http://repositorio.unb.br/handle/10482/46250
File | Description | Size | Format | |
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2022_SérgiodeBritoYanagui.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Da Dialética do Esclarecimento à Teoria do agir comunicativo : reflexões sobre a formação do pensamento de Habermas |
Other Titles: | From dialectic of enlightenment to theory of communicative action |
Authors: | Yanagui, Sérgio de Brito |
Orientador(es):: | Lima, Erick Calheiros de |
Assunto:: | Dialética do esclarecimento Adorno, Theodor W., 1903-1969 Horkheimer, Max, 1885-1973 |
Issue Date: | 4-Aug-2023 |
Data de defesa:: | 9-Sep-2022 |
Citation: | YANAGUI, Sérgio de Brito. Da Dialética do Esclarecimento à Teoria do agir comunicativo: reflexões sobre a formação do pensamento de Habermas. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo principal correlacionar duas grandes obras da história da filosofia contemporânea: Dialética do Esclarecimento (1947), de Theodor Adorno e Max Horkheimer; e Teoria do Agir Comunicativo (1981), de Jürgen Habermas. Apesar de abordarem um enorme complexo de temas e questões multidisciplinares, essas duas obras estão conectadas pelo problema da razão e suas implicações na sociedade contemporânea. Nesse sentido, a Teoria do Agir Comunicativo pode ser lida como uma alternativa à aporia a que se lançou a Dialética do Esclarecimento. Esse vai ser o fio condutor desta dissertação, que está dividida em duas partes. A primeira parte (Capítulo 1) realiza uma breve contextualização histórica da Dialética do Esclarecimento na tradição da Teoria Crítica, ao descrever a evolução do programa de pesquisa do Instituto para Pesquisa Social de Frankfurt, do qual Adorno e Horkheimer eram integrantes. Em seguida, esta dissertação investiga algumas das principais questões que surgem a partir do principal objeto da obra, referente à questão da autodestruição da razão e do seu caráter aporético. Tais questões são esclarecidas com uma breve exposição da maneira pela qual a dialética do esclarecimento se realizou historicamente, desde os primórdios da humanidade até sua forma mais recente com o surgimento da indústria cultural. Ao final dessa primeira parte, é feita uma síntese da interpretação habermasiana da Dialética do Esclarecimento, bem como de sua famosa acusação de que seus autores incorreriam em uma contradição performativa, o que tornaria necessário formular uma alternativa à aporia a que se chegaram Adorno e Horkheimer. A segunda parte (Capítulo 2) explora o modelo crítico alternativo desenvolvido na obra Teoria do Agir Comunicativo, com base em três premissas principais: a Pragmática Formal; a Teoria da Evolução Social; e os conceitos de Sistemas e Mundo da Vida. Essas três premissas vão estruturar, ainda que com pesos diferentes entre si, a ideia central da Teoria do Agir Comunicativo, a saber, a razão comunicativa. Com isso, é discutido como o conceito de razão comunicativa pode ser entendido como alternativa à aporia da Dialética do Esclarecimento. Além disso, são apresentadas algumas das críticas feitas ao projeto teórico de Habermas, notadamente aquelas feitas por Axel Honneth, Nancy Fraser, Amy Allen e István Mészáros. Ao final, é feita uma avaliação do modo pelo qual a Dialética do Esclarecimento poderia responder às críticas de Habermas e se sustentar diante da Teoria do Agir Comunicativo. |
Abstract: | The main objective of this thesis is to correlate two great works in the history of contemporary philosophy: Dialectic of Enlightenment (1947), by Theodor Adorno and Max Horkheimer; and Theory of Communicative Action (1981), by Jürgen Habermas. Despite approaching a huge complex of themes and multidisciplinary issues, these two works are connected by the problem of reason and its implications in contemporary society. In this sense, the Theory of Communicative Action can be read as an alternative to the aporia to which the Dialectic of Enlightenment was launched. This will be the guiding thread of this thesis, which is divided in two parts. The first part (Chapter 1) provides a brief historical contextualization of the Dialectic of Enlightenment in the Critical Theory tradition, by describing the evolution of the research program of the Institute for Social Research, of which Adorno and Horkheimer were members. Then, this thesis investigates some of the main questions that arise from the main object of the work, regarding to the question of the self-destruction of reason and its aporetic character. Such questions are clarified by a brief exposition of the way in which the Dialectic of Enlightenment has been carried out historically, from the beginnings of humankind to its most recent form with the emergence of cultural industry. At the end of this first part, a synthesis is made of the habermasian interpretation of the Dialectic of Enlightenment, as well as his famous accusation that its authors would incur a performative contradiction, which would make it necessary to formulate an alternative to the aporia reached by Adorno and Horkheimer. The second part (Chapter 2) explores the alternative critical model developed in the work Theory of Communicative Action, based on three main premises: Formal Pragmatics; the Theory of Social Evolution; and the concepts of Systems and Life World. These three premises will structure, albeit with different weights, the central idea of the Theory of Communicative Action, namely, communicative reason. Therefore, it is discussed how the concept of communicative reason can be understood as an alternative to the aporia of the Dialectic of Enlightenment. In addition, some of the criticisms made to Habermas' theoretical project are presented, notably those made by Axel Honneth, Nancy Fraser, Amy Allen and István Mészáros. At the end, an evaluation is made of the way in which the Dialectic of Enlightenment could respond to Habermas' criticisms and sustain itself in the face of the Theory of Communicative Action. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Filosofia (ICH FIL) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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