http://repositorio.unb.br/handle/10482/46066
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_NaraLopesdeMelo.pdf | 4,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Formação em alternância : contribuições para o fortalecimento territorial da comunidade Quilombola Mumbuca, a partir da licenciatura em Educação do Campo, da UFNT - Campus Tocantinópolis |
Autor(es): | Melo, Nara Lopes de |
Orientador(es): | Molina, Mônica Castagna |
Assunto: | Educação do campo Desenvolvimento territorial Quilombos - identidade social |
Data de publicação: | 12-Jul-2023 |
Data de defesa: | 28-Set-2022 |
Referência: | MELO, Nara Lopes de. Formação em alternância: contribuições para o fortalecimento territorial da comunidade Quilombola Mumbuca, a partir da licenciatura em Educação do Campo, da UFNT - Campus Tocantinópolis. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A pesquisa analisa como a Formação em Alternância, da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC): Habilitação em Artes e Música da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), contribui com o fortalecimento territorial e afirmação da identidade quilombola na Comunidade Mumbuca, a partir da participação de parte de seus integrantes no curso. A base de fundamentação teórica e metodológica é o Materialismo Histórico-Dialético, nas categorias: historicidade, totalidade, contradição, mediação. Análise documental e entrevistas semiestruturadas foram técnicas utilizadas. A discussão sobre território e desenvolvimento territorial é realizada a partir de autores que desenvolveram e refinaram esse debate, como Raffestin (1993), Haesbaert (2006), Fernandes (2004, 2005), Saquet (2007, 2009, 2015, 2017), e que visa à construção do conceito de território na perspectiva social e como produto de contextos históricos. Para compreensão e construção a respeito da Educação do Campo e LEdoC usa-se Caldart (2001, 2010, 2011), Molina & Jesus (2004), Kolling; Nery & Molina (1999), Molina e Sá (2011), Santos (2009), Molina & Hage (2015, 2016), Pereira (2019), entre outras. A Formação em Alternância é abordada por Hage; Antunes-Rocha & Michelotti (2021). Apontam-se a partir das análises dos dados as contribuições dos tempos (Universidade e Comunidade), e suas atividades a partir dos olhares dos sujeitos da pesquisa. A Alternância promovida pela LEdoC/TOC visa contribuir e desenvolver o avanço entre o conhecimento científico e o conhecimento construído pelas comunidades, formar nesse sentido, sujeitos ativos em seus territórios e que consigam analisar e repensar de forma crítica a organização curricular de suas escolas, das realidades e contradições sociais no contexto geral e em seus territórios, e que possam registrar cientificamente suas experiências. Para os egressos a Alternância favorece a atuação em comunidade a partir, principalmente, da possibilidade de passar períodos em seus territórios promovendo práticas, ações e pesquisas que possam contribuir ou gerar conhecimento em diversas dimensões. Dessa forma, destacase que o TU e TC contribuem de forma significativa em função de possibilitar de forma intencional todo o processo e por toda carga teórico e reflexão sobre o conhecimento adquirido e produzido. Promovendo práticas que possibilite o fortalecimento de sua identidade e cultura, como também, formar gestores comunitários, e fornecer conhecimento para que haja luta e resistência para preservação e manutenção dos seus territórios, sociedade e cultura. Deve-se salientar que os resultados demonstram que a LEdoC/TOC, como intencionalidade do currículo, contribui de forma significativa para a formação de identidade do sujeito, o fortalecimento de vínculo, como também, sentimento de pertencimento com o território e a cultura quilombola. |
Abstract: | The research analyzes how the Training in Alternance, of the Degree in Rural Education (LEdoC): Habilitation in Arts and Music from the Federal University of Northern Tocantins (UFNT), contributes to the territorial strengthening and affirmation of the quilombola identity in the Mumbuca Community, from the participation of part of its members in the course. The theoretical and methodological basis is Historical-Dialectical Materialism, in the categories: historicity, totality, contradiction, mediation. Documentary analysis and semi-structured interviews were techniques used in the process. The discussion on territory and territorial development is based on authors who developed and refined this debate, such as Raffestin (1993), Haesbaert (2006), Fernandes (2004, 2005), Saquet (2007, 2009, 2015, 2017), which aims to construct the concept of territory in the social perspective and as a product of historical contexts. To understand on Rural Education and LEdoC were used Caldart (2001, 2010, 2011), Molina & Jesus (2004), Kolling; Nery & Molina (1999), Molina and Sá (2011), Santos (2009), Molina & Hage (2015, 2016), Pereira (2019), among others. Training in Alternance is addressed by Hage; Antunes-Rocha & Michelotti (2021). From the data analysis, the contributions of the time (University and Community) and their activities from the perspective of the research subjects are pointed out. The alternance promoted by the LEdoC/TOC aims to contribute and develop the advance between scientific knowledge and the knowledge built by the communities, to form, in this sense, active subjects in their territories and who are able to analyze and critically rethink the curricular organization of their schools, realities and social contradictions in the general context and in their territories, and who can scientifically record their experiences. For graduates, Alternance favors community action, mainly from the possibility of spending periods in their territories promoting practices, actions and research that can contribute or generate knowledge in different dimensions. Thus, it is highlighted that the TU and TC contribute significantly in terms of intentionally enabling the entire process and for all the theoretical load and reflection on the knowledge acquired and produced. The promotion of practices that enable the strengthening of their identity and culture, as well as training community managers, and providing knowledge so that there is fight and resistance for the preservation and maintenance of their territories, society and culture. It should be noted that the results demonstrate that LEdoC/TOC, as a curriculum intention, contributes significantly to the formation of the subject's identity, the strengthening of bonds, as well as a sense of belonging to the territory and the quilombola culture. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.