Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Gilberto Lacerda | - |
dc.contributor.author | Silva, Luciana Alexandre do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-22T00:48:50Z | - |
dc.date.available | 2023-07-22T00:48:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luciana Alexandre do Nascimento. Um olhar para os centros de referência em tecnologia educacional do Distrito Federal na perspectiva da formação continuada docente para o uso das TICE: a visão dos professores formadores. 2022. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46181 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação traz como tema a formação continuada docente para o uso das Tecnologias
Digitais de Informação, Comunicação e expressão (TICE), nos Centros de Referência em
Tecnologia Educacional (CRTEs) do Distrito Federal (DF), pois vive-se em uma era digital e
tecnológica, mas nem sempre se observa, nas escolas, o uso das tecnologias para fins
pedagógicos. E, com a inesperada situação da pandemia da Covid-19, evidenciou-se o
despreparo docente para lidar com as TICE, embora o funcionamento dos CRTEs, responsáveis
por essa formação continuada, não seja algo recente. Isto posto, delineou-se como objetivo geral
analisar os limites e as possibilidades dos CRTEs do DF, no desenvolvimento das ações de
formação continuada docente para o uso das TICE, a partir da visão dos professores formadores.
Especificamente, intentou-se identificar em que condições acontece o trabalho nos Centros;
averiguar como os formadores analisam a sua prática profissional; verificar as principais
dificuldades na execução de suas ações e analisar o viés das formações, por meio dos cursos
ofertados antes e após o período da pandemia da Covid-19 (2019 a 1/2022). Para tanto, optouse pela pesquisa com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio do estudo de caso múltiplo.
Buscou-se o aporte teórico em autores como: Lacerda Santos (2014, 2016, 2018); Gatti (2008,
2017); Kenski (2013, 2017); Versuti e Silva (2017); Versuti e Lima (2019); Silvestre (2021);
Lima (2013; 2021); Borges, Jorge e Araújo (2021), Siqueira (2021); Ferreira (2022), entre
outros. Para a construção das informações empíricas utilizaram-se as técnicas de observação
dos CRTEs, análise documental e questionário online, junto a 25 professores formadores. A
interpretação foi feita pela análise de conteúdo, para compreender as ponderações feitas pelos
participantes da pesquisa. As categorias de análise foram definidas previamente: perfil dos
participantes; condições de trabalho nos CRTEs; análise da prática profissional; viés das
formações; e a formação continuada e o uso das TICE. Investigou-se a seguinte questão: como
os limites e possibilidades da formação continuada docente para o uso das TICE, nos CRTEs
do DF, afetam no desenvolvimento das ações e na aprendizagem dos cursistas, considerando a
visão dos professores formadores e a infraestrutura desses Centros? Os resultados sugerem que
os CRTEs são importantes espaços de formação continuada docente e podem contribuir para
que as TICE se efetivem no meio educacional, por meio de suas ações formativas (cursos,
oficinas, suporte em projetos, entre outras). Tudo em prol da aprendizagem significativa dos
alunos na era digital e tecnológica ora vivenciada. As possibilidades são inúmeras, mas alguns
limites interferem no desenvolvimento das ações. A exemplo, os CRTEs carecem de uma
gerência ao nível central, recursos próprios para a aquisição ou manutenção de materiais e
investimentos nos espaços físicos, a publicação de uma nova portaria e políticas públicas
consistentes para o setor. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um olhar para os centros de referência em tecnologia educacional do Distrito Federal na perspectiva da formação continuada docente para o uso das TICE : a visão dos professores formadores | pt_BR |
dc.title.alternative | A look at the Reference Centers in Educational Technology of the Federal District from the perspective of continuing teacher training for the use of ICTs : the view of teacher trainers | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professor formador | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation has as its theme the continuing teacher training for the use of Digital
Technologies of Information, Communication and Expression (ICTs), in the Reference Centers
in Educational Technology (ETRCs) of the Federal District (FD), as we live in a digital age and
technological, but the use of technologies for pedagogical purposes is not always observed in
schools. And, with the unexpected situation of the Covid-19 pandemic, the teachers' lack of
preparation to deal with ICTs became evident, although the functioning of the ETRCs,
responsible for this continuing education, is not something recent. That said, it was outlined as
a general objective to analyze the limits and possibilities of the ETRCs of the FD, in the
development of continuing teacher training actions for the use of ICTs, from the point of view
of the training teachers. Specifically, it was intended to identify the conditions under which
work takes place in the Centers; to find out how trainers analyze their professional practice; to
verify the main difficulties in the execution of its actions and analyze the bias of the training,
through the courses offered before and after the period of the Covid-19 pandemic (2019 to
1/2022). For that, we opted for research with a qualitative approach, developed through the
multiple case study. Theoretical contribution was sought in authors such as: Lacerda Santos
(2014, 2016, 2018); Gatti (2008, 2017); Kenski (2013, 2017); Versuti e Silva (2017); Versuti e
Lima (2019); Silvestre (2021); Lima (2013; 2021); Borges, Jorge e Araújo (2021), Siqueira
(2021); Ferreira (2022), among others. For the construction of empirical information,
observation techniques of ETRCs, document analysis and online questionnaire were used,
together with 25 teacher trainers. The interpretation was made by content analysis, to
understand the weights made by the research participants. The analysis categories were
previously defined: profile of the participants; working conditions in the ETRCs; analysis of
professional practice; training bias; and continuing education and use of ICTs. The following
question was investigated: how the limits and possibilities of continuing teacher education for
the use of ETRCs, in the ETRCs of the FD, affect the development of actions and the learning
of course participants, considering the vision of the training teachers and the infrastructure of
these Centers? The results suggest that the ETRCs are important spaces for continuing teacher
education and can contribute to making the ICTs effective in the educational environment,
through their training actions (courses, workshops, project support, among others). All for the
sake of meaningful student learning in the digital and technological era currently experienced.
The possibilities are numerous, but some limits interfere in the development of actions. For
example, ETRCs lack management at the central level, their own resources for the acquisition
or maintenance of materials and investments in physical spaces, the publication of a new
ordinance and consistent public policies for the sector | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|