http://repositorio.unb.br/handle/10482/46177
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_ThaisAntonoffdeMelo.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Borboleteando pela arte : uma experiência interdisciplinar |
Autor(es): | Melo, Thais Antonoff de |
E-mail do autor: | thaisantonoff@hotmail.com |
Orientador(es): | Marques, José Fernando |
Assunto: | Arte e educação Polivalência Interdisciplinaridade |
Data de publicação: | 21-Jul-2023 |
Data de defesa: | 21-Nov-2022 |
Referência: | MELO, Thais Antonoff de. Borboleteando pela arte: uma experiência interdisciplinar. 2022. 99 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Atualmente a maioria dos estudantes de Ensino Fundamental Anos Iniciais da Secretaria de Educação do DF não possui professor/a específico de Arte. A partir desse problema, a pesquisa tem como objetivo geral a ressignificação das práticas pedagógicas em Arte dos/das pedagogos/as de Anos Iniciais do Ensino Fundamental da SEEDF e, como objetivos específicos, a investigação dessas práticas na instituição e a oportunização de uma experiência interdisciplinar e significativa a partir da Arte na Escola Classe 413 Sul. Para isso, fez-se uma revisão bibliográfica sobre os conceitos da arte-educação na infância, polivalência, experiência e interdisciplinaridade, a partir do olhar de autores como Bernadete Zagonel, Ana Mae Barbosa, Marina Machado, John Dewey e Ivani Fazenda. Além disso, foi aplicado um formulário de perguntas semiestruturadas a 51 professoras de 29 Escolas Classes do Distrito Federal. Para a parte prática da pesquisa, a metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação, com a teoria de Michel Thiollent, pela qual foi criado um grupo de trabalho com cinco professoras. Deu-se início ao projeto Borboleteando pela Arte, que foi realizado ao longo do ano de 2021, na Escola Classe 413 Sul, com apresentação das diversas linguagens da Arte aos estudantes dos três primeiros anos do ensino fundamental. Ao final do projeto, um espetáculo cênico-musical foi produzido com a participação de todas as turmas participantes do projeto. Como resultado da pesquisa, percebeu-se que existe uma lacuna no ensino de Arte para os estudantes de ensino fundamental da SEEDF e que é necessário que a disciplina seja ofertada por professores da área. Na realidade em que foi feito o projeto Borboleteando pela Arte, foi possível efetivar uma experiência interdisciplinar, servindo de incentivo para que o projeto tenha continuidade. |
Abstract: | Currently, most students of Elementary School Early Years of the DF Department of Education do not have a specific art teacher. Based on this problem, the research has as its general objective the re-signification of pedagogical practices in Art of the pedagogues of the Early Years of Elementary School at SEEDF and as specific objectives, the investigation of these practices in the institution and the opportunity of an interdisciplinary and significant experience from Art at Escola Classe 413 Sul. For this, a bibliographic review was carried out on the concepts of art education in childhood, versatility, experience and interdisciplinarity, from the point of view of authors such as Bernadete Zagonel, Ana Mae Barbosa, Marina Machado, John Dewey and Ivani Fazenda. In addition, a semi-structured question form was applied to 51 teachers from 29 Escolas Classes in the Federal District. For the practical part of the research, the methodology used was Action Research, with the theory of Michel Thiollent, for which a working group with five teachers was created. The Borboleteando pela Arte project began, which was carried out throughout 2021, at Escola Classe 413 Sul, with the presentation of the various languages of Art to students in the first three years of elementary school. At the end of the project, a scenic-musical show was produced with the participation of all the groups participating in the project. As a result of the research, it was noticed that there is a gap in the teaching of Art for SEEDF elementary school students and that it is necessary for the discipline to be offered by professors of the area. In the reality in which the Borboleteando pela Arte project was carried out, it was possible to carry out an interdisciplinary experience, serving as an incentive for the project to continue. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.