sobre proyectos de vida. Con la promulgación de la Ley nº 13.415/2017, que alteró la Ley de Directrices y Bases de la Educación, los currículos de Educación Secundaria pasaron a tener que considerar la formación integral de los estudiantes, introduciendo un trabajo enfocado en la construcción del proyecto de vida de estos. Además, con la institución de la Base Nacional Común Curricular - BNCC, una de las competencias generales a desarrollar por los estudiantes en la Educación Básica se relaciona directamente con el Proyecto de Vida. A la luz del enfoque crítico-dialéctico y de la teoría curricular crítica, este estudio está guiado por la pregunta-problema: ¿cuáles son los formatos que se han utilizado para la inserción curricular del Proyecto de Vida en la Educación Secundaria de las Secretarías de Educación del país, en especial la del Distrito Federal - DF? En la búsqueda de esta respuesta, el objetivo general de esta investigación es analizar el formato en que la estrategia pedagógica "Proyecto de Vida" ha sido insertada en los currículos de Educación Secundaria de las Secretarías de Educación del país, en especial en el DF. La metodología empleada para lograr el objetivo propuesto combina la investigación bibliográfica y la investigación documental, en normativos, documentos pedagógicos y currículos, a partir de los cuales fue posible mapear la producción académica y científica brasileña sobre Proyecto de Vida en la Educación, como estrategia pedagógica; interrelacionar los conceptos de Currículo y Proyecto de Vida, así como sus fundamentos para el desarrollo del enfoque pedagógico de la temática; inventariar la organización de la estrategia pedagógica Proyecto de Vida en los currículos prescritos para la Educación Secundaria de cada Unidad de la Federación de Brasil, considerando la reforma de la Educación Secundaria y la institución de la BNCC; y presentar el movimiento histórico de las orientaciones curriculares acerca del Proyecto de Vida y sus implicaciones, en el contexto de la SEEDF, analizando el currículo prescrito para la Educación Secundaria de la Red Pública de Enseñanza del DF. Esta tesis indica que, aunque la opción principal de los Estados y del Distrito Federal ha sido la inserción del Proyecto de Vida en formato de unidad/componente curricular, configurarlo como eje estructurante integrador es la opción curricular más adecuada a la perspectiva curricular crítica, ya que permite que todos los componentes curriculares, temas transversales y demás dispositivos curriculares giren en torno a este elemento. También se indica que, a pesar de la propuesta de inclusión curricular del Proyecto de Vida, surge una percepción consensuada de la vida como algo a ser gestionado por medios empresariales; existe la posibilidad de desarrollar enfoques progresistas y liberadores, desde la perspectiva de la emancipación, la ciudadanía, el colectivismo, la solidaridad, la socialización y la integración de este proceso en la adquisición de conocimientos. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.