Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bermejo, Paulo Henrique de Souza | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Wender Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T22:14:50Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15T22:14:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-24 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Wender Rodrigues de. Transformação digital do governo na perspectiva do cidadão: uma netnografia em mídias sociais. 2022. 93 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45965 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A transformação organizacional é um dos termos mais usados na literatura organizacional desde os
anos 1970 e, recentemente, no âmbito governamental, tem sido abordado como transformação
digital do governo. Esse movimento tem apoiado tarefas administrativas e prestação de serviços
públicos com base nas tecnologias digitais. Entretanto, percebe-se que ele tem se se concentrado na
perspectiva do governo e negligenciado a opinião dos cidadãos que interagem com o governo.
Diante disso, entende-se necessário compreender como a transformação digital do governo tem sido
interpretada pelos cidadãos. Para isso, foi estabelecido como objetivo geral de pesquisa ‘analisar o
conhecimento dos cidadãos sobre transformação digital do governo tendo como base a sua própria
manifestação em mídias sociais’. Para alcançar esse objetivo, o estudo foi delimitado à investigação
de manifestações relacionadas à estratégia de governo digital, e o universo da pesquisa foi
detalhado em termos de elementos (publicação/comentário sobre o Decreto nº 10.332/2020 e/ou que
aborde a Estratégia de Governo Digital), unidades de amostragem (mídias sociais: Facebook,
Instagram, Twitter e YouTube), extensão (não foi estabelecido limites geográficos) e tempo
(28/04/2020 a 27/10/2021). Devido a flutuação de informações nas mídias sociais, a coleta e a
análise dos dados foi realizada, respectivamente, por netnografia e análise de conteúdo. A pesquisa
mostra-se relevante porque, na literatura, a opinião e entendimento dos cidadãos sobre
transformação digital do governo continua desconhecida, necessitando de investigação e
embasamento empírico. Além disso, a aplicação de um método relativamente novo, capaz de
capturar manifestações na Web, como a netnografia, pode contribuir para analisar a opinião e
entendimento dos cidadãos sobre essa questão, e é nesse sentido que se entende o ineditismo e a
originalidade dessa pesquisa. Os dados foram levantados por meio das ferramentas de busca em
mídias sociais, armazenados em uma planilha do aplicativo Excel e analisados por meio do software
Iramuteq. Foram, então, realizadas as seguintes análises: Frequência das Manifestações,
Deliberação Pública, Nuvem de Palavras, Grafo de Similitude e Classificação Hierárquica
Descendente; essa última, complementada por uma Análise Fatorial de Correspondência. Os
resultados revelaram que as mídias sociais são espaços importantes para se promover a participação
dos cidadãos, que há uma interação frequente dos cidadãos em discussões que envolvem a
transformação digital do governo, e está caracterizada por manifestações de opinião positiva e
negativa, porém com predomínio da primeira, e que os discursos podem ser classificados em três
classes lexicais: uma delas possui posição hierárquica superior às outras, e está fortemente
relacionada à atual conjuntura de pandemia que assola o mundo; as outras duas, por sua vez,
possuem muita semelhança entre si, não há hierarquia entre elas, e ambas remetem diretamente ao
aspecto digital do governo. Os achados da pesquisa estão limitados ao objeto da pesquisa e ao
método utilizado; às postagens classificadas como pública pelo usuário e as que podem ter sido
realizadas por robôs; e ao viés interpretativo do pesquisador. Cumpridos todos os objetivos
estabelecidos, a pesquisa foi encerrada com apontamentos direcionados a futuras pesquisas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Transformação digital do governo na perspectiva do cidadão : uma netnografia em mídias sociais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transformação digital do governo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidadãos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Netnografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia social | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Organizational transformation is one of the most used terms in the organizational literature since the
1970s and, recently, in the government sphere, it has been approached as the digital transformation
of government. This movement has supported administrative tasks and the provision of public
services based on digital technologies. However, it is perceived that he has focused on the
government's perspective and neglected the opinion of citizens who interact with the government.
In view of this, it is necessary to understand how the digital transformation of the government has
been interpreted by citizens. For this, it was established as a general research objective 'to analyze
the knowledge of citizens about the digital transformation of the government based on their own
manifestation in social media'. To achieve this objective, the study was limited to the investigation
of manifestations related to the digital government strategy, and the research universe was detailed
in terms of elements (publication/commentary on Decree nº 10.332/2020 and/or that addresses the
Digital Government), sampling units (social media: Facebook, Instagram, Twitter and YouTube),
extension (no geographical limits were established) and time (04/28/2020 to 10/27/2021). Due to
the fluctuation of information in social media, data collection and analysis was performed,
respectively, by netnography and content analysis. The research is relevant because, in the literature,
the opinion and understanding of citizens about the digital transformation of the government
remains unknown, requiring investigation and empirical basis. In addition, the application of a
relatively new method, capable of capturing manifestations on the Web, such as netnography, can
contribute to analyzing the opinion and understanding of citizens on this issue, and it is in this sense
that the originality and originality of this research can be understood. Data were collected through
search tools on social media, stored in an Excel spreadsheet and analyzed using the Iramuteq
software. The following analyzes were then carried out: Frequency of Manifestations, Public
Deliberation, Word Cloud, Similitude Graph and Descending Hierarchical Classification; the latter,
complemented by a Correspondence Factorial Analysis. The results revealed that social media are
important spaces to promote citizen participation, that there is a frequent interaction of citizens in
discussions involving the digital transformation of the government, and is characterized by
expressions of positive and negative opinion, but with a predominance of the first, and that the
discourses can be classified into three lexical classes: one of them has a higher hierarchical position
than the others, and is strongly related to the current pandemic situation that plagues the world; the
other two, in turn, are very similar to each other, there is no hierarchy between them, and both refer
directly to the digital aspect of government. The research findings are limited to the research object
and the method used and to posts classified as public by the user and those that may have been
made by robots. Having fulfilled all the established objectives, the research was closed with notes
directed to future researches. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|