Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Rufer, Mario Alberto | - |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Susane Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Rafael Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-25T21:12:58Z | - |
dc.date.available | 2023-07-25T21:12:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-23 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Rafael Antonio. La nación estadounidense en la obra tardía de Samuel Huntington: una crítica poscolonial al modelo hegemónico de identidad nacional en los Estados Unidos (1991-2020). 2022. 307 f. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46192 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da seguinte tese é refletir sobre o conceito de nação estadunidense na obra tardia de
Samuel Huntington a fim de compreender sua funcionalidade política no seio do corpus social
do Estados Unidos contemporâneo. A produtividade política desse conceito está ligada à sua
capacidade de articulação com uma certa leitura da história americana, na qual se reintroduz
uma dada noção de raça e cultura que passa a atestar a “autenticidade” do status de cidadania
estadunidense. No entanto, a raça é deslocada da biologia para a cultura e se ressignifica dentro
de um novo regime racial que, diferentemente das velhas ordens raciais que se estruturavam
em torno de um racismo explícito e biológico, opera a partir do silêncio e de sua própria
negação. Isso a torna ainda mais eficaz porque consegue se invisibilizar no discurso nacional e
deixar de ser reconhecida como um elemento estruturante e atual da hierarquia social dos
Estados Unidos. Consequentemente, a cultura estadunidense, que nos términos
huntingtonianos é denominada como essencialmente protestante e anglo-saxônica, aparece
como uma totalidade harmoniosa e homogênea que, ao se apresentar como a única categoria
válida na definição da identidade nacional, repudia o uso da raça na explicação dos conflitos
sociais que ocorrem na sociedade estadunidense. Isso permite que Huntington elimine todo e
qualquer significado teórico que associe os EUA a uma história manchada pelos espólios da
guerra e do colonialismo, possibilitando um sentido de cultura nacional que está livre de laços
políticos e da própria violência colonial. As novas modalidades de racismo e colonialismo,
contudo, não deixaram de promover paradigmas identitários que selecionam e filtram o acesso
daqueles que desejam integrar a comunidade nacional. Os imigrantes e minorias étnicas que
não possuem os requisitos de raça exigidos pelos formatos hegemônicos de identidade
nacional, dessa forma, vivem sob uma condição de pertencimento ambígua e incerta que lhes
nega o reconhecimento pleno e o direito à participação política efetiva dentro da nação. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.language.iso | spa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | La nación estadounidense en la obra tardía de Samuel Huntington : una crítica poscolonial al modelo hegemónico de identidad nacional en los Estados Unidos (1991-2020) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade nacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Minorias étnicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Raça | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Colonialismo | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main goal of the following thesis is to reflect upon the concept of the American nation in
the late work of Samuel Huntington in order to understand its political functionality within the
social corpus of the contemporary United States. The political productivity of this concept is
linked to its ability to articulate itself to a certain view of American history, which reintroduces
a particular notion of race and culture that goes on to certify the "authenticity" of the status of
US citizenship. Race, however, is dislocated from biology to culture and is resignified within
a new racial regime that, unlike the old racial orders which were structured around an explicit
and biological racism, operates from silence and its own denial. This makes it even more
effective because it manages to become invisible in the national discourse and ceases to be
recognized as a structuring and current element of the social hierarchy of the United States.
Consequently, American culture, which in Huntington´s terms is described as essentially
Protestant and Anglo-Saxon, appears as a harmonious and homogeneous totality that, by
presenting itself as the only valid category in the definition of the national identity, disavows
the use of race in the explanation of the social struggles that take place in American society.
This allows Huntington to eradicate all and any theoretical meaning that associates the US with
a history stained by colonialism and the spoils of war, enabling a sense of national culture that
is free from political conflicts and colonial violence. Nonetheless, the new forms of racism and
coloniality have not ceased to promote identity paradigms that select and filter the access of
those who wish to integrate themselves into the US national community. Immigrants and ethnic
minorities who do not have the race requirements requested by the hegemonic formats of
national identity, therefore, live under an ambiguous and uncertain membership condition that
denies their full recognition and the right to have effective political participation within the US
nation. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El objetivo de la siguiente tesis es reflexionar acerca del concepto de nación estadounidense en
la obra tardía de Samuel Huntington para comprender su funcionalidad política en el seno del
corpus social del Estados Unidos contemporáneo. La productividad política de dicho concepto
está ligada a su capacidad de articularse con una cierta lectura de la historia americana, la cual
reintroduce una dada noción de raza y cultura que pasa a certificar la “autenticidad” del estatus
de ciudadanía estadounidense. No obstante, la raza es dislocada de la biología para la cultura y
es resignificada dentro de un nuevo régimen racial que, a diferencia de los antiguos ordenes
raciales que estaban estructurados en torno a un racismo explícito y biológico, opera a partir
del silencio y de su propia negación. Esto le da una efectividad todavía mayor porque logra
invisibilizarse en el discurso nacional y deja de ser reconocida como un elemento estructurante
y actual de la jerarquía social de los Estados Unidos. Por consiguiente, la cultura
estadounidense, que en los términos huntingtonianos es denominada como esencialmente
protestante y anglosajona, aparece como una totalidad armónica y homogénea que, al
presentarse como la única categoría válida en la definición de la identidad nacional, desautoriza
el uso de la raza en la explicación de las contiendas sociales que se llevan a cabo en la sociedad
estadounidense. Eso le permite a Huntington eliminar toda y cualquier acepción teórica que
asocia los EUA a una historia manchada por el despojo de la guerra y del colonialismo,
habilitando un sentido de cultura nacional que está libre de amarras políticas y de la propia
violencia colonial. Las nuevas modalidades de racismo y colonialidad, sin embargo, no han
dejado de propiciar los paradigmas identitarios que seleccionan y filtran el acceso de aquellos
que desean integrar la comunidad nacional. Los inmigrantes y las minorías étnicas que no
poseen los requisitos de raza solicitados por los formatos hegemónicos de identidad nacional,
de esta forma, viven bajo una condición de membresía ambigua e incierta que les niega el
reconocimiento pleno y el derecho de participación política efectiva al interior de la nación. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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