Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lima, Erick Calheiros de | - |
dc.contributor.author | Yanagui, Sérgio de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-05T00:23:47Z | - |
dc.date.available | 2023-08-05T00:23:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-09 | - |
dc.identifier.citation | YANAGUI, Sérgio de Brito. Da Dialética do Esclarecimento à Teoria do agir comunicativo: reflexões sobre a formação do pensamento de Habermas. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46250 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal correlacionar duas grandes obras da
história da filosofia contemporânea: Dialética do Esclarecimento (1947), de Theodor
Adorno e Max Horkheimer; e Teoria do Agir Comunicativo (1981), de Jürgen
Habermas. Apesar de abordarem um enorme complexo de temas e questões
multidisciplinares, essas duas obras estão conectadas pelo problema da razão e suas
implicações na sociedade contemporânea. Nesse sentido, a Teoria do Agir
Comunicativo pode ser lida como uma alternativa à aporia a que se lançou a Dialética do
Esclarecimento. Esse vai ser o fio condutor desta dissertação, que está dividida em duas
partes.
A primeira parte (Capítulo 1) realiza uma breve contextualização histórica da Dialética
do Esclarecimento na tradição da Teoria Crítica, ao descrever a evolução do programa de
pesquisa do Instituto para Pesquisa Social de Frankfurt, do qual Adorno e Horkheimer
eram integrantes. Em seguida, esta dissertação investiga algumas das principais questões
que surgem a partir do principal objeto da obra, referente à questão da autodestruição da
razão e do seu caráter aporético. Tais questões são esclarecidas com uma breve exposição
da maneira pela qual a dialética do esclarecimento se realizou historicamente, desde os
primórdios da humanidade até sua forma mais recente com o surgimento da indústria
cultural. Ao final dessa primeira parte, é feita uma síntese da interpretação habermasiana
da Dialética do Esclarecimento, bem como de sua famosa acusação de que seus autores
incorreriam em uma contradição performativa, o que tornaria necessário formular uma
alternativa à aporia a que se chegaram Adorno e Horkheimer.
A segunda parte (Capítulo 2) explora o modelo crítico alternativo desenvolvido na
obra Teoria do Agir Comunicativo, com base em três premissas principais: a Pragmática
Formal; a Teoria da Evolução Social; e os conceitos de Sistemas e Mundo da Vida. Essas
três premissas vão estruturar, ainda que com pesos diferentes entre si, a ideia central da
Teoria do Agir Comunicativo, a saber, a razão comunicativa. Com isso, é discutido como
o conceito de razão comunicativa pode ser entendido como alternativa à aporia da
Dialética do Esclarecimento. Além disso, são apresentadas algumas das críticas feitas ao
projeto teórico de Habermas, notadamente aquelas feitas por Axel Honneth, Nancy
Fraser, Amy Allen e István Mészáros. Ao final, é feita uma avaliação do modo pelo qual
a Dialética do Esclarecimento poderia responder às críticas de Habermas e se sustentar
diante da Teoria do Agir Comunicativo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Da Dialética do Esclarecimento à Teoria do agir comunicativo : reflexões sobre a formação do pensamento de Habermas | pt_BR |
dc.title.alternative | From dialectic of enlightenment to theory of communicative action | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dialética do esclarecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adorno, Theodor W., 1903-1969 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Horkheimer, Max, 1885-1973 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of this thesis is to correlate two great works in the history of
contemporary philosophy: Dialectic of Enlightenment (1947), by Theodor Adorno and
Max Horkheimer; and Theory of Communicative Action (1981), by Jürgen Habermas.
Despite approaching a huge complex of themes and multidisciplinary issues, these two
works are connected by the problem of reason and its implications in contemporary
society. In this sense, the Theory of Communicative Action can be read as an alternative
to the aporia to which the Dialectic of Enlightenment was launched. This will be the
guiding thread of this thesis, which is divided in two parts.
The first part (Chapter 1) provides a brief historical contextualization of the Dialectic of
Enlightenment in the Critical Theory tradition, by describing the evolution of the research
program of the Institute for Social Research, of which Adorno and Horkheimer were
members. Then, this thesis investigates some of the main questions that arise from the
main object of the work, regarding to the question of the self-destruction of reason and
its aporetic character. Such questions are clarified by a brief exposition of the way in
which the Dialectic of Enlightenment has been carried out historically, from the
beginnings of humankind to its most recent form with the emergence of cultural industry.
At the end of this first part, a synthesis is made of the habermasian interpretation of the
Dialectic of Enlightenment, as well as his famous accusation that its authors would incur
a performative contradiction, which would make it necessary to formulate an alternative
to the aporia reached by Adorno and Horkheimer.
The second part (Chapter 2) explores the alternative critical model developed in the work
Theory of Communicative Action, based on three main premises: Formal Pragmatics; the
Theory of Social Evolution; and the concepts of Systems and Life World. These three
premises will structure, albeit with different weights, the central idea of the Theory of
Communicative Action, namely, communicative reason. Therefore, it is discussed how
the concept of communicative reason can be understood as an alternative to the aporia of
the Dialectic of Enlightenment. In addition, some of the criticisms made to Habermas'
theoretical project are presented, notably those made by Axel Honneth, Nancy Fraser,
Amy Allen and István Mészáros. At the end, an evaluation is made of the way in which
the Dialectic of Enlightenment could respond to Habermas' criticisms and sustain itself
in the face of the Theory of Communicative Action. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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