Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ellery Junior, Roberto de Goes | - |
dc.contributor.author | Rocha, Raimundo da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T18:39:43Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03T18:39:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2016-11 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Raimundo da. Eficiência do processo de geração e eficácia da difusão da informação. 2016. 43 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia do Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45995 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A gestão econômica do setor público compreende atividades, funções e agentes do
Estado dispostos em formas inter-relacionadas com fundamentos em diversas disciplinas
como a economia do setor público e a administração pública, entre outras. São atividades,
funções e agentes que se preparam para assegurar a satisfação de necessidades coletivas
como as de acesso à informação com qualidade que se definem em determinados contextos
e com princípios como os de eficiência e publicidade e os de governança corporativa como:
efetividade-eficiência. O Ipea ao se preparar e orientar para cumprir a sua missão, enfrenta
desafios ao contribuir para a formulação de uma estratégia de desenvolvimento nacional
em diálogo com atores sociais; ao fortalecer a integração institucional do Instituto no
Governo Federal; ao organizar uma rede de produção e gestão pública de conhecimento; e
ao criar uma estratégia eficiente de gestão do conhecimento e de gerenciamento de
informações. Essa missão compreende produzir, articular e disseminar conhecimento para
aperfeiçoar as políticas públicas e contribuir para o planejamento do desenvolvimento
brasileiro. A produção e disseminação de conhecimento deve obedecer a critérios como os
de eficiência da informação que se gera e eficácia da resposta da comunicação e do diálogo.
São critérios com deficiências em alguns aspectos como os da política de informação,
vícios de cultura, deficiência em treinamentos e desatualização de dados. Diante tais
deficiências relativas procuram-se como objetivos dar subsídios para adequação da
infraestrutura e política de informação, buscar o dado com valor, utilidade e atualidade.
Para avaliar a eficiência dos serviços de informação foi proposta uma simplificação da
escala Servqual com indicadores como completude, atualização, concisão, amplitude,
flexibilidade, simplicidade, verificabilidade, objetividade, relevância e segurança, entre
outros, utilizando-se duas fontes de dados: primária e pesquisa documental. Os dados de
fontes primárias foram obtidos mediante questionários aplicados nos profissionais da
informação e comunicação do Ipea. Como resultados da pesquisa se destacam os conceitos
de “flexibilidade” para 44,4% dos informantes e “confiabilidade”, para 33,3% dos
informantes que apontaram como deficientes ou críticos. É precioso que o Instituto
desenvolve ações para tornar mais flexível a informação e possa atingir um maior número
de informados a se beneficiarem da comunicação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Eficiência do processo de geração e eficácia da difusão da informação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empresa pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The economic management of the public sector comprises activities, functions, and
State agents arranged in interrelated ways with fundamentals in several disciplines such
as the economics of the public sector and public administration, among others. Are
activities, functions and agents preparing to ensure the satisfaction of collective needs
such as access to information with quality that define themselves in certain contexts and
with principles such as efficiency and advertising and corporate governance as:
effectiveness-efficiency. The Ipea to prepare and guide to fulfill its mission, faces
challenges by contributing to the formulation of a national development strategy in
dialogue with social actors; to strengthen the institutional integration of the Institute in
the Federal Government; to organize a network of public knowledge production and
management; and to create an efficient strategy of knowledge management and
information management. This mission includes produce, articulate and disseminate
knowledge to improve public policy and contribute to the planning of Brazilian
development. The production and dissemination of knowledge must comply with criteria
such as efficiency of information generates and effectiveness of the response of
communication and dialogue. Are criteria with deficiencies in some ways as the
information policy, addictions, disabilities in training and downgrading of some data. On
such deficiencies are like goals give subsidies for adequacy of infrastructure and
information policy, get the given with value, usefulness and timeliness. To assess the
efficiency of information services was proposed a simplification of the Servqual scale
with indicators such as completeness, update, conciseness, breadth, flexibility, simplicity,
verifiability, objectivity, relevance and security, among others, using two data sources:
primary and documentary research. Data from primary sources were obtained through
questionnaires applied in information and communication professionals of the Ipea. How
search results are the concepts of "flexibility" for 44.4% of informants and "reliability",
to 33.3% of informants that pointed as disabled or critics. Is precious that the Institute
develops actions to make more flexible the information and can reach a greater number
of informed the benefit of communication. | pt_BR |
dc.contributor.email | rochaprofmat@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|