Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Souza, Cecília José de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-15T21:26:03Z | - |
dc.date.available | 2023-08-15T21:26:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Cecília José de. Processo de autoavaliação em Programas de Pós- Graduação da UnB : uma possibilidade formativa. 2022. 222 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46322 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa denominada “Processo de Autoavaliação em Programas de
Pós-Graduação da UnB: Uma Possibilidade Formativa'' está vinculada ao
Mestrado Profissional da Faculdade de Educação- FE/UnB, no Campo de Pesquisa
Processos Formativos e Profissionalidade. Esta foi desenvolvida com o objetivo de
investigar como o quesito “formação” está sendo considerado por alguns PPGs da
Universidade de Brasília em seu processo de autoavaliação. Trata-se de um objeto
atual e que possibilita a alteração das notas dos programas e da qualidade do
ensino stricto sensu. A pesquisa se utilizou da metodologia qualitativa, com
abordagem exploratória. A fim de se aprofundar na análise do objeto do tema,
optamos por um estudo de caso com análise documental. A coleta de dados foi
realizada recorrendo a documentos oficiais e questionários no âmbito da UnB. Para
a construção da pesquisa foram consideradas as seguintes categorias:
i)Autoavaliação na UnB/ Programas de pós-graduação; ii) Implementação das
propostas de autoavaliação; iii) Formação docente e iv) Quesito formação como
ferramenta de melhoria de nota nos programas. Para a coleta de dados, optamos
por utilizar questionários específicos para os programas e para o Decanato de
Pós-Graduação, o que julgamos ser o instrumento que melhor atenderia nossa
demanda.Destacamos como referências teóricas, os seguintes autores:
CRESWELL, John W (2010); MORIN, Edgar (2000); NÓVOA, Antonio (2009); DIAS
SOBRINHO, José (2000); TARDIF, Maurice (2005); MACHADO, Liliane C (2016);
LEITE, Denise (2021). Ao analisarmos as percepções do Decanato de
Pós-Graduação (Pró-Reitoria) da UnB e dos Coordenadores dos programas de
pós-graduação investigados, concluímos que os mesmos entendem a importância
do quesito formação no desenvolvimento dos cursos e dos programas, embora não
tenham uma política organizacional voltada especificamente para esse quesito. A
pesquisa apresenta como produto um Manual de Orientações Básicas sobre a
autoavaliação com o intuito de destacar as principais orientações da CAPES e
indicar sugestões para sua implementação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Processo de autoavaliação em Programas de Pós- Graduação da UnB : uma possibilidade formativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programas de pós-graduação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processos formativos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research called “Self-Assessment Process in Graduate Programs at UnB: A
Training Possibility'' is linked to the Professional Master's Degree at the Faculty of
Education-FE/UnB, in the Field of Research Training Processes and Professionalism.
This was developed with the aim of investigating how the item “training” is being
considered by some PPGs at the University of Brasília in their self-assessment
process. It is a current object that makes it possible to change the grades of the
programs and the quality of stricto sensu teaching. The research used a qualitative
methodology, with an exploratory approach. In order to go deeper into the analysis of
the subject matter, we opted for a case study with document analysis. Data collection
was carried out using official documents and questionnaires within the scope of UnB.
For the construction of the research, the following categories were considered: i)
Self-assessment at UnB/Postgraduate programs; ii) Implementation of
self-assessment proposals; iii) Teacher training and iv) Training as a tool to improve
grades in programs. For data collection, we chose to use specific questionnaires for
the programs and for the Postgraduate Deanship, which we believe to be the
instrument that would best meet our demand. We highlight the following authors as
theoretical references: CRESWELL, John W (2010 ); MORIN, Edgar (2000); NÓVOA,
Antonio (2009); DIAS SOBRINHO, José (2000); TARDIF, Maurice (2005);
MACHADO, Liliane C (2016); LEITE, Denise (2021). When we analyze the
perceptions of the Dean of Graduate Studies (Pro-Rectory) of UnB and the
Coordinators of the investigated graduate programs, we conclude that they
understand the importance of the training item in the development of courses and
programs, although they do not have a organizational policy aimed specifically at this
issue. The research presents as a product a Manual of Basic Guidelines on
self-assessment with the aim of highlighting the main CAPES guidelines and
indicating suggestions for their implementation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|