Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/46181
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2022_LucianaAlexandredoNascimentoSilva.pdf2,09 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Um olhar para os centros de referência em tecnologia educacional do Distrito Federal na perspectiva da formação continuada docente para o uso das TICE : a visão dos professores formadores
Autre(s) titre(s): A look at the Reference Centers in Educational Technology of the Federal District from the perspective of continuing teacher training for the use of ICTs : the view of teacher trainers
Auteur(s): Silva, Luciana Alexandre do Nascimento
Orientador(es):: Santos, Gilberto Lacerda
Assunto:: Professores - formação continuada
Professor formador
Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão
Date de publication: 21-jui-2023
Référence bibliographique: SILVA, Luciana Alexandre do Nascimento. Um olhar para os centros de referência em tecnologia educacional do Distrito Federal na perspectiva da formação continuada docente para o uso das TICE: a visão dos professores formadores. 2022. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: Esta dissertação traz como tema a formação continuada docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e expressão (TICE), nos Centros de Referência em Tecnologia Educacional (CRTEs) do Distrito Federal (DF), pois vive-se em uma era digital e tecnológica, mas nem sempre se observa, nas escolas, o uso das tecnologias para fins pedagógicos. E, com a inesperada situação da pandemia da Covid-19, evidenciou-se o despreparo docente para lidar com as TICE, embora o funcionamento dos CRTEs, responsáveis por essa formação continuada, não seja algo recente. Isto posto, delineou-se como objetivo geral analisar os limites e as possibilidades dos CRTEs do DF, no desenvolvimento das ações de formação continuada docente para o uso das TICE, a partir da visão dos professores formadores. Especificamente, intentou-se identificar em que condições acontece o trabalho nos Centros; averiguar como os formadores analisam a sua prática profissional; verificar as principais dificuldades na execução de suas ações e analisar o viés das formações, por meio dos cursos ofertados antes e após o período da pandemia da Covid-19 (2019 a 1/2022). Para tanto, optouse pela pesquisa com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio do estudo de caso múltiplo. Buscou-se o aporte teórico em autores como: Lacerda Santos (2014, 2016, 2018); Gatti (2008, 2017); Kenski (2013, 2017); Versuti e Silva (2017); Versuti e Lima (2019); Silvestre (2021); Lima (2013; 2021); Borges, Jorge e Araújo (2021), Siqueira (2021); Ferreira (2022), entre outros. Para a construção das informações empíricas utilizaram-se as técnicas de observação dos CRTEs, análise documental e questionário online, junto a 25 professores formadores. A interpretação foi feita pela análise de conteúdo, para compreender as ponderações feitas pelos participantes da pesquisa. As categorias de análise foram definidas previamente: perfil dos participantes; condições de trabalho nos CRTEs; análise da prática profissional; viés das formações; e a formação continuada e o uso das TICE. Investigou-se a seguinte questão: como os limites e possibilidades da formação continuada docente para o uso das TICE, nos CRTEs do DF, afetam no desenvolvimento das ações e na aprendizagem dos cursistas, considerando a visão dos professores formadores e a infraestrutura desses Centros? Os resultados sugerem que os CRTEs são importantes espaços de formação continuada docente e podem contribuir para que as TICE se efetivem no meio educacional, por meio de suas ações formativas (cursos, oficinas, suporte em projetos, entre outras). Tudo em prol da aprendizagem significativa dos alunos na era digital e tecnológica ora vivenciada. As possibilidades são inúmeras, mas alguns limites interferem no desenvolvimento das ações. A exemplo, os CRTEs carecem de uma gerência ao nível central, recursos próprios para a aquisição ou manutenção de materiais e investimentos nos espaços físicos, a publicação de uma nova portaria e políticas públicas consistentes para o setor.
Abstract: This dissertation has as its theme the continuing teacher training for the use of Digital Technologies of Information, Communication and Expression (ICTs), in the Reference Centers in Educational Technology (ETRCs) of the Federal District (FD), as we live in a digital age and technological, but the use of technologies for pedagogical purposes is not always observed in schools. And, with the unexpected situation of the Covid-19 pandemic, the teachers' lack of preparation to deal with ICTs became evident, although the functioning of the ETRCs, responsible for this continuing education, is not something recent. That said, it was outlined as a general objective to analyze the limits and possibilities of the ETRCs of the FD, in the development of continuing teacher training actions for the use of ICTs, from the point of view of the training teachers. Specifically, it was intended to identify the conditions under which work takes place in the Centers; to find out how trainers analyze their professional practice; to verify the main difficulties in the execution of its actions and analyze the bias of the training, through the courses offered before and after the period of the Covid-19 pandemic (2019 to 1/2022). For that, we opted for research with a qualitative approach, developed through the multiple case study. Theoretical contribution was sought in authors such as: Lacerda Santos (2014, 2016, 2018); Gatti (2008, 2017); Kenski (2013, 2017); Versuti e Silva (2017); Versuti e Lima (2019); Silvestre (2021); Lima (2013; 2021); Borges, Jorge e Araújo (2021), Siqueira (2021); Ferreira (2022), among others. For the construction of empirical information, observation techniques of ETRCs, document analysis and online questionnaire were used, together with 25 teacher trainers. The interpretation was made by content analysis, to understand the weights made by the research participants. The analysis categories were previously defined: profile of the participants; working conditions in the ETRCs; analysis of professional practice; training bias; and continuing education and use of ICTs. The following question was investigated: how the limits and possibilities of continuing teacher education for the use of ETRCs, in the ETRCs of the FD, affect the development of actions and the learning of course participants, considering the vision of the training teachers and the infrastructure of these Centers? The results suggest that the ETRCs are important spaces for continuing teacher education and can contribute to making the ICTs effective in the educational environment, through their training actions (courses, workshops, project support, among others). All for the sake of meaningful student learning in the digital and technological era currently experienced. The possibilities are numerous, but some limits interfere in the development of actions. For example, ETRCs lack management at the central level, their own resources for the acquisition or maintenance of materials and investments in physical spaces, the publication of a new ordinance and consistent public policies for the sector
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46181/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.