Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46226
Fichier(s) constituant ce document :
Il n'y a pas de fichiers associés à ce document.
Titre: Aprendizagem cooperativa em um laboratório multiusuário da universidade de Brasília : primeiras observações de uma pesquisa em andamento
Auteur(s): Tavares, Síntia Pinheiro Gomes
Rengifo Herrera, Francisco José
Assunto:: Aprendizagem
Iniciação científica
Pós-Graduação
Date de publication: 2019
Editeur: Even3
Référence bibliographique: TAVARES, Sintia Pinheiro Gomes; RENGIFO-HERRERA, Francisco José. Aprendizagem cooperativa em um laboratório multiusuário da universidade de Brasília : primeiras observações de uma pesquisa em andamento. In: JORNADA IBERO-AMERICANA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO, 6., 2019, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ivjorneduc/172120-APRENDIZAGEM-COOPERATIVA-EM-UM-LABORATORIO-MULTIUSUARIO-DA-UNIVERSIDADE-DE-BRASILIA--PRIMEIRAS-OBSERVACOES-DE-UMA. Acesso em: 02 ago. 2023.
Résumé: Este estudo se propõe a ampliar a compreensão sobre as dinâmicas de pesquisa e trabalho cooperativo a partir das ações estabelecidas num laboratório multiusuário da Universidade de Brasília. Por meio das interações que acontecem nesse ambiente, observou-se as relações entre os alunos de graduação e os pós-graduandos de Ciências Biológicas, buscando identificar como se dá a aprendizagem entre pares e suas implicações no desenvolvimento individual e profissional dos estudantes em formação. Para tanto, recorreu-se às observações etnográficas para registrar as dinâmicas que caracterizam o trabalho cooperativo e, a partir das análises dos dados colhidos, a serem realizadas na próxima etapa, espera-se entender como as relações de cooperação no grupo impactam nas atividades do laboratório e na formação de estudantes reflexivos e autônomos. Os primeiros resultados mostraram-se condizentes com a teoria da interdependência social, que dá suporte teórico à pesquisa em andamento, por possibilitar aprendizagens acadêmicas por meio da cooperação entre membros de grupos heterogêneos de alunos.
Resumen: Este estudio propone ampliar la comprensión sobre las dinámicas de investigación y trabajo cooperativo a partir de lo que ocurre en un Laboratorio Multiusuario de la Universidad de Brasilia. A través de las interacciones existentes, se identificaron las relaciones entre los alumnos de pregrado y de posgrado de Ciencias Biológicas, buscando identificar cómo se produce el aprendizaje entre pares y sus implicaciones para el desarrollo individual y profesional de los estudiantes en formación. Para alcanzar este objetivo, fueron realizadas observaciones etnográficas que registraron las dinámicas que caracterizan el trabajo cooperativo y, en base al análisis de los datos colectados, para llevar a cabo en la siguiente etapa, se espera entender cómo las relaciones de cooperación em el grupo impactan en las actividades del laboratorio y en la formación de alumnos reflexivos y autónomos. Los primeros resultados fueron consistentes con la teoría de la interdependencia social, que proporciona apoyo teórico para la investigación en curso, para permitir el aprendizaje académico mediante la cooperación entre miembros de grupos heterogéneos de estudiantes.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
metadata.dc.relation.publisherversion: https//www.even3.com.br/anais/ivjorneduc/172120-APRENDIZAGEM-COOPERATIVA-EM-UM-LABORATORIO-MULTIUSUARIO-DA-UNIVERSIDADE-DE-BRASILIA--PRIMEIRAS-OBSERVACOES-DE-UMA
Collection(s) :Trabalhos apresentados em evento

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46226/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.